Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencastro, Lucia Helena, 1970-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/21168
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_cf834c22ffc224b7c1dc1cf2804fce3a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21168
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alencastro, Lucia Helena, 1970-Bolsanello, Maria AugustaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-11T19:21:01Z2020-08-11T19:21:01Z2009https://hdl.handle.net/1884/21168Orientadora: Profª. Drª. Maria Augusta BolsanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2009Inclui bibliografiaResumo: O presente estudo investiga as concepções de estudantes do ensino superior sobre a inserção dos Projetos de Aprendizagem (PAs) na sua formação. Participaram quarenta acadêmicos da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, dos cursos de Gestão Ambiental, Fisioterapia, Gestão e Empreendedorismo e Serviço Social. O aprofundamento teórico envolveu o desenvolvimento cognitivo de adolescentes e adultos, na perspectiva de autores como Jean Piaget e Vygotsky, bem como os fundamentos históricos dos Projetos de Aprendizagem nas proposições teóricas de John Dewey e William Heard Kilpatrick. Como procedimentos de coleta e análise dos dados foram utilizados as técnicas de observação livre, aplicação de questionários e análise de conteúdo. Após análise qualitativa dos dados, observa-se que os alunos: a) visualizaram a importância da articulação entre teoria e prática desencadeada pelos Projetos; b) conceberam os PAs como facilitadores da sua formação pela inserção na prática desde o início do curso; c) compreenderam melhor a teoria por vincular-se com conhecimentos concretos e significativos para os mesmos; d) assinalaram contribuições dos Projetos ao despertar interesses por aspectos da realidade social, além de ampliar a formação para outros aspectos da vida; e) observaram mudanças na sua forma de estudar relacionadas à maior autonomia e liberdade de escolha; f) reconhecem que a autonomia aliada à liberdade de escolha do tema gera a disciplina necessária para os estudos; g) perceberam a contribuição dos PAs na vivência de práticas que auxiliam a determinação da área futura de atuação profissional; h) ressaltaram aspectos positivos na relação com o seu mediador; i) salientaram, contudo, algumas dificuldades referentes a autonomia necessária à realização dos PAs. Além disso, descreveram problemas relacionados à mediação dos Projetos quando os docentes envolvidos não pertencem à área de conhecimento específica do mesmo, bem como, seu tempo de duração. Como conclusão foram propostas algumas ações necessárias ao fortalecimento dos Projetos de Aprendizagem, como ação pedagógica privilegiada à construção do conhecimento e consecução da autonomia discente, na sua formação profissional, frente aos desafios sociais da atualidade.Abstract: This study has investigated the conceptions of some graduation students about the insertion of the Learning Projects (PAs) in their formation. Forty students from the courses of Environment Management, Physiotherapy, Enterprising & Management and Social Service have participated. The theoretical study has involved cognitive development of adolescents and adults under the perspective of authors as Piaget and Vygotsky, as well as the historical bases of Learning Projects of the theoretical studies of John Dewey and William Heard Kilpatrick. Free observation, aplication of a questionnaire and content analysis were the techniques used for data collecting. The quantitative analysis of the collected data has shown that the students could: a) visualize the importance of the connection between theory and practice unleashed by the Projects; b) conceive PAs as a facilitator to their formation by inserting practice since the beginning of the course; c) understand theory better by bonding themselves with real and significative knowledge; d) observe contributions of the Projects in revealing an interest for aspects of social reality, besides of extending their formation to other aspects of life; e) Observe changes in their way of studying related to more autonomy and freedom to choose; f) recognize that autonomy and freedom to choose their subject were important to the discipline of studying; g) Perceive the contribution of the PAs to the pratice that will help them to choose their profession in the future; h) See clearly the positive aspects of the relationship with their mediator; i) Observe, however, some difficulties related to the necessary autonomy to run the PAs. Besides, describe the problems related to Projects mediation when the mediators were from another knowledge area, as well as the mediation period. Some actions were considered to fortify the Learning Projects (PAs), as a pedagogical action to knowledge and autonomy of the students achievement, in their professional formation before the social challenge.123 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoAprendizagem - ProcessosEnsino superiorEstudantes universitariosEducaçãoConcepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLA - Texto completo - 03nov2009.pdfapplication/pdf809398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/1/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf99ff867c4d85b2f26d2aba5f89945967MD51open accessTEXTLA - Texto completo - 03nov2009.pdf.txtExtracted Texttext/plain258629https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/2/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf.txt411fb31ad4ec3ae5fbdf75a7f8949126MD52open accessTHUMBNAILLA - Texto completo - 03nov2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/3/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf.jpg6a59ac42af6ae59bfdc48a208e1a884fMD53open access1884/211682020-08-11 16:21:01.874open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21168Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-11T19:21:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
title Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
spellingShingle Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
Alencastro, Lucia Helena, 1970-
Dissertações - Educação
Aprendizagem - Processos
Ensino superior
Estudantes universitarios
Educação
title_short Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
title_full Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
title_fullStr Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
title_full_unstemmed Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
title_sort Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
author Alencastro, Lucia Helena, 1970-
author_facet Alencastro, Lucia Helena, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencastro, Lucia Helena, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Aprendizagem - Processos
Ensino superior
Estudantes universitarios
Educação
topic Dissertações - Educação
Aprendizagem - Processos
Ensino superior
Estudantes universitarios
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-11T19:21:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-11T19:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/21168
url https://hdl.handle.net/1884/21168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/1/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/2/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21168/3/LA%20-%20Texto%20completo%20-%2003nov2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99ff867c4d85b2f26d2aba5f89945967
411fb31ad4ec3ae5fbdf75a7f8949126
6a59ac42af6ae59bfdc48a208e1a884f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823527180250906624