Autonomia e educação em Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54435
Resumo: Orientador : Celso de Moraes Pinheiro
id UFPR_d34979f7f0a3fa33aed7dfdb318fc721
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54435
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoPinheiro, Celso de Moraes, 1962-2019-10-29T20:13:58Z2019-10-29T20:13:58Z2011https://hdl.handle.net/1884/54435Orientador : Celso de Moraes PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, que diante dos maus investimentos feitos pelo seu governo nesta área, aliado a falta da estrutura das instituições sociais (família e escola), acaba-se por proporcionar somente cansaço e desesperança na educação, embora com uma necessidade cada vez mais emergente de descobrir um meio eficaz de deixar melhores cidadãos para o mundo futuro. Como responsáveis por esta desestruturação nas instituições sociais, pode-se destacar o domínio de uma razão instrumental-tecnicista que supervaloriza o econômico em relação ao humano, a homogeneização não autêntica e não autônoma dos grupos sociais realizadas através de uma cultura de massa que se serve dos diversos meios de comunicação e ideologias consumistas propagados por um sistema capitalista muito bem elaborado pelas grandes corporações da atualidade. Atitudes como esta leva o indivíduo à heteronomia e essa passividade heterônoma conduz os homens a aceitarem formas de vida absurda e desastrosas para a sociedade, tornando-os dependentes e determinadas por princípios que nem sempre condizem com uma vida humana digna em seu sentido mais abrangente, como um cidadão cônscio dos seus direitos e deveres e participante de sua vida social da forma mais autêntica possível. Como forma de iluminar esta reflexão sobre a educação atual, tomar-se-á como base os escritos pedagógicos do filósofo alemão Immanuel Kant, tal como os escritos que estabelecem o fundamento do uso prático da nossa razão (a filosofia moral), uma vez que se compreende que toda a pedagogia kantiana tem como escopo a destinação moral do homem.Abstract: The present work intended to understand how the education based an ideal of autonomy and enlightenment proposed by Kant can help to think of education today in the reality of a country like Brazil, before the bad investments made by your government in this area, coupled with the lack of structure of social institutions (family and school), you end up providing only weariness and hopelessness in education, although with an increasingly emerging need to find an effective way to make better citizens for the future world. How responsible for this breakdown in social institutions, can highlight the dominance of an instrumental reason that overvalues the economic technicalities regarding the human, not authentic and the homogenization of nonautonomous social groups made through a mass culture that serves the various media and consumerist ideologies propagated by a capitalist system very well prepared for today's large corporations. Attitudes like this lead the individual to that passivity and heteronomy leads men to accept absurd and disastrous forms of life to society, making them dependent and determined by principles that do not always match a dignified life in its broadest sense, as a citizen aware of their rights and obligations and participants of their social life in the most authentic as possible. As a way of illuminating this reflection on the current education, will be taken based on the pedagogical writings of German philosopher Immanuel Kant, such as the writings that establish the basis for the practical use of our reason (moral philosophy), since it is understood that all pedagogy is scoped to the Kantian moral destination of man.44 f.application/pdfKant, Immanuel, 1724-1804Educação - FilosofiaAutonomia e educação em Kantinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANTONIO DJALMA BRAGA JUNIOR.pdfapplication/pdf246552https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54435/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20DJALMA%20BRAGA%20JUNIOR.pdf3c511042f7c62547e4fa599a2d52171cMD51open access1884/544352019-10-29 17:13:58.464open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-29T20:13:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia e educação em Kant
title Autonomia e educação em Kant
spellingShingle Autonomia e educação em Kant
Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-
Kant, Immanuel, 1724-1804
Educação - Filosofia
title_short Autonomia e educação em Kant
title_full Autonomia e educação em Kant
title_fullStr Autonomia e educação em Kant
title_full_unstemmed Autonomia e educação em Kant
title_sort Autonomia e educação em Kant
author Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-
author_facet Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga Junior, Antonio Djalma, 1984-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
contributor_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Kant, Immanuel, 1724-1804
Educação - Filosofia
topic Kant, Immanuel, 1724-1804
Educação - Filosofia
description Orientador : Celso de Moraes Pinheiro
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-29T20:13:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-29T20:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54435
url https://hdl.handle.net/1884/54435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54435/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20DJALMA%20BRAGA%20JUNIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c511042f7c62547e4fa599a2d52171c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898700436537344