Concepções paternas sobre o bebê com deficiencias inserido em programa de estimulação precose, na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansel, Ana Flavia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3727
Resumo: Orientadora: Maria Augusta Bolsanello
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spelling Hansel, Ana FlaviaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBolsanello, Maria Augusta, 1948-2022-08-26T18:48:40Z2022-08-26T18:48:40Z2004https://hdl.handle.net/1884/3727Orientadora: Maria Augusta BolsanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e anexoResumo: A pesquisa investiga as concepções paternas sobre o bebê na faixa etária de zero a três anos de idade que apresenta deficiências e que está inserido em programa educacional de estimulação precoce, na educação especial. Foram entrevistados oito pais de bebês que freqüentam o referido atendimento em uma escola de ensino especial, do município de Irati, Paraná. Depois de realizada a análise dos dados, numa perspectiva qualitativa, observou-se que os pais, durante a gestação, prestam assistência especial às mães e criam expectativas em relação ao bebê. Quando recebem do médico a notícia de que o filho é portador de deficiência, afirmam que geralmente esta é transmitida por meio de informações dúbias e imprecisas. O nascimento dessa criança causa um grande impacto na vida desses pais, que caracterizam o choque como um dos sentimentos vivenciados e apegam-se às crenças religiosas. Ocorrem mudanças na vida familiar devido à condição da criança, e os pais manifestam que os cuidados com o filho aumentam, assim como as suas responsabilidades e os seus compromissos. Os questionamentos constantes das outras pessoas geram aborrecimentos e os deixam pouco à vontade. Os pais mantêm altas expectativas de que no futuro o filho se torne normal, e por isso, sentem-se estimulados a contribuir para que a criança se desenvolva. Consideram o atendimento da estimulação precoce necessário, contudo enfatizam que o trabalho não leva em conta a sua participação, a sua percepção do filho e os seus sentimentos, além de não esclarecer sobre a finalidade das atividades, nem sobre as funções dos profissionais que trabalham com o bebê. Os pais demonstram restrições à escola especial e se consideram engajados no trabalho diário que é realizado naturalmente pela família e, segundo eles, auxilia a criança. A partir desses dados, apontam-se algumas propostas e sugestões: o atendimento da estimulação precoce deve levar em consideração a família, seu discurso, suas ações e sentimentos, a fim de que as interações satisfatórias e positivas entre os membros de um mesmo grupo familiar ocorram de forma mais significativa para o desenvolvimento das crianças com deficiência; os hospitais e maternidades devem se preocupar em prestar apoio psicológico aos pais, no caso do nascimento de um filho com deficiência e disponibilizar um profissional que os auxilie e oriente na hora em que estes recebem a notícia; as instituições educacionais devem fomentar a criação de grupos de apoio, de programas e de estratégias para a estimulação precoce e para a melhoria da educação especial, e, finalmente, as investigações sobre temas referentes a paternidade devem ressaltar as contribuições que o pai naturalmente pode dar para a vida dos seus filhos, por meio das interações que estabelece com eles.Abstract: The research presented here investigates the fatherly concepts about the baby in the age span from zero to three years old, who bears some kind of handicap, and who is taking part in an early intervention educational program, in the area of Special Education. For this purpose, an interview was carried out with eight fathers whose babies attended the program mentioned above in a school for special teaching, in the city of Irati, Paraná. After the qualitative analysis of the collected data, it is possible to note that such fathers, during their wives pregnancy, provide special care to the mother and create expectancy in relation to the baby. They also state that when they are told by the doctor that the child bears some kind of handicap, the information is given in a rather dubious and inaccurate way. The birth of this child causes a great impact in these fathers lives, who, by their turn, mention the feeling of shock as one the strongest emotions experienced and the attachment to religious beliefs. There are changes in the family routine due to the child special condition and the fathers declare that the cares with the baby increase, as well as their responsibility and commitment. Other people's constant questions make them feel annoyed and uneasy. The fathers keep high levels of expectancy that, in the future, their child would become normal and this fact make them feel encouraged to contribute in the child's development. Despite considering the early intervention assistance as a necessity, they complain that the work, as a whole, does not take into account their role as fathers, their perception of the child and their feelings, besides not making clear the aims of the activities developed, nor the specific role of the professionals who work with the baby. The fathers express some restrictions in relation to the special school and consider themselves committed in the normal daily family routine, which, according to them, helps the child. From these data, the research points to some proposals and suggestions: that the early intervention assistance takes into account the family, their point of view, their actions and their feelings, aiming that the satisfactory and positive relations among the family members of a group develop themselves in a more meaningful way in favor of the handicapped children; that the hospitals and maternity hospitals consider offering psychological support to fathers, in the occasion of a handicapped child's birth, and make it available a specialist in the area to help them and offer guidance when they are told about the baby's special condition; that the educational organizations foment the creation of supporting groups and programs, as well as the development of strategies for early intervention and for the improvement of special education guidelines; and, finally, that the researches about aspects related to paternity emphasize the contributions which can be offer naturally by the father for the sake of his child's life, through the interactions established between them.ix, 106 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação especialCrianças com deficiênciaRedação acadêmicaConcepções paternas sobre o bebê com deficiencias inserido em programa de estimulação precose, na educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte I.pdfapplication/pdf41206https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/1/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20I.pdfaab031bdea05e5ffd0dcfe70522137f5MD51open accessMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte II.pdfapplication/pdf509318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/2/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20II.pdfdbaab1d27dbc291f1ad93b92eeb5c234MD52open accessTEXTMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte I.pdf.txtExtracted Texttext/plain16163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/3/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20I.pdf.txt3e848f87f310ef24b6cdf6e5c8659970MD53open accessMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte II.pdf.txtExtracted Texttext/plain179953https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/4/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20II.pdf.txta930ed68fb733dfeccbf48bad3330bdcMD54open accessTHUMBNAILMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte I.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/5/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20I.pdf.jpge472985c692a0a8e1de44fc3e9ea0bdbMD55open accessMicrosoft Word - Dissertação Mestrado Parte II.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3727/6/Microsoft%20Word%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Parte%20II.pdf.jpg58a489c05eabab139a985cc07858fe45MD56open access1884/37272022-08-26 15:48:40.286open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:48:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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