Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann, Juliana Cristina Faggion
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24548
Resumo: Orientadora : Sandra Lopes Monteiro
id UFPR_c98e445c050412729775b5ce602e64c6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24548
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bergmann, Juliana Cristina FaggionUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMonteiro, Sandra Lopes, 1952-2022-04-11T18:46:36Z2022-04-11T18:46:36Z2002https://hdl.handle.net/1884/24548Orientadora : Sandra Lopes MonteiroDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/05/2002Inclui bibliografiaÁrea de concentração : Estudos linguísticosResumo : Com subsídios teóricos fornecidos pela abordagem comunicativa e, em especial, pela teoria motivacional de Zoltán Dórnyei, esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel que o livro didático Tempo 1 - méthode de français desempenha como elemento motivador na aquisição de uma lingua estrangeira, buscando responder à seguinte questão: até que ponto um livro didático dá garantias de manter e desenvolver a motivação na aquisição de uma língua estrangeira? Para tanto, elaborou-se instrumentos para a análise dos pressupostos teóricos que norteiam este livro didático e dos elementos motivacionais presentes nesse material. A análise da metodologia em que está baseada o livro didático, evidencia características moderadas quanto à aplicação da abordagem comunicativa, fato este novo e diferenciado na produção dos livros didáticos de linha francesa. Por outro lado, a diversidade dos exercícios e conteúdos apresentados no livro, entre outros fatores, são importantes aspectos motivacionais presentes no material didático analisado e que exercem influência positiva na aquisição da língua estrangeira. Espera-se, assim, que através do estudo dos fatores motivacionais presentes no livro didático analisado, possa-se contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho do professor no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira em sala de aula.Abstract : With theory background provided by the communicative approach and in particular by Zoltán Dörnyei's motivational theory, this work presents a reflection on the role that the didactic book represents as a motivational element on the acquisition of a foreign language. The work aims the answer to the following question: to what extent the didactic book guarantees the development and maintenance of motivation on the acquisition of a foreign language? With this intent instruments were developed for the analysis of the theoretical assumptions embedded on the didactic book Tempo 1 and the motivational elements present in this material. The analysis of the methodology in which the didactic book is based on gives proof of moderate characteristics towards the application of the communicative approach - this is a new and remarkable fact in the production of the French line of didactic books. On the other hand the diversity of content and exercises presented by the book, among other factors, are important motivational aspects present in the analyzed didactic material and have a positive influence on the acquisition of a foreign language. The expectation is that through study of motivational factors present on the analyzed didactic book a contribution can be made towards the improvement of the teacher's work on the teaching / learning of a foreign language in the classroom.Résumé : Ce travail présente une réflexion sur le rôle joué par la méthode Tempo 1, méthode de français langue étrangère, comme élément de motivation dans l'acquisition du français langue étrangère (FLE). Pour cela on s'est basé sur les contributions apportées par l'approche communicative et les études de Zoltán Dömyei qui envisagent la motivation au niveau de renseignement/apprentissage d'une langue étrangère. Pour répondre au but de cette étude - dans quelle mésure cette méthode est capable de tenir et développer la motivation dans l'acquisition du français langue étrangère - il a été conçu un instrument envue d'analyser leurs pressuposés théoriques et les éléments dits motivationnels présents dans les activités et dans la façon dont a été conçue la méthode. D'une part, en ce qui concerne la méthodologie, l'analyse a mis en évidence qu'il s'agit d'une approche communicative, mais de nature moderée, ce qui est nouveau dans les méthodes de français langueétrangère. D'autre part, l'analyse portant sur la méthode elle-même a démontré la variété des exercices et contenus y présentés, entre autres aspects, qui sont des importants facteus motivationnels présents dans le matériel analysé ce qui amène les élèves à obtenir des meilleurs résultats dans l'apprentissage du français. On attend ainsi que cette étude des aspects motivationnels présents dans la méthode analysée puisse apporter des contributions positives en vue de perfectionner le travail du professeur dans renseignement/apprentissage d'une langue étrangère en salle de classe.ix, 111 f. : tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalAquisição de linguagemLivros didáticosMotivação na educaçãoRedação acadêmicaCNPqAquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - BERGMANN, JULIANA CRISTINA FAGGION.pdfapplication/pdf6696049https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/1/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf61ebac2cf80374eafbeb53ac20ad8965MD51open accessTEXTD - BERGMANN, JULIANA CRISTINA FAGGION.pdf.txtExtracted Texttext/plain358366https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/2/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf.txtead9ba8181b0913bbec6eeb9fb6ee5c0MD52open accessTHUMBNAILD - BERGMANN, JULIANA CRISTINA FAGGION.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/3/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf.jpg565c605d660640e554299950a9b286dfMD53open access1884/245482022-04-11 15:46:36.933open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T18:46:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
title Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
spellingShingle Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
Bergmann, Juliana Cristina Faggion
Aquisição de linguagem
Livros didáticos
Motivação na educação
Redação acadêmica
CNPq
title_short Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
title_full Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
title_fullStr Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
title_full_unstemmed Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
title_sort Aquisição de uma língua estrangeira : o livro didático como motivador
author Bergmann, Juliana Cristina Faggion
author_facet Bergmann, Juliana Cristina Faggion
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergmann, Juliana Cristina Faggion
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Sandra Lopes, 1952-
contributor_str_mv Monteiro, Sandra Lopes, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Livros didáticos
Motivação na educação
Redação acadêmica
CNPq
topic Aquisição de linguagem
Livros didáticos
Motivação na educação
Redação acadêmica
CNPq
description Orientadora : Sandra Lopes Monteiro
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T18:46:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T18:46:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24548
url https://hdl.handle.net/1884/24548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 111 f. : tabs. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/1/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/2/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24548/3/D%20-%20BERGMANN%2c%20JULIANA%20CRISTINA%20FAGGION.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61ebac2cf80374eafbeb53ac20ad8965
ead9ba8181b0913bbec6eeb9fb6ee5c0
565c605d660640e554299950a9b286df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860485108203520