Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65938
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpin
id UFPR_cf202d03ff5a199ac6bb50cb8e6e72f7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65938
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-Pécora Junior, José Eduardo, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaScarpin, Cassius Tadeu, 1980-2021-12-13T15:24:55Z2021-12-13T15:24:55Z2019https://hdl.handle.net/1884/65938Orientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu ScarpinCoorientador: Prof. Dr. José Eduardo Pécora JuniorTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa : Curitiba, 17/12/2019Inclui referências: p. 82-87Resumo: Este trabalho apresenta uma integracao dos problemas de roteirizacao, estoque, producao e gerenciamento de frotas em uma cadeia de suprimentos de dois elos. Os problemas integrados emergem no paradigma dos sistemas vendor-managed inventory, quando as decisoes sao centralizadas em multiplos depositos, que devem decidir quando e quanto coletar de materia-prima dos fornecedores, quanto estocar de produto final e como atender as demandas dos clientes ao longo do horizonte de planejamento. Quando a frota e terceirizada, os depositos devem determinar quando alugar os veiculos, quando efetuar a limpeza desses veiculos, a fim de habilitar novas rotas, e quando devolve-los para a locadora. Adicionalmente, em virtude da estrutura da cadeia de suprimentos, atividades de producao podem ser incorporadas na tomada de decisao, de modo a determinar quando e quanto produzir por ocasiao de producao. O presente trabalho combina essas caracteristicas e deriva duas novas variantes do problema de estoque e roteirizacao. A primeira variante avalia o gerenciamento de frota na tomada de decisao, onde e apresentado um algoritmo branch-and-cut, uma mateuristica e uma abordagem hibrida baseada em tecnicas de computacao paralelizada para resolver o problema. Na segunda variante as atividades de producao compoem o quadro geral do problema, que e resolvido novamente por um branch-and-cut e por uma abordagem exata inedita que combina programacao matematica com procedimentos de busca local. As abordagens propostas para ambas as variantes foram avaliadas em conjuntos de testes gerados e em dados de problemas semelhantes da literatura. Os resultados obtidos mostram interessantes perspectivas gerenciais para as variantes estudadas, alem de validar e avaliar a qualidade das abordagens apresentadas. Palavras-chaves: estoque e roteamento. gerenciamento de frota. producao. branchand- cut. mateuristicasAbstract: This study presents an integration of the routing, inventory, production and fleet management problems in a two-echelon supply chain. Integrated problems emerge in the vendor-managed inventory systems paradigm, when the decisions are centralized in multiple depots, which must decide when and how much to pick up of raw materials from suppliers, how much to stock from final product, and how to meet customer demands during the planning horizon. When the fleet is outsourced, the depots must determine when to rent vehicles, when to clean the vehicles to allow new routes, and when to return them to the rental company. Additionally, due to the supply chain structure, production activities can be incorporated into decision-making to determine when and how much to produce from the final product at the time of production. The present study combines these characteristics and derives two new variants of the inventoryrouting problem. The first variant evaluates fleet management in decision making, which presents a branch-and-cut algorithm, a matheuristic approach, and a hybrid approach based on parallel computing techniques to solve the problem. In the second variant, the production activities make up the overall framework of the problem, which is solved again by a branch-and-cut and by a new exact approach that combines mathematical programming with local search procedures. The proposed approaches for both variants were evaluated on sets of generated test and similar problem data from the literature. The obtained results show interesting managerial perspectives for the studied variants, besides validating and evaluating the quality of the presented approaches. Key-words: inventory-routing. fleet management. production. branch-and-cut. matheuristics.87 p. : PDF.application/pdfVeiculos a motorRotas comerciaisControle de estoqueLogística empresarialAlgorítmosAnálise NuméricaIntegração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CLEDER MARCOS SCHENEKEMBERG.pdfapplication/pdf1743188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65938/1/R%20-%20T%20-%20CLEDER%20MARCOS%20SCHENEKEMBERG.pdf1422495d460317e3614d85fdbbb39f8cMD51open access1884/659382021-12-13 12:24:55.698open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65938Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T15:24:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
title Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
spellingShingle Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-
Veiculos a motor
Rotas comerciais
Controle de estoque
Logística empresarial
Algorítmos
Análise Numérica
title_short Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
title_full Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
title_fullStr Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
title_full_unstemmed Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
title_sort Integração de problemas de roteirização, estoque, produção e gerenciamento de frotas em cadeia de suprimentos de dois elos
author Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-
author_facet Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pécora Junior, José Eduardo, 1976-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
dc.contributor.author.fl_str_mv Schenekemberg, Cleder Marcos, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scarpin, Cassius Tadeu, 1980-
contributor_str_mv Scarpin, Cassius Tadeu, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Veiculos a motor
Rotas comerciais
Controle de estoque
Logística empresarial
Algorítmos
Análise Numérica
topic Veiculos a motor
Rotas comerciais
Controle de estoque
Logística empresarial
Algorítmos
Análise Numérica
description Orientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpin
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T15:24:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T15:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65938
url https://hdl.handle.net/1884/65938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 p. : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65938/1/R%20-%20T%20-%20CLEDER%20MARCOS%20SCHENEKEMBERG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1422495d460317e3614d85fdbbb39f8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860895904628736