Análise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melegari, Joana Bonato, 1996-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58955
Resumo: Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
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spelling Melegari, Joana Bonato, 1996-Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-03-21T15:01:21Z2019-03-21T15:01:21Z2018https://hdl.handle.net/1884/58955Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo CezarMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: Este artigo tem por objetivo analisar a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho bibliográfico-documental dividida em duas etapas: 1) Seleção dos documentos oficiais que regulamentam a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002) e como uma disciplina obrigatória (Decreto de Nº 5.626/2005). 2) Levantamento dos documentos no site da universidade investigada. Para análise dos dados, realizamos duas categorias de descrição e análise: a) Grade Curricular e b) Ementa da Disciplina. Os resultados evidenciaram que dos 61 cursos ofertados pela instituição, 13 são de licenciatura. No que diz respeito à disposição da disciplina na grade curricular, observamos que não há uma padronização do período. Quanto aos resultados do ementário da disciplina, observa-se que a carga horária é de 60 horas de natureza presencial. As referências bibliográficas apontam para uma visão socioantropológica da linguagem. Dessa forma, conclui-se que: a) todos os cursos de licenciatura da UFPR seguem o artigo 3º do Decreto de Nº 5.626/2005; b) a disposição da grade curricular não incentiva os futuros docentes a terem experiências práticas com alunos surdos; c) a posição teórica apresentada vai ao encontro da perspectiva defendida pela cultura surda (bilinguismo); d) a quantidade de horas dedicadas ao ensino de uma segunda língua, sessenta horas, é insuficiente para atender um alunado surdo, bem como à ministração dos conteúdos relacionados à Cultura Surda (ensino de língua sinalizada, história e cultura).28 f.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilSurdos - Meios de comunicaçãoEnsino superior - BrasilAnálise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJoana Bonato Melegari TCC 2018 Profa Kelly.pdfapplication/pdf365203https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58955/1/Joana%20Bonato%20Melegari%20TCC%202018%20Profa%20Kelly.pdf90c908d4c45896d7b13d8a30f0494124MD51open accessResumo_Artigo_TCC - Joana Bonato Melegari.mp4video/mp4502721127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58955/2/Resumo_Artigo_TCC%20-%20Joana%20Bonato%20Melegari.mp4d98923a95b05d809918fc2122c3a9545MD52open access1884/589552019-03-21 12:01:22.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-03-21T15:01:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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