Representações sociais sobre ser professor e o processo de (re)construção da identidade docente : um estudo no curso de licenciatura em química da UFAC - Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gahelyka Aghta Pantano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71913
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães
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spelling Souza, Gahelyka Aghta PantanoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Orliney Maciel, 1964-2021-09-30T18:10:16Z2021-09-30T18:10:16Z2021https://hdl.handle.net/1884/71913Orientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/04/2021Inclui referências: p. 188-209Resumo: Este é um estudo que trata das Representações sociais articuladas ao processo de (re)construção da identidade docente de licenciandos em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC). Para esta pesquisa, o Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Multidisciplinar Química/Física, foi o contexto formativo investigado. Esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como a identidade docente é (re)construída por licenciandos em Química participantes de um Programa de Formação de Professores na UFAC, a partir da Representação Social sobre Ser Professor. O aporte teórico-metodológico foi a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, que aborda a produção de saberes sociais e tem sua proposta centrada na construção e na transformação do conhecimento social. Na busca por elucidar como a ação e o pensamento se interligam na dinâmica social, a pesquisa também foi fundamentada em autores que tratam da construção da identidade docente, como Dubar (2005; 2012), Nóvoa (1997; 2013; 2019), Marcelo (2009) e Almeida, Penso e Freitas (2019). A abordagem metodológica é de uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados na produção dos dados apresentados foram o memorial descritivo da trajetória escolar dos participantes da pesquisa, a Associação Livre de Palavras acompanhada da contrarresposta e o Grupo focal. Os dados foram constituídos e analisados mediante os pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais e da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que as Representações Sociais dos participantes da pesquisa no início das atividades do Programa estavam objetivadas e ancoradas na dimensão educacional, pautando-se majoritariamente na Identidade Profissional, que engloba representações relacionadas ao ato educativo e a práticas específicas inerentes à profissão, privilegiando as relações entre professor, aluno e saber. Contudo, essa identidade é permeada pela maneira como eles viam seus professores, a partir das ações que esses desenvolveram em sala de aula, o que confere uma visão simplista da profissão professor, construída neste contexto de escolarização e na formação inicial, tendo em vista que eles já se encontravam na metade do curso de licenciatura e alguns já haviam realizado o estágio supervisionado. Após o desenvolvimento das atividades do programa de Residência Pedagógica, as Representações Sociais sobre Ser Professor de Química passaram a ser ancoradas e objetivadas na dimensão educacional e na dimensão contextual, e esta nova dimensão inclui a instituição escolar, sua organização e sua estrutura. Infere-se que a Representação Social inicial sobre Ser Professor de Química assumiu um status de Representação Socioprofissional após a imersão na cultura profissional por meio da socialização profissional proporcionada pelo Programa. Assim, o estudo realizado permitiu identificar e compreender como em um determinado contexto espaço-temporal os participantes da pesquisa interpretaram a realidade profissional de acordo com as restrições da situação e com seus interesses pessoais - uma interpretação em que todos puderam se situar e se reconhecer (ou não) profissionalmente.Abstract: This study deals with the Social Representations articulated to the process of (re) building the teaching identity of undergraduates in Chemistry at the Federal University of Acre (UFAC). For this research, the Pedagogical Residency Program, a Chemistry/Physics Multidisciplinary subproject, was the formative context investigated. This research aims to investigate whether and how the teaching identity is (re) built by Chemistry undergraduates participating in a Teacher Education Program at UFAC, based on the Social Representation on Being a Teacher. The theoretical-methodological basis was the Theory of Social Representations, by Serge Moscovici, which addresses the production of social knowledge and has its proposal centered on the construction and transformation of social knowledge. In the search to elucidate how action and thought are interconnected in social dynamics, the research was also based on authors who deal with the construction of the teaching identity, such as Dubar (2005; 2012), Nóvoa (1997; 2013; 2019), Marcelo (2009) and Almeida, Penso and Freitas (2019). This research has a qualitative methodological approach. The instruments used in the production of the data presented were the descriptive memorial of the school trajectory of the research participants, the Associação Livre de Palavras accompanied by the counter-response and the focus group. The data were constituted and analyzed using the theoretical assumptions of the Theory of Social Representations and the technique of Content Analysis. The results showed that the Social Representations of the research participants at the beginning of the Program's activities were anchored in the educational dimension, mainly based on Professional Identity, which includes representations related to the educational act and specific practices inherent to the profession, privileging the relations between teacher, student and knowledge. However, this identity is permeated by the way they saw their teachers, based on their actions in the classroom, which gives a simplistic view of the teaching profession, built in this context of schooling and initial training, considering that they were already halfway through the degree course and some had already completed the supervised internship. After the development of the Pedagogical Residency program's activities, the Social Representations on Being a Chemistry Teacher started to be anchored in the educational dimension and in the contextual dimension, and this new dimension includes the school institution, its organization and its structure. It is inferred that the initial Social Representation on Being a Chemistry Teacher assumed a status of Socioprofessional Representation after immersion in the professional culture through the professional socialization provided by the Program. Thus, the study made it possible to identify and understand how, in a given space-time context, the research participants interpreted the professional reality according to the restrictions of the situation and their personal interests - an interpretation in which everyone could place themselves and recognize (or not) themselves professionally.1 arquivo (285 p.) : il. (algumas color.).application/pdfQuímica - Estudo e ensinoProfessores de química - FormaçãoLicenciaturaDocênciaAprendizagem - Aspectos sociaisEducaçãoRepresentações sociais sobre ser professor e o processo de (re)construção da identidade docente : um estudo no curso de licenciatura em química da UFAC - Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GAHELYKA AGHTA PANTANO SOUZA.pdfapplication/pdf2598082https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71913/1/R%20-%20T%20-%20GAHELYKA%20AGHTA%20PANTANO%20SOUZA.pdf65e3eadf2fc88cb75ae3ac05dc31dc25MD51open access1884/719132021-09-30 15:10:16.474open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-30T18:10:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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