Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar as estratégias e concepções sobre formação continuada de docentes de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, na cidade de Santa Maria-RS. Caracterizamos a metodologia como qualitativa do tipo descritiva. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada e as interpretações das respostas deram-se por meio da análise de conteúdo. Participaram seis professores que atuam no ensino superior, em curso de Educação Física, sendo três de cada IES, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que há uma nítida diferença entre as duas IES, no que tange à concepção de formação continuada por parte dos professores participantes; assim como em relação ao apoio das IES para a realização da formação e a jornada de trabalho dos docentes, na qual a instituição pública envolveu o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto na privada prioriza-se o ensino. Os pontos em comum foram encontrados com relação às expectativas dos docentes sobre qual modelo de formação continuada deveria ser desenvolvida e a pouca modificação que a formação continuada promoveu na carreira destes docentes. Dessa forma, investigações sobre este processo são extremamente importantes porque apresentam a realidade de formação continuada nas IES e buscam a reflexão e ação frente ao tema.Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior. |
id |
EDUL-1_4bed7c1ffa73cb02f6a93131332211b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/429 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação FísicaFormação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.Formação de professoresEste estudo objetivou identificar as estratégias e concepções sobre formação continuada de docentes de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, na cidade de Santa Maria-RS. Caracterizamos a metodologia como qualitativa do tipo descritiva. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada e as interpretações das respostas deram-se por meio da análise de conteúdo. Participaram seis professores que atuam no ensino superior, em curso de Educação Física, sendo três de cada IES, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que há uma nítida diferença entre as duas IES, no que tange à concepção de formação continuada por parte dos professores participantes; assim como em relação ao apoio das IES para a realização da formação e a jornada de trabalho dos docentes, na qual a instituição pública envolveu o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto na privada prioriza-se o ensino. Os pontos em comum foram encontrados com relação às expectativas dos docentes sobre qual modelo de formação continuada deveria ser desenvolvida e a pouca modificação que a formação continuada promoveu na carreira destes docentes. Dessa forma, investigações sobre este processo são extremamente importantes porque apresentam a realidade de formação continuada nas IES e buscam a reflexão e ação frente ao tema.Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 406-4332177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTemp, HauryBolzan, Dóris Pires VargasKrug, Hugo Norberto2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/429Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
title |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
spellingShingle |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física Temp, Haury Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior. Formação de professores |
title_short |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
title_full |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
title_fullStr |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
title_sort |
Formação Continuada no Ensino Superior: um estudo com professores que atuam em Cursos de Educação Física |
author |
Temp, Haury |
author_facet |
Temp, Haury Bolzan, Dóris Pires Vargas Krug, Hugo Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Bolzan, Dóris Pires Vargas Krug, Hugo Norberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Temp, Haury Bolzan, Dóris Pires Vargas Krug, Hugo Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior. Formação de professores |
topic |
Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior. Formação de professores |
description |
Este estudo objetivou identificar as estratégias e concepções sobre formação continuada de docentes de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, na cidade de Santa Maria-RS. Caracterizamos a metodologia como qualitativa do tipo descritiva. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada e as interpretações das respostas deram-se por meio da análise de conteúdo. Participaram seis professores que atuam no ensino superior, em curso de Educação Física, sendo três de cada IES, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que há uma nítida diferença entre as duas IES, no que tange à concepção de formação continuada por parte dos professores participantes; assim como em relação ao apoio das IES para a realização da formação e a jornada de trabalho dos docentes, na qual a instituição pública envolveu o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto na privada prioriza-se o ensino. Os pontos em comum foram encontrados com relação às expectativas dos docentes sobre qual modelo de formação continuada deveria ser desenvolvida e a pouca modificação que a formação continuada promoveu na carreira destes docentes. Dessa forma, investigações sobre este processo são extremamente importantes porque apresentam a realidade de formação continuada nas IES e buscam a reflexão e ação frente ao tema.Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Ensino Superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/429/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 406-433 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351801434112 |