Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102712 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo discutir os dados relacionados a uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de analisar as motivações que levaram os alunos a ingressarem na UFRGS para cursar Licenciatura em Química Noturno. Além, dos fatores de caráter individual e social que possibilitaram a permanência dos mesmos na instituição de ensino. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa aplicamos o questionário para um grupo de alunos previamente definidos, para verificar a validade das perguntas; na segunda etapa aplicamos o questionário, já com as devidas correções que julgamos necessárias, para os alunos que foram admitidos na Universidade a partir de 2009 até 2013. As respostas foram organizadas nas categorias: Motivação; Permanência; Atuação Profissional; Sugestões e Críticas. As teorias de Pierre Bourdieu e Vicent Tinto nos deram respaldo para analisar as diferentes categorias. A análise das respostas dos estudantes nos permitiu compreender que há um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos em interação que favorecem a escolha profissional e a permanência dos estudantes no curso. As relações entre aluno-instituição, como a integração acadêmica informal (aluno-corpo docente) não foi verificada neste estudo como um destes fatores, porém a integração social formal (projeto de iniciação à docência - PIBID) foi identificada como uma das ações formativas mais significativas para estes fins. |
id |
UFRGS-2_361c1b3fa84ff2613967b4ad280d79a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102712 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Kellen MariaPassos, Camila GreffStrack, Ricardo2014-09-10T02:11:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/102712000935288Este trabalho teve como objetivo discutir os dados relacionados a uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de analisar as motivações que levaram os alunos a ingressarem na UFRGS para cursar Licenciatura em Química Noturno. Além, dos fatores de caráter individual e social que possibilitaram a permanência dos mesmos na instituição de ensino. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa aplicamos o questionário para um grupo de alunos previamente definidos, para verificar a validade das perguntas; na segunda etapa aplicamos o questionário, já com as devidas correções que julgamos necessárias, para os alunos que foram admitidos na Universidade a partir de 2009 até 2013. As respostas foram organizadas nas categorias: Motivação; Permanência; Atuação Profissional; Sugestões e Críticas. As teorias de Pierre Bourdieu e Vicent Tinto nos deram respaldo para analisar as diferentes categorias. A análise das respostas dos estudantes nos permitiu compreender que há um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos em interação que favorecem a escolha profissional e a permanência dos estudantes no curso. As relações entre aluno-instituição, como a integração acadêmica informal (aluno-corpo docente) não foi verificada neste estudo como um destes fatores, porém a integração social formal (projeto de iniciação à docência - PIBID) foi identificada como uma das ações formativas mais significativas para estes fins.application/pdfporLicenciaturaMotivaçãoFormação de professores : QuímicaPor que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935288.pdf000935288.pdfTexto completoapplication/pdf249812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/1/000935288.pdf6d94bb169aa39a3e31f280bd0c0d31f6MD51TEXT000935288.pdf.txt000935288.pdf.txtExtracted Texttext/plain63460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/2/000935288.pdf.txt73c41a0769d4bf53631af6ad87557098MD52THUMBNAIL000935288.pdf.jpg000935288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/3/000935288.pdf.jpg5e392742e03fb1970279589eca2ead81MD5310183/1027122018-10-23 09:11:29.419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
title |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
spellingShingle |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química Reis, Kellen Maria Licenciatura Motivação Formação de professores : Química |
title_short |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
title_full |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
title_fullStr |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
title_sort |
Por que ingressar e permanecer no curso de licenciatura em química |
author |
Reis, Kellen Maria |
author_facet |
Reis, Kellen Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Kellen Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Strack, Ricardo |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff Strack, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Motivação Formação de professores : Química |
topic |
Licenciatura Motivação Formação de professores : Química |
description |
Este trabalho teve como objetivo discutir os dados relacionados a uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de analisar as motivações que levaram os alunos a ingressarem na UFRGS para cursar Licenciatura em Química Noturno. Além, dos fatores de caráter individual e social que possibilitaram a permanência dos mesmos na instituição de ensino. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa aplicamos o questionário para um grupo de alunos previamente definidos, para verificar a validade das perguntas; na segunda etapa aplicamos o questionário, já com as devidas correções que julgamos necessárias, para os alunos que foram admitidos na Universidade a partir de 2009 até 2013. As respostas foram organizadas nas categorias: Motivação; Permanência; Atuação Profissional; Sugestões e Críticas. As teorias de Pierre Bourdieu e Vicent Tinto nos deram respaldo para analisar as diferentes categorias. A análise das respostas dos estudantes nos permitiu compreender que há um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos em interação que favorecem a escolha profissional e a permanência dos estudantes no curso. As relações entre aluno-instituição, como a integração acadêmica informal (aluno-corpo docente) não foi verificada neste estudo como um destes fatores, porém a integração social formal (projeto de iniciação à docência - PIBID) foi identificada como uma das ações formativas mais significativas para estes fins. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102712 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102712 |
identifier_str_mv |
000935288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/1/000935288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/2/000935288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102712/3/000935288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d94bb169aa39a3e31f280bd0c0d31f6 73c41a0769d4bf53631af6ad87557098 5e392742e03fb1970279589eca2ead81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132780363776 |