Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonta, Graziele Aline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214245
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
id UFSC_c01c6d73165f936c89eadd79beb92201
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214245
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaZonta, Graziele AlineZanella, Andréa V2020-10-21T20:58:55Z2020-10-21T20:58:55Z2018357882https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214245Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Delineado no formato de pesquisa-intervenção, este estudo propõe a utilização de oficinas estéticas de leitura e escrita como estratégia para o exercício da autoria e da escrita criativa entre estudantes de graduação e analisa suas possibilidades enquanto metodologia de intervenção da psicologia junto à assistência estudantil universitária. Fundamenta-se nos conceitos de autoria, processos de criação, dialogismo, relações estéticas e outros constructos da perspectiva bakhtiniana da linguagem e da psicologia histórico-cultural de Vygotski, dialogando-os à produção teórica dos campos da psicologia educacional e dos estudos de letramento, no contexto do ensino superior, para investigar a significação das práticas de letramento acadêmico entre estudantes universitários/as e suas implicações para a constituição do sujeito autor-leitor-escritor. As análises discutem as demandas que emergem no contexto acadêmico conforme novos grupos sociais de estudantes conquistam acesso à universidade brasileira. Problematizam os movimentos de exclusão e individualização que se entretecem nas práticas institucionais universitárias e que se desdobram em obstáculos para a apropriação da linguagem constituída no campo discursivo acadêmico, bem como para a construção da autoria e de posicionamentos criativos que envolvem o ler e escrever entre estudantes de graduação. Os resultados indicam que as oficinas se efetivaram como espaço institucional para a expressão e valorização das vozes dos/as estudantes, para a compreensão das suas necessidades e, ao mesmo tempo, para a investigação sobre suas relações e sobre as condições de permanência no ensino superior, oferecendo-se como alternativa aos modelos de práticas individualizantes de assistência psicológica.Abstract : Outlined in the intervention-research format, this study proposes the use of workshops of reading and writing as a strategy for the exercise of authorship and creative writing among undergraduate students and as a method of psychological intervention in university student assistance. It is based on the concepts of authorship, creation processes, dialogism, aesthetic relations and other constructs of Bakhtin's language studies and Vygotski's cultural-historical psychology, along with the theoretical production of the fields of educational psychology and literacy studies, in the context of higher education, to investigate the meanings of academic literacy practices among university students and their implications for the constitution of the author-reader-writer. The analyses discuss the demands that emerge in the academic context as new social groups of students access Brazilian universities. They problematize the processes of exclusion and individualization that are intertwined in the university institutional practices, unfolding into obstacles for the appropriation of the academic language and for the construction of authorship and creative positions that involve reading and writing among undergraduate students. The results indicate that the workshops have become an institutional space for the expression and listening of students' voices, for understanding their needs and for researching on their relationships and conditions of permanence in higher education, offering an alternative to models of individualized psychological practices.255 p.| il.porPsicologiaLetramentoAutoriaLetramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0819-T.pdfPPSI0819-T.pdfapplication/pdf2481551https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214245/-1/PPSI0819-T.pdf2285f61dca60b70196e8d43f9ba10215MD5-1123456789/2142452020-10-21 17:58:56.161oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214245Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T20:58:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
title Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
spellingShingle Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
Zonta, Graziele Aline
Psicologia
Letramento
Autoria
title_short Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
title_full Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
title_fullStr Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
title_full_unstemmed Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
title_sort Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
author Zonta, Graziele Aline
author_facet Zonta, Graziele Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zonta, Graziele Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanella, Andréa V
contributor_str_mv Zanella, Andréa V
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Psicologia
Letramento
Autoria
topic Psicologia
Letramento
Autoria
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T20:58:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T20:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214245
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 357882
identifier_str_mv 357882
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214245/-1/PPSI0819-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2285f61dca60b70196e8d43f9ba10215
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805076726251520