"Quem desdenha quer comprar?" : análise das estratégias de atuação de um grupo de estilistas na cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manginelli, Francieli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86483
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alexandro Trindade
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spelling Sallas, Ana Luisa Fayet, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaTrindade, Alexandro Dantas, 1973-Manginelli, Francieli2024-02-16T18:19:11Z2024-02-16T18:19:11Z2012https://hdl.handle.net/1884/86483Orientador: Prof. Dr. Alexandro TrindadeCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Luisa Fayet SallasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 19/10/2012Inclui referênciasResumo: Os estudos de moda permitem analisar as relações de classe e entre grupos, uma vez que permitem que estas sejam visibilizadas. E também como grupos em diferentes posições agem em consonância com a posição que ocupam ou almejam alcançar dentro de um determinado campo. O presente estudo se propõe realizar um estudo de caso sobre um grupo de estilistas que se nomeiam "alternativos", dentro de um cenário especifico: o Bairro do São Francisco, na cidade de Curitiba. Partiu-se da crença de que se trata de um grupo, ou seja, com semelhanças significativas. Foram entrevistados 13 estilistas e posteriormente alguns cenários do campo e suas lojas foram visitados. Algumas estratégias são traçadas por estes, a fim de se inserirem em um mercado peculiar de moda, que também ainda não é central dentro do país, estando estes "duplamente" descentralizados. Assim verificou-se que suas estratégias de inserção estão voltadas a busca de uma posição dominante - ser um estilista renomado com sua grife reconhecida - e ter suas visões de moda estabelecidas. Esta pesquisa é financiada pela bolsa de mestrado CAPES/REUNI.Abstract: The studies on fashion have traditionally aimed at understanding the dynamics inherent in the relationship among social classes, status groups and different ways of behaviour. From another perspective, not necessarilly opposite to the first one, concerning the notion of fashion assumed as a field, one can point out that several researches intend to comprehend how groups and individuals in different positions act out according to the position they have or long for, in pursuit of success and recognition through fashion design. These theoretical and methodological references allowed us to develop a case study on an "alternative" group of designers in a specific landscape: the neighborhood of São Francisco, in Curitiba. Given that these fashion designers were very alike and had meaningful similarities, we proceeded to thirteen interviews; later on we visited some field landscapes and their stores. It's possible to state that they draw strategies in order to get in a peculiar fashion market, that is not central in the country, which make them double decentralized. Thus, we verified that their strategies of insertion are strongly related to the search for a dominant position - their own recognition and acclaiment as well of their brand, fame and renown, and for the stablishment of their conception of design/fashion. This research was financed by CAPES.1 recurso online : PDF.application/pdfModa - Aspectos sociológicosEstilistas (Moda) - Curitiba (PR)Sociologia"Quem desdenha quer comprar?" : análise das estratégias de atuação de um grupo de estilistas na cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANCIELI MANGINELLI.pdfapplication/pdf1823573https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86483/1/R%20-%20D%20-%20FRANCIELI%20MANGINELLI.pdf99561fbe7887598cc2e25f2cf280ef18MD51open access1884/864832024-02-16 15:19:11.585open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-16T18:19:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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