Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Saléte Maria Palharinni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8607
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_d466f23279e7dc3f6e19290793959c2c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8607
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)Professores - formaçãoEscolas ruraisEducação ruralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.As formações de professores, apesar de todos os esforços de muitos programas e iniciativas tanto do governo como dos movimentos populares, ainda apresenta defasagens, bem como não há políticas públicas de formação garantidas para todos os professores. E para os que atuam no campo esses problemas se agravam ainda mais, pois os dados mostram que as políticas e os programas chegam com maior atraso para aqueles professores e professoras que trabalham nas escolas do campo. Visando superar esses problemas, experiências como as dos cursos de Pedagogia da Terra vêm sendo construídas, no sentido de romper com os paradigmas atuais de formação. Diante dessa constatação, este trabalho analisou em que medida os cursos de Pedagogia da Terra trouxeram contribuições para a formação de um educador do campo numa perspectiva que busca romper com os modelos tradicionais de formação. Esses cursos estão inseridos no paradigma da Educação do Campo, o qual apresenta como desafio em sua construção o rompimento com um modelo de formação homogeneizante e a busca de conhecimentos que estejam articulados ao jeito de viver e de se organizar dos sujeitos do campo e a um modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo. Diante disso, este estudo procura responder: os cursos de Pedagogia da Terra vêm gerando mudanças na formação de educadores do campo? A partir da análise de cinco projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e de entrevistas com os coordenadores desses cursos, foram mapeadas as inovações propostas e as mudanças ou não desencadeadas por essas formações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe formations of professors, in spite of all of the efforts of many programs and initiatives so much of the government as of the popular movements, still presents lags, like well as there is not public politics of formation guaranteed for all of the professors. And for the that act in the field that problem is aggravated still more, therefore the facts show that the politics and the programs arrive with bigger delay for those professors and professors that work in the schools of the field. Aiming at exceed those problems, experiences of the courses of Education of the Land you come being built, in the sense of break with the present paradigms of formation. Faced with that verification, this project is going to analyze in that measure the courses of Education of the Land bring contributions for the formation of an educator of the field in a perspective that break with the traditional models of formation. Those courses are inserted in the paradigm of the Education of the Field, which presents as I challenge in his construction the rupture with a model of homogeneous formation and the search of knowledge that be articulated to the skill of live and of be organized of the subjects of the field and to a model of development sustainable and socially fair. Faced with that, this study is going to answer: the courses of Education of the Land you come generating changes in the formation of educators of the field? From the analysis of the 5 projects developed in the scope of the National Program of Education in the land reform (PRONERA) and of interviews with the coordinators of those courses, we will be mapping the proposed innovations and the changes or done not trigger by them.Abreu, Helana Célia de FreitasMoreira, Saléte Maria Palharinni2011-06-22T15:16:21Z2011-06-22T15:16:21Z2011-06-222010-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Saléte Maria Palharinni. Pedagogia da terra: uma análise dos(s) processo(s) formativo(s). 2010, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8607info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/8607Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
title Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
spellingShingle Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
Moreira, Saléte Maria Palharinni
Professores - formação
Escolas rurais
Educação rural
title_short Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
title_full Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
title_fullStr Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
title_full_unstemmed Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
title_sort Pedagogia da terra : uma análise dos(s) processo(s) formativo(s)
author Moreira, Saléte Maria Palharinni
author_facet Moreira, Saléte Maria Palharinni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Helana Célia de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Saléte Maria Palharinni
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Escolas rurais
Educação rural
topic Professores - formação
Escolas rurais
Educação rural
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-14
2011-06-22T15:16:21Z
2011-06-22T15:16:21Z
2011-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Saléte Maria Palharinni. Pedagogia da terra: uma análise dos(s) processo(s) formativo(s). 2010, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8607
identifier_str_mv MOREIRA, Saléte Maria Palharinni. Pedagogia da terra: uma análise dos(s) processo(s) formativo(s). 2010, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580919527931904