Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58172
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
id UFPR_ce387259f0e0e55717f2dbcc77da1562
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58172
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-2019-05-28T18:09:42Z2019-05-28T18:09:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/58172Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo JanzenTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018Inclui referências: p. 219-225Resumo: O presente trabalho investiga visões de língua e cultura de seis professoras de alemão como língua estrangeira da rede pública de ensino em diferentes cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de reflexões desenvolvidas por pensadores do Círculo de Bakhtin, apresenta-se o conceito de linguagem que fundamenta os pressupostos teóricos da presente investigação. Sob essa perspectiva, aborda-se o conceito de cultura. São expostos alguns conceitos relacionados a abordagens da "cultura de língua alemã" presentes na área de ensino de alemão como língua estrangeira e realiza-se um resgate histórico da trajetória do ensino de alemão no Brasil. Tanto a referida exposição de conceitos quanto a mencionada retomada histórica apoiam a análise do corpus de dados coletados, constituído por um conjunto de enunciados produzidos em contextos distintos e para interlocutores diversos. Entrevistas e observações de práticas docentes complementam a análise. Por fim, são feitas as considerações finais sobre o resultado da análise, além de reflexões sobre possíveis repercussões das conclusões do trabalho na área de formação de professores de alemão como língua estrangeira no Brasil. Palavras-chave: Ensino de alemão como língua estrangeira. Linguagem. Cultura.Abstract: This thesis investigates the views on language and the concepts of culture held by six public school teachers of German as a Foreign Language from different cities of the Brazilian states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Drawing on the work of the Bakhtin Circle, the concept of language that underlies the theoretical presuppositions of the present investigation is introduced. Then, the concept of culture is also approached from the Bakhtinian perspective. In addition, some concepts related to approaches to the "Germanlanguage culture" pertaining to the teaching of German as a Foreign Language are discussed, and a historical overview of the teaching of German in Brazil is presented. The presentation of concepts and the historical overview supports the analysis of a corpus of statements produced in different contexts and for different interlocutors. Interviews and observations of teaching practices complement the analysis. Finally, considerations on the results of the analysis are made, as well as reflections on their possible contributions for the training of teachers of German as a Foreign Language in Brazil. Keywords: German as a Foreign Language. Language. Culture.247 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua alemã - Estudo e ensinoEducaçãoEnsino fundamentalAlemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GIOVANNA LORENA RIBEIRO CHAVES.pdfapplication/pdf8739365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58172/1/R%20-%20T%20-%20GIOVANNA%20LORENA%20RIBEIRO%20CHAVES.pdfa1aad728f09a90496855814ae833e555MD51open access1884/581722019-05-28 15:09:42.906open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T18:09:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
title Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
spellingShingle Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-
Lingua alemã - Estudo e ensino
Educação
Ensino fundamental
title_short Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
title_full Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
title_fullStr Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
title_full_unstemmed Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
title_sort Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
author Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-
author_facet Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
contributor_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua alemã - Estudo e ensino
Educação
Ensino fundamental
topic Lingua alemã - Estudo e ensino
Educação
Ensino fundamental
description Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T18:09:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T18:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58172
url https://hdl.handle.net/1884/58172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58172/1/R%20-%20T%20-%20GIOVANNA%20LORENA%20RIBEIRO%20CHAVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1aad728f09a90496855814ae833e555
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898767794962432