Representações de crianças não-alfabetizadas sobre gêneros textuais escritos
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26602 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Iara Bemquerer Costa |
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Gusso, Angela MariCosta, Iara Bemquerer, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-11-22T15:45:52Z2019-11-22T15:45:52Z2011https://hdl.handle.net/1884/26602Orientadora: Profa. Dra. Iara Bemquerer CostaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 11/07/2011Bibliografia: fls. 215-221Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado com cinco crianças em fase inicial de escolarização, para investigar suas possíveis representações sobre gêneros textuais escritos. Orientada especialmente pelos postulados do interacionismo sociodiscursivo, a pesquisadora analisou dados sobre o conhecimento que crianças não-alfabetizadas apresentam sobre exemplares de textos escritos pertencentes a três gêneros textuais: anúncio publicitário, receita e história infantil. A metodologia para a coleta de dados envolveu a realização de entrevistas e sessões em que os sujeitos eram solicitados a fazer de conta que estavam lendo exemplares multimodais dos gêneros e a ditar textos, produzidos por eles, para a pesquisadora registrar. Os dados foram analisados partindo-se do pressuposto de que na análise de textos, suas propriedades estruturais e funcionais internas devem ser examinadas levando-se em conta as condições de produção que os originam (cf. Bronckart, 2007[1997]). Os resultados encontrados evidenciaram que as crianças que tiveram oportunidade de convívio com os gêneros em questão internalizaram, assistematicamente, um conjunto de conhecimentos, tanto relativos às condições de produção, quanto à arquitetura interna de tais gêneros. O estudo contribui para a discussão do pressuposto bakhtiniano de que aprender uma língua é aprender gêneros discursivos e concorre para a ampliação dos conhecimentos na área de aquisição de língua escrita, mais especificamente em relação aos aspectos que dizem respeito ao desenvolvimento da capacidade de produção textual.Abstract: The aim of this paper is to present a study that has taken place in order to investigate the possible representations of written textual genres by pre-literate children in kindergarten. Guided especially by the principles of socio-discursive interactionism, data analysis was performed concerning the knowledge that pre-literate children have of examples of written texts related to three textual genres: advertisements, recipes and tales. The methodology applied for collecting data involved interviewing five children and asking them to make believe they were reading examples of multimodal texts of the aforementioned genres and to dictate texts, produced by them and written down by the researcher. The data were analyzed from the perspective that, concerning textual analysis, the internal structural and functional characteristics of texts must be examined by taking into consideration their contexts of production (Bronckart, 2007[1997]). The results have shown that the children who had the chance of being exposed to multimodal texts, that is, the genres examined in this study, have internalized, unsystematically, knowledge not only of their contexts of production but also of the internal architecture of such genres. Therefore, this study has contributed to the discussion of the Bakhtinian principle which states that learning a language means learning discursive genres. Moreover, this research has contributed to the expanding of knowledge of written language acquisition, more specifically concerning the aspects related to the development of textual production competence.232f.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasLingua portuguesa - GeneroAlfabetizaçãoComunicação escritaLetrasRepresentações de crianças não-alfabetizadas sobre gêneros textuais escritosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE ANGELA MARI GUSSO.pdfapplication/pdf4962445https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26602/1/TESE%20ANGELA%20MARI%20GUSSO.pdf93ad956c01605c246b8e10052e5b5605MD51open accessTEXTTESE ANGELA MARI GUSSO.pdf.txtExtracted Texttext/plain495083https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26602/2/TESE%20ANGELA%20MARI%20GUSSO.pdf.txt476a30bb02684a2135a35079aea32593MD52open accessTHUMBNAILTESE ANGELA MARI GUSSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26602/3/TESE%20ANGELA%20MARI%20GUSSO.pdf.jpgf5e7e1fd4885f5af29de0ac968bb9876MD53open access1884/266022019-11-22 12:45:52.475open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-22T15:45:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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