Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Kellen Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102712
Resumo: Este trabalho teve como objetivo discutir os dados relacionados a uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de analisar as motivações que levaram os alunos a ingressarem na UFRGS para cursar Licenciatura em Química Noturno. Além, dos fatores de caráter individual e social que possibilitaram a permanência dos mesmos na instituição de ensino. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa aplicamos o questionário para um grupo de alunos previamente definidos, para verificar a validade das perguntas; na segunda etapa aplicamos o questionário, já com as devidas correções que julgamos necessárias, para os alunos que foram admitidos na Universidade a partir de 2009 até 2013. As respostas foram organizadas nas categorias: Motivação; Permanência; Atuação Profissional; Sugestões e Críticas. As teorias de Pierre Bourdieu e Vicent Tinto nos deram respaldo para analisar as diferentes categorias. A análise das respostas dos estudantes nos permitiu compreender que há um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos em interação que favorecem a escolha profissional e a permanência dos estudantes no curso. As relações entre aluno-instituição, como a integração acadêmica informal (aluno-corpo docente) não foi verificada neste estudo como um destes fatores, porém a integração social formal (projeto de iniciação à docência - PIBID) foi identificada como uma das ações formativas mais significativas para estes fins.
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