Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2QGD |
Resumo: | Com base na Sociológica das organizações, analisou-se a indústria da moda e suas especificidades em relação a outros tipos de indústria. O foco de análise privilegia asdiscussões sobre a construção dos atores e os processos que explicam suas ações e decisões dentro do contexto organizacional. Constatou-se que na cadeia produtivada indústria da moda, o estilista configura-se como um ator estratégico. Embora sua imagem esteja relacionada a de um gênio criador livre e talentoso, como a de um artista descompromissado com a realidade, suas criações resultam, de fato, de sua capacidade para conciliar os fatores objetivos que constrangem suas criações, como as características do consumidor e da própria empresa, com o lado criativo do seu trabalho. Uma das peculiaridades da indústria da moda é o fator de incerteza e risco em que as decisões estão envolvidas, num setor onde a renovação é imperativa e deve ser uma constante. O universo investigado é o de sete estilistas que atuam no mercado de moda no estado do Espírito Santo, além da consulta a uma bibliografia específica do setor. |
id |
UFMG_145446b66b1206e9f1d26c511f048f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7Q2QGD |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Augusto Pereira PratesAlexandre Antonio CardosoJorge Alexandre Barbosa NevesVanessa Alves Justino2019-08-13T15:51:00Z2019-08-13T15:51:00Z2007-12-12http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2QGDCom base na Sociológica das organizações, analisou-se a indústria da moda e suas especificidades em relação a outros tipos de indústria. O foco de análise privilegia asdiscussões sobre a construção dos atores e os processos que explicam suas ações e decisões dentro do contexto organizacional. Constatou-se que na cadeia produtivada indústria da moda, o estilista configura-se como um ator estratégico. Embora sua imagem esteja relacionada a de um gênio criador livre e talentoso, como a de um artista descompromissado com a realidade, suas criações resultam, de fato, de sua capacidade para conciliar os fatores objetivos que constrangem suas criações, como as características do consumidor e da própria empresa, com o lado criativo do seu trabalho. Uma das peculiaridades da indústria da moda é o fator de incerteza e risco em que as decisões estão envolvidas, num setor onde a renovação é imperativa e deve ser uma constante. O universo investigado é o de sete estilistas que atuam no mercado de moda no estado do Espírito Santo, além da consulta a uma bibliografia específica do setor.Based on organizations Sociology, the fashion industry and its specifications were analyzed in relation to other kinds of industries. The analyses focus privileges discussions concerning the actors build up, and the processes that explain their actions and decisions in an organizational context. Ive noticed that in the fashion industrys productive chain, the stylist configures himself as a strategic actor. Although his image is related to one like a talented free creator genius, as of an artistuncompromised with reality, his creations would come in fact, from his capacity to conceal objective factors, that inhibit his creations like, for instance, the clients and the companys characteristics, with his works creative side. One of the peculiarities in fashion industry is the uncertainty factor and risk, in which the decisions are involved. The universe here investigated reaches seven stylists that act on the fashion market in the state of Espírito Santo, as well as a specific bibliography in thissector.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaSociologia organizacionalEstilistas (Moda)ModaSociologia da açãoSociologia das organizaçõesIndústria damodaEstilistaOrganização e racionalidade: o caso da indústria da modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALc_pia_de_disserta__o_pdf.pdfapplication/pdf513445https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2QGD/1/c_pia_de_disserta__o_pdf.pdfdace5684f650a53e74a68704aa84baeaMD51TEXTc_pia_de_disserta__o_pdf.pdf.txtc_pia_de_disserta__o_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain179566https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2QGD/2/c_pia_de_disserta__o_pdf.pdf.txt9d2dc1052360d2599df20a04b2cf77a6MD521843/VCSA-7Q2QGD2019-11-14 14:09:51.372oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7Q2QGDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
title |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
spellingShingle |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda Vanessa Alves Justino Sociologia da ação Sociologia das organizações Indústria da moda Estilista Sociologia Sociologia organizacional Estilistas (Moda) Moda |
title_short |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
title_full |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
title_fullStr |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
title_full_unstemmed |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
title_sort |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
author |
Vanessa Alves Justino |
author_facet |
Vanessa Alves Justino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre Antonio Cardoso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jorge Alexandre Barbosa Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Alves Justino |
contributor_str_mv |
Antonio Augusto Pereira Prates Alexandre Antonio Cardoso Jorge Alexandre Barbosa Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da ação Sociologia das organizações Indústria da moda Estilista |
topic |
Sociologia da ação Sociologia das organizações Indústria da moda Estilista Sociologia Sociologia organizacional Estilistas (Moda) Moda |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia Sociologia organizacional Estilistas (Moda) Moda |
description |
Com base na Sociológica das organizações, analisou-se a indústria da moda e suas especificidades em relação a outros tipos de indústria. O foco de análise privilegia asdiscussões sobre a construção dos atores e os processos que explicam suas ações e decisões dentro do contexto organizacional. Constatou-se que na cadeia produtivada indústria da moda, o estilista configura-se como um ator estratégico. Embora sua imagem esteja relacionada a de um gênio criador livre e talentoso, como a de um artista descompromissado com a realidade, suas criações resultam, de fato, de sua capacidade para conciliar os fatores objetivos que constrangem suas criações, como as características do consumidor e da própria empresa, com o lado criativo do seu trabalho. Uma das peculiaridades da indústria da moda é o fator de incerteza e risco em que as decisões estão envolvidas, num setor onde a renovação é imperativa e deve ser uma constante. O universo investigado é o de sete estilistas que atuam no mercado de moda no estado do Espírito Santo, além da consulta a uma bibliografia específica do setor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T15:51:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T15:51:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2QGD |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7Q2QGD |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2QGD/1/c_pia_de_disserta__o_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7Q2QGD/2/c_pia_de_disserta__o_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dace5684f650a53e74a68704aa84baea 9d2dc1052360d2599df20a04b2cf77a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589322587242496 |