Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Gisele de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83664
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis
id UFPR_cd68d39dd2a81116eb4d84f579f95b58
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83664
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoReis, Germano Glufke, 1965-Andrade, Gisele de Oliveira2023-09-19T18:47:59Z2023-09-19T18:47:59Z2022https://hdl.handle.net/1884/83664Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke ReisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 21/03/2022Inclui referências: p. 69-74Resumo: A adoção de estratégias ambientais competitivas pelas organizações em seus negócios internacionais tem sido cada vez mais cobrada pelos stakeholders, sobretudo dos mercados desenvolvidos. A falta de ações voltadas à esfera social e ambiental, em alguns casos pode vir a restringir a entrada de empresas no mercado internacional por conta do atendimento a leis, normas, padrões e certificações, entre outros. Essa dissertação teve como objetivo averiguar como a internacionalização de empresas está associada à adoção de estratégias ambientais competitivas, através de um estudo de caso. A metodologia utilizada foi uma pesquisa dedutiva e qualitativa. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de fontes secundárias como relatórios institucionais públicos e informações disponíveis no site da organização para a validação do constructo. Os dados foram analisados de acordo com as categorias analíticas do estudo. O estudo de caso foi aplicado a empresa Natura, de modo que os resultados evidenciaram três elementos-chave relacionados ao seu processo de internacionalização e uso de estratégias ambientais competitivas: inovação, sustentabilidade e normas de certificação. Este trabalho abre novas perspectivas de pesquisa para a área da administração e contribui para orientar decisões relacionadas à adoção de estratégias ambientais competitivas pelas organizações em seu processo de internacionalização.Abstract: The adoption of competitive environmental strategies by organizations in their international business has been increasingly demanded by stakeholders, especially in developed markets. The lack of actions aimed at the social and environmental sphere, in some cases, may restrict the entry of companies in the international market due to compliance with laws, norms, standards and certifications, among others. This dissertation aimed to investigate how the internationalization of companies is associated with the adoption of competitive environmental strategies, through a case study. The methodology used was a deductive and qualitative research. The research strategy was the single case study. Data were collected through secondary sources such as public institutional reports and information available on the organization's website for construct validation. Data were analyzed according to the analytical categories of the study. The case study was applied to the company Natura, so that the results showed three key elements related to its internationalization process and the use of competitive environmental strategies: innovation, sustainability and certification standards. This work opens new research perspectives for the administration area and contributes to guide decisions related to the adoption of competitive environmental strategies by organizations in their internationalization process.1 recurso online : PDF.application/pdfCosméticos - IndústriaVantagem comparativa (Comércio)Estratégia empresarialAdministração de EmpresasInternacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Naturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GISELE DE OLIVEIRA ANDRADE.pdfapplication/pdf1358576https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83664/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DE%20OLIVEIRA%20ANDRADE.pdf75ab1b6f39b08b4b5453b94e06821ad4MD51open access1884/836642023-09-19 15:47:59.267open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-19T18:47:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
title Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
spellingShingle Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
Andrade, Gisele de Oliveira
Cosméticos - Indústria
Vantagem comparativa (Comércio)
Estratégia empresarial
Administração de Empresas
title_short Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
title_full Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
title_fullStr Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
title_full_unstemmed Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
title_sort Internacionalização de empresas e estratégias ambientais competitivas : um estudo de caso na organização Natura
author Andrade, Gisele de Oliveira
author_facet Andrade, Gisele de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Germano Glufke, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Gisele de Oliveira
contributor_str_mv Reis, Germano Glufke, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Cosméticos - Indústria
Vantagem comparativa (Comércio)
Estratégia empresarial
Administração de Empresas
topic Cosméticos - Indústria
Vantagem comparativa (Comércio)
Estratégia empresarial
Administração de Empresas
description Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T18:47:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T18:47:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83664
url https://hdl.handle.net/1884/83664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83664/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DE%20OLIVEIRA%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75ab1b6f39b08b4b5453b94e06821ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898841898876928