Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58172 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen |
id |
UFPR_ce387259f0e0e55717f2dbcc77da1562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58172 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-2019-05-28T18:09:42Z2019-05-28T18:09:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/58172Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo JanzenTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018Inclui referências: p. 219-225Resumo: O presente trabalho investiga visões de língua e cultura de seis professoras de alemão como língua estrangeira da rede pública de ensino em diferentes cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de reflexões desenvolvidas por pensadores do Círculo de Bakhtin, apresenta-se o conceito de linguagem que fundamenta os pressupostos teóricos da presente investigação. Sob essa perspectiva, aborda-se o conceito de cultura. São expostos alguns conceitos relacionados a abordagens da "cultura de língua alemã" presentes na área de ensino de alemão como língua estrangeira e realiza-se um resgate histórico da trajetória do ensino de alemão no Brasil. Tanto a referida exposição de conceitos quanto a mencionada retomada histórica apoiam a análise do corpus de dados coletados, constituído por um conjunto de enunciados produzidos em contextos distintos e para interlocutores diversos. Entrevistas e observações de práticas docentes complementam a análise. Por fim, são feitas as considerações finais sobre o resultado da análise, além de reflexões sobre possíveis repercussões das conclusões do trabalho na área de formação de professores de alemão como língua estrangeira no Brasil. Palavras-chave: Ensino de alemão como língua estrangeira. Linguagem. Cultura.Abstract: This thesis investigates the views on language and the concepts of culture held by six public school teachers of German as a Foreign Language from different cities of the Brazilian states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Drawing on the work of the Bakhtin Circle, the concept of language that underlies the theoretical presuppositions of the present investigation is introduced. Then, the concept of culture is also approached from the Bakhtinian perspective. In addition, some concepts related to approaches to the "Germanlanguage culture" pertaining to the teaching of German as a Foreign Language are discussed, and a historical overview of the teaching of German in Brazil is presented. The presentation of concepts and the historical overview supports the analysis of a corpus of statements produced in different contexts and for different interlocutors. Interviews and observations of teaching practices complement the analysis. Finally, considerations on the results of the analysis are made, as well as reflections on their possible contributions for the training of teachers of German as a Foreign Language in Brazil. Keywords: German as a Foreign Language. Language. Culture.247 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua alemã - Estudo e ensinoEducaçãoEnsino fundamentalAlemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GIOVANNA LORENA RIBEIRO CHAVES.pdfapplication/pdf8739365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58172/1/R%20-%20T%20-%20GIOVANNA%20LORENA%20RIBEIRO%20CHAVES.pdfa1aad728f09a90496855814ae833e555MD51open access1884/581722019-05-28 15:09:42.906open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T18:09:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
title |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
spellingShingle |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983- Lingua alemã - Estudo e ensino Educação Ensino fundamental |
title_short |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
title_full |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
title_fullStr |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
title_full_unstemmed |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
title_sort |
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino |
author |
Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983- |
author_facet |
Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
contributor_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua alemã - Estudo e ensino Educação Ensino fundamental |
topic |
Lingua alemã - Estudo e ensino Educação Ensino fundamental |
description |
Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T18:09:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-28T18:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58172 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
247 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58172/1/R%20-%20T%20-%20GIOVANNA%20LORENA%20RIBEIRO%20CHAVES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1aad728f09a90496855814ae833e555 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898767794962432 |