Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Wesley Dias de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83016
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Mara Fernanda Parisoto
id UFPR_cac802211093c2f477e18e135091a2dd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83016
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bergold, Arthur William de Brito, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasParisoto, Mara Fernanda, 1985-Almeida, Wesley Dias de2023-06-06T17:45:06Z2023-06-06T17:45:06Z2023https://hdl.handle.net/1884/83016Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Mara Fernanda ParisotoCoorientador: Prof. Dr. Arthur William de Brito BergoldDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 04/04/2023Inclui referências: p. 137-140Área de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: A profissão de docente está ligada a uma complexidade tal como uma necessidade formativa, que não é saciada somente pela formação inicial e demanda uma formação permanente, contínua para atender essa demanda. Atualmente as exigências ao professor, são maiores do que uma simples formação continuada consegue suprir, ou seja, uma formação que não parta somente da prática docente ou dos conhecimentos universitários, sem ter esse diálogo desses dois campos. Para isso foi elaborado o questionamento para orientar esse trabalho: como sistematizar uma metodologia de formação continuada para professores na área da Física, para trabalhar com a experimentação, usando como caminho a integração entre a pesquisa e o ensino, em um contexto que considera a prática escolar? Para tentar responder esse questionamento foram construídos três objetivos específicos: o primeiro, de fundamentar uma metodologia de formação continuada de professores que integre a pesquisa, o ensino e a Física, tendo como temática o uso da experimentação; o segundo, de delimitar um tema para trabalhar na formação continuada, tal como, desenvolver materiais que orientem e amparem a concretização da aplicação; e o terceiro, de compreender os limites e as possibilidades da metodologia a partir do olhar dos professores participantes da formação continuada. Em torno desses objetivos, foi construído um caminho metodológico por meio de um estudo teórico e um empírico, sendo a sequência: revisão sistemática da literatura; levantamento e estudo de referenciais (revisão não sistemática) - delimitação dos precedentes metodológicos de formação -; delimitação da estrutura inicial da metodologia de formação de professores; desenvolvimento da aplicação da formação continuada (definição do tema e produção dos materiais); aplicação da metodologia; análise da aplicação e reformulação da metodologia com base na aplicação. Como metodologia de ensino, foi utilizado o predizer, interagir e explicar (PIE) e em relação à metodologia de pesquisa, foi utilizado a pesquisa-ação e a análise de conteúdo (AC), como metodologia de análise. A partir desse caminho metodológico foi possível desenvolver uma estrutura metodológica para formação continuada de professores, intitulada Troca Sistemática de Saberes (TSS) e desenvolver materiais para uma aplicação, e sendo essa realizada com oito professores mestrandos. Com o desenvolvimento da TSS, a partir de um estudo teórico, foi possível atender o primeiro objetivo deste trabalho. Com a aplicação da TSS pode-se atender o segundo, e a partir da análise dos artigos produzidos pelos professores com a AC, possibilitou entender o potencial da TSS em relação aos precedentes metodológicos definidos, mesmo considerando uma aplicação pontual, foi possível atender ao terceiro. Para trabalhos futuros é deixado a possibilidade de aplicar e produzir novos materiais para formação com TSS e a expansão para outras áreas além da Física.Abstract: The teaching profession is linked to a complexity such as a formative need, which is not satisfied only by initial training and requires a permanent, continuous training to meet this demand. Nowadays, the demands on the teacher are greater than what a simple continuing education can supply, that is, an education that does not start only from the teaching practice or from the university knowledge, without having this dialog between these two fields. To this end, the following question was formulated to guide this work: how to systematize a continuing education methodology for teachers in Physics, to work with experimentation, using the integration between research and teaching as a path, in a context that considers school practice? To try to answer this question, three specific goals were built: the first one, to establish the basis for a continued education methodology for teachers that integrates research, teaching and Physics, having as a theme the use of experimentation; the second one, to define a theme to work on in continued education, as well as to develop materials to guide and support the implementation of the application; and the third one, to understand the limits and possibilities of the methodology from the perspective of the teachers participating in continued education. Around these objectives, a methodological path was built through a theoretical and an empirical study, in the following sequence: systematic literature review; survey and study of references (non-systematic review) - delimitation of the methodological precedents of training -; delimitation of the initial structure of the teacher training methodology; development of the continuing education application (definition of the theme and production of materials); application of the methodology; analysis of the application and reformulation of the methodology based on the application. As a teaching methodology, we used the predict, interact, and explain (PIE) and, regarding the research methodology, we used action research and content analysis (CA), as an analysis methodology. From this methodological path it was possible to develop a methodological structure for continued teacher education, entitled Systematic Exchange of Knowledge (SEK) and to develop materials for an application, and this was carried out with eight master's student teachers. With the development of the TSS, based on a theoretical study, it was possible to meet the first objective of this work. With the application of the TSS it was possible to meet the second, and from the analysis of the articles produced by the teachers with the CA, it was possible to understand the potential of the SEK in relation to the methodological precedents defined, even considering a punctual application, it was possible to meet the third. For future works it is left the possibility of applying and producing new materials for training with SEK and the expansion to other areas besides Physics.1 recurso online : PDF.application/pdfFormação continuada - ProfessoresFísica - Estudo e ensinoEducaçãoDesenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - WESLEY DIAS DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf7097218https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83016/1/R%20-%20D%20-%20WESLEY%20DIAS%20DE%20ALMEIDA.pdfff75bf31a7c212b6445a00abc779c9e9MD51open access1884/830162023-06-06 14:45:06.454open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-06T17:45:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
title Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
spellingShingle Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
Almeida, Wesley Dias de
Formação continuada - Professores
Física - Estudo e ensino
Educação
title_short Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
title_full Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
title_fullStr Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
title_full_unstemmed Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
title_sort Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
author Almeida, Wesley Dias de
author_facet Almeida, Wesley Dias de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bergold, Arthur William de Brito, 1972-
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Parisoto, Mara Fernanda, 1985-
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Wesley Dias de
contributor_str_mv Parisoto, Mara Fernanda, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada - Professores
Física - Estudo e ensino
Educação
topic Formação continuada - Professores
Física - Estudo e ensino
Educação
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Mara Fernanda Parisoto
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-06T17:45:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-06T17:45:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83016
url https://hdl.handle.net/1884/83016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83016/1/R%20-%20D%20-%20WESLEY%20DIAS%20DE%20ALMEIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff75bf31a7c212b6445a00abc779c9e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860925222813696