A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58443
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Veronica Branco
id UFPR_cf9d763b1fe2458541253e8534f009d7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58443
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2019-05-28T14:07:01Z2019-05-28T14:07:01Z2018https://hdl.handle.net/1884/58443Orientadora: Profª Dra. Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/08/2018Inclui referências: p. 139-146Resumo: Destaca os eventos de formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental da Rede Estadual do Paraná, propondo-se a investigar os eventos de formação continuada dos professores da educação em tempo integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que a população foi constituída por duas Instituições de ensino, uma que iniciou a implantação em 2013 e outra em 2017, os participantes da pesquisa foram professores, pedagogos, direção escolar e coordenação do departamento de Educação Integral da Secretaria de Educação do Paraná (SEED/PR). Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário para a coordenadora da SEED/PR, entrevistas semi estruturadas aplicadas aos professores, pedagogos e direção escolar, observações dos eventos de formação previstos em calendário escolar de 2018 e observações do cotidiano escolar. A análise de conteúdo foi dividida em categorias e subcategorias, sendo elas: Formação continuada; Formação e cotidiano escolar; Sugestões de eventos de formação continuada; Organização pedagógica; Conceitos relacionados à Educação em Tempo Integral; Condições das vivências no espaço escolar; Relação: Tempo e aprendizagem. Os dados mostram que os eventos de formações continuadas necessitam avançar na consolidação de políticas públicas de formação continuada específicas para os professores da Educação em Tempo Integral. Também se destaca que a pesquisa tornou possível apontar que a formação de professores para a Educação em Tempo Integral nos leva às seguintes reflexões: a) A ampliação da jornada escolar não possui relevância apenas para os estudantes, mas também diz respeito ao docente e sua jornada de trabalho; b) A formação continuada deve ser pensada no viés da prática reflexiva teórico - crítica; c) Necessidade da criação de políticas públicas estaduais para a formação continuada dos professores das Escolas de Tempo Integral - Ensino Fundamental Anos Finais; d) A formação continuada deve elucidar especificidades da educação integral, de modo que a aprendizagem seja o objetivo principal da ampliação da jornada escolar; e) A democratização da educação e da gestão escolar configure-se como uma necessidade nos contextos escolares, em especial para que a Educação em Tempo Integral consolide-se e torne-se legítimo. Palavras-chaves: Formação continuada. Educação em Tempo Integral. Formação reflexiva - crítica. Tempo e Aprendizagem.Abstract: It highlights the events of continuing education offered to teachers who work in Integral Education in Elementary School of the Paraná State Network. Proposing to investigate the continuing education events of full-time teachers of education. It is a qualitative research, and the population was constituted by two teaching institutions, one that began implementation in 2013 and another in 2017, the participants of the research were teachers, pedagogues, school management and coordination of the Department of Integral Education of the Department of Education of Paraná (SEED / PR). To obtain the data, a questionnaire was used for the SEED / PR coordinator, semi-structured interviews applied to teachers, pedagogues and school management, and observations of the training events planned for the 2018 school calendar and observations of school daily life. The content analysis was divided in categories and subcategories, being: the organization and planning of the Education in Integral Time; the continuing training events for the teachers of the Integral Education and how the teachers would like them to be organized; participants' conceptions about Integral and Integral Education, which integral Education represents for the participating Institutions. The data show that continuing training events need to move forward in the consolidation of public policies for continuing education specific to Full Time Education teachers. It is also worth noting that the research made it possible to point out that the formation of teachers for Integral Education brings us to the following reflections: a) The extension of the school day is not only relevant for students, but also concerns the teacher and his working day; b) Continuing education should be thought of in the bias of the theoretical - critical reflexive practice; c) the need for the creation of state public policies for the continuing education of the teachers of the Integral Schools - Final Years; d) continuing education should elucidate the specificities of integral education, so that learning is the main objective of extending the school day; e) The democratization of education and school management is a reality in school contexts, for the educational process, especially in Integral Education, to consolidate and become legitimate. Key-words: Continuing education. Integral Education. Reflexive formation - criticism. Time and learning.200 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação - Formação de professoresEducaçãoEscolas de tempo integralA formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MIRIANA PEREIRA DE SOUZA GARCIA.pdfapplication/pdf8733442https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58443/1/R%20-%20D%20-%20MIRIANA%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20GARCIA.pdf1009397a217871e815540246e41499ecMD51open access1884/584432019-05-28 11:07:01.507open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58443Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T14:07:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
title A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
spellingShingle A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-
Educação - Formação de professores
Educação
Escolas de tempo integral
title_short A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
title_full A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
title_fullStr A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
title_sort A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
author Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-
author_facet Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Miriana Pereira de Souza, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Formação de professores
Educação
Escolas de tempo integral
topic Educação - Formação de professores
Educação
Escolas de tempo integral
description Orientadora: Profª Dra. Veronica Branco
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T14:07:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T14:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58443
url https://hdl.handle.net/1884/58443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58443/1/R%20-%20D%20-%20MIRIANA%20PEREIRA%20DE%20SOUZA%20GARCIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1009397a217871e815540246e41499ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860854287695872