A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26861 |
Resumo: | Orientadora: Rejane de Medeiros Cervi |
id |
UFPR_ccc0174af64ba16e0d02a2eab4ff59f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26861 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Filipak, Sirley TerezinhaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCervi, Rejane de Medeiros, 1943-2022-08-18T18:49:39Z2022-08-18T18:49:39Z1992https://hdl.handle.net/1884/26861Orientadora: Rejane de Medeiros CerviDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo: Esta dissertação reúne os resultados e reflexões de uma pesquisa sobre a satisfação profissional do professor de escola rural no Município de Apucarana, Paraná, frente às exigências educacionais, suas condições de trabalho e os resultados do processo pedagógico. O relato utiliza três marcos históricos para situar a evolução da educação no Município: o dado referente ao momento em que o Município se submeteu a uma ordenação política em 1967, expressa na formulação do seu primeiro Plano Diretor; os dados evolutivos da década posterior, e o momento atual, restrito à escola na zona rural. Os objetivos deste trabalho estão voltados à realização de uma avaliação da questão da satisfação profissional do professor de escola rural, que servirá de subsídio e teste de uma matriz para fins de comparação; à valorização do trabalho do professor de escolar rural e ao resgate da escola no meio rural; à instrução de novas políticas educacionais, em especial no que se refere à capacitação dos quadros que atuam no meio rural; ao enriquecimento metodológico da investigação e da análise de realidades educacionais. A pesquisa pretende identificar a consciência e a reação do professor face às exigências educacionais institucionais, às condições de seu trabalho e aos resultados do processo pedagógico. Identificar a(s) referência(s) que mantém a dedicação de profissionais docentes num posto de trabalho de reconhecido sacrifício.Abstract: Thi s paper br ings together the resul t s and ref lec t ions of a resear ch on job sat i s f ac t ion f or the rural s chool teacher in the c i t y of Apucarana, Paraná, f ac ing the educat ional requer iment s , wor k ing condi t ions and the resul t s of the pedagogi cal proces s . The repor t uses three hi s tor i cal mar k s to s i tuate the evolut ion of educat ion in the c i t y: the inf ormat ion related to the moment when the c i t y submi t ted to pol i t i cal order en 1967, expres sed in i t s f i r s t f ormulat ion of the Mas ter Plan: evolut ionar y data in the pas t decade, and the present moment , l imi ted to the s chool in the count r ys ide. The objec t i ves of thi s wor k are f ocused on achievement of an evaluat ion of the i s sue of job sat i s f ac t ion of the rural s chool teacher , who wi l l ser ve as an input aid and tes t a pat tern f or compar i son purposes ; the apprec iat ion of the wor k of the rural s chool teacher and the res cue s chool in rural areas , the ins t ruc t ion of new educat ion pol i c ies , par t i cular l y regarding the t raining of s taf f wor k ing in rural areas ; f or the enr i chment of resear ch methodology and anal ys i s of educat ional real i t ies . The resear ch want s to ident i f y the cons c iousnes s and reac t ion to demands f ac ing the teacher requi rement s educat ional ins t i tut ions , to the condi t ions of thei r wor k and the resul t s of the pedagogi cal proces s . Ident i f y the per son( s ) ref erence( s ) that maintains thededi cat ion of teacher s in a prof es s ional job of recogni zed sac r i f i ce.127 f. : il. ; 29 cm.application/pdfEducação rural - ProfessoresProfessores - Escolas ruraisProfessores - Satisfação no trabalhoEducaçãoA satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIRLEY TEREZINHA FILIPAK.pdfapplication/pdf3128368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26861/1/R%20-%20D%20-%20SIRLEY%20TEREZINHA%20FILIPAK.pdf9d3c8f31c845a5e09d18979807dfaf6bMD51open access1884/268612022-08-18 15:49:39.169open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26861Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:49:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
title |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
spellingShingle |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná Filipak, Sirley Terezinha Educação rural - Professores Professores - Escolas rurais Professores - Satisfação no trabalho Educação |
title_short |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
title_full |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
title_fullStr |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
title_sort |
A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná |
author |
Filipak, Sirley Terezinha |
author_facet |
Filipak, Sirley Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipak, Sirley Terezinha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cervi, Rejane de Medeiros, 1943- |
contributor_str_mv |
Cervi, Rejane de Medeiros, 1943- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural - Professores Professores - Escolas rurais Professores - Satisfação no trabalho Educação |
topic |
Educação rural - Professores Professores - Escolas rurais Professores - Satisfação no trabalho Educação |
description |
Orientadora: Rejane de Medeiros Cervi |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-18T18:49:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-18T18:49:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26861 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. : il. ; 29 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26861/1/R%20-%20D%20-%20SIRLEY%20TEREZINHA%20FILIPAK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d3c8f31c845a5e09d18979807dfaf6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860311201873920 |