A comunicação serve para pensar : a mídia impressa como espaço de reflexão sobre a representação identitária dos adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moresco, Marcielly Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38038
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Regiane R. Ribeiro
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spelling Moresco, Marcielly CristinaRibeiro, Regiane ReginaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2018-03-20T15:14:34Z2018-03-20T15:14:34Z2015http://hdl.handle.net/1884/38038Orientadora: Profª. Drª. Regiane R. RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015Inclui referênciasÁrea de concentração : Comunicação e sociedadeResumo: A comunicação como um lugar de exercício refletido da representação identitária é o que permeia essa pesquisa. Seu caráter investigativo possui a finalidade de analisar como é construída a representação social e a identidade dos adolescentes em conflito com a lei nos conteúdos da imprensa paranaense, especificamente, nos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina. Ao discutir a identidade e a representação social sob perspectiva dos Estudos Culturais britânicos e latinoamericanos, pretende-se descrever a representação social dos adolescentes em conflito com a lei a partir das narrativas dos jornais. E, ademais, compreender como são estabelecidas as marcações sociais e simbólicas, associadas à identidade desses sujeitos. Os procedimentos metodológicos adotados para a investigação envolve a análise de conteúdo sustentada pelas teorias de Bardin (1977), Krippendorf (1990) e Fonseca Júnior (2012). Foram analisados 39 textos de diferentes gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, artigo/opinião e entrevista) publicados no período de maio de 2013 a novembro de 2014. As conclusões apontam para uma representação social negativa e incriminadora dos adolescentes, significando uma identidade construída por marcações sociais e simbólicas concentradas nas transgressões e na "punição". Raramente os conteúdos dos dois jornais revelam questões sociais ou preocupações com o contexto histórico-social e cultural desses adolescentes. Essa carência pode ocorrer em razão das crenças ideológicas dos veículos e de suas relações com os debates político-sociais, bem como pela influência de outras produções culturais. Para existir essa articulação social e o reposicionamento dos meios de comunicação é necessário, portanto, tornar a comunicação um espaço de pensar e agir. Palavras-Chave: Adolescentes em conflito com a lei; Comunicação; Estudos Culturais; Identidade; Representação Social.Abstract: Communication as a place of reflected exercise the identity representation is what permeates this research. Its investigative character has the purpose of analyzing how is built the social representation and the identity of the adolescents in conflict situations in the press content, specifically, in the newspapers Gazeta do Povo and Folha de Londrina. In discussing the identity and social representation in perspective of the British and Latin American Cultural Studies, is intended to describe the social representation of adolescents in conflict situations from the narratives of the newspapers. And, moreover, understand how are established the social and symbolic markings, associated with the identity of these subjects, in the newspaper content. The methodological procedures used for research involves Content Analysis supports the theories of Bardin (1977), Krippendorf (1990) and Fonseca Jr. (2012). Analyzed 39 texts of different journalistic genres (news, report, article, editorial opinion and interview) published between May 2013 and November 2014. The conclusions point to a negative social representation and incriminating of the adolescents, meaning an identity constructed by social and symbolic markings concentrated in transgressions and "punishment". Rarely the contents of the two newspapers reveal social issues or concerns with historical and social and cultural context of these adolescents. This deficiency can happen because of ideological beliefs of newspapers and their relationship with the political and social debates, as well as the influence of other cultural productions. So that there is this articulation and the repositioning of the media it is necessary to make communication a space of think and act. Keywords: Adolescents in conflict situations; Communication; Cultural Studies; Identity; Social Representation.120f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDesignIdentidade social - Crianças e adolescentesResponsabilidade penal - BrasilComunicação de massa - Aspectos sociaisA comunicação serve para pensar : a mídia impressa como espaço de reflexão sobre a representação identitária dos adolescentes em conflito com a leiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIELLY CRISTINA MORESCO.pdfapplication/pdf3102736https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38038/1/R%20-%20D%20-%20MARCIELLY%20CRISTINA%20MORESCO.pdf7d330dd7338d885fc1e55a361738fb31MD51open accessTEXTR - D - MARCIELLY CRISTINA MORESCO.pdf.txtExtracted Texttext/plain237064https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38038/2/R%20-%20D%20-%20MARCIELLY%20CRISTINA%20MORESCO.pdf.txte17e09e6d4bc88ba7a6333a8d9e7ff51MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIELLY CRISTINA MORESCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38038/3/R%20-%20D%20-%20MARCIELLY%20CRISTINA%20MORESCO.pdf.jpgc38c178b1a277611c7188f653a6d0cffMD53open access1884/380382018-03-20 12:14:34.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38038Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-20T15:14:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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