Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adriana Barretta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45295
Resumo: Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
id UFPR_d1bcbc088ac6cec7c81a3167c925971f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45295
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Adriana BarrettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPan, Miriam Aparecida Graciano de Souza2020-04-27T17:42:24Z2020-04-27T17:42:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/45295Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza PanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 16/09/2016Inclui referências : f. 124-129Resumo: Esta pesquisa investiga como as práticas de letramento na universidade e na vida produzem as subjetividades do estudante de Pedagogia da UFPR. A pesquisa, de caráter qualitativo-interventivo, é parte do Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: Desafios da Psicologia Brasileira. Baseia-se na concepção dialógica de língua e sujeito do Círculo de Bakhtin. Propõe rodas de conversa e uma oficina de narrativas visuais autobiográficas, nas quais, respectivamente, são debatidas as práticas de letramento no curso de Pedagogia e produzidas colagens de narrativas sobre histórias de letramento das participantes, objetivando investigar as produções de sentido que o estudante faz dessas práticas e de si enquanto estudante e sujeito leitor. Parte-se do pressuposto que a concepção de linguagem que subjaz essas práticas linguísticas concebe a língua como um produto fechado em si mesmo, um instrumento neutro para a aquisição de conhecimento, causando uma separação entre as atividades de letramento e a história de vida do indivíduo como um sujeito letrado. Cria-se um discurso de déficit que responsabiliza o estudante por suas dificuldades, enquanto os demais discursos dominantes, cujo interesse é a produção do sujeito competente, produtivo e acrítico, são naturalizados. Essa situação se torna especialmente preocupante ao se tratar de futuros pedagogos. Conclui-se que a palavra escrita que circula na universidade não é neutra e instrumental como se pretende, mas um poderoso modo de subjetivação que reflete e refrata os valores de produtividade e eficiência prezados por nossa sociedade, onde relações criativas, autorais, éticas e estéticas encontram pouco espaço para existir. Palavras-chave: Círculo de Bakhtin, pedagogia, genêro acadêmico, subjetividade, letramento.Abstract: This research investigates how the literacy practices at university and life history of UFPR Pedagogy Students produce their subjectivity. This qualitative-interventive research is part of the Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: Desafios da Psicologia Brasileira. It is based upon the Bakhtin Circle's dialogic view of language and subject. It proposes conversation circles and an autobiographic visual narrative workshop, where, respectively, literacy practicies of the Pedagogy course are debated and collages about literacy personal histories are produced, in order to investigate the produciotns of meaning the student makes out of these practices and out of him/herself as a subject-reader. The assumption is that the language conception that underlines these practices views language as a product closed in itself, a neutral instrument to acquire knowledge, leading to a separation between literacy activities and the indivdual's life history. A discourse of deficit is created, and the students takes responsibility for his/her difficulties, while the dominat discourses, whose interest is the production of the competent and acritical subject, are naturalised. This situation is particularly serious as it affects future pedagogues. The conclusion is that the written word in the university is not neutral and instrumental as assumed, but a powerful device of subjectification that reflects and refracts the values of productivity and efficiency dear to our society, where creative, authoral, ethical and aesthetic relationships find little space to exist. Key-words: Bakhtin Circle, Pedagogy, academic genre, subjectivity, literacy139 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaLetramentoPsicologia educacional - Estudo e ensinoSubjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANA BARRETTA ALMEIDA.pdfapplication/pdf3533345https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45295/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20BARRETTA%20ALMEIDA.pdfafaa262bbe48cf0718b0a623a4995ba8MD51open access1884/452952020-04-27 14:42:24.695open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45295Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-27T17:42:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
title Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
spellingShingle Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
Almeida, Adriana Barretta
Psicologia
Letramento
Psicologia educacional - Estudo e ensino
title_short Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
title_full Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
title_fullStr Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
title_full_unstemmed Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
title_sort Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida
author Almeida, Adriana Barretta
author_facet Almeida, Adriana Barretta
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adriana Barretta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
contributor_str_mv Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Letramento
Psicologia educacional - Estudo e ensino
topic Psicologia
Letramento
Psicologia educacional - Estudo e ensino
description Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-27T17:42:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-27T17:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45295
url https://hdl.handle.net/1884/45295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45295/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20BARRETTA%20ALMEIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afaa262bbe48cf0718b0a623a4995ba8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898916746231808