Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selzler, Viviane Grzechota
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53799
Resumo: Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. Stival
id UFPR_d4d003c3fe56f76ed3a3ef49ba9b23b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53799
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Selzler, Viviane GrzechotaStival, Maria Cristina Elias EsperUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-07-07T18:18:09Z2021-07-07T18:18:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/53799Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. StivalMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor deEducação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo apresentado como requisito parcial à conclusão do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, tem como objeto de estudo a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola na modalidade indígena na cidade de Diamante do Oeste situada na Costa Oeste do Estado do Paraná. Para tanto, descreve o processo histórico da educação indígena e sua trajetória no território brasileiro, elenca pontos do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), traça um estudo do Projeto Político Pedagógico e busca a desmistificação da pobreza e exclusão social no documento escolar. O RCNEI apresenta orientações para que cada escola indígena possa elaborar seu documento norteador das atividades pedagógicas, fornecendo referências para a prática pedagógica dos professores nas escolas indígenas. Nestas, por sua vez, a educação tem suas peculiaridades, sendo intercultural, comunitária, específica e diferenciada. O Projeto Político Pedagógico revela como referência o documento do RCNEI e é construído pela comunidade escolar que atribui uma identidade ao mesmo. O estudo investiga a vinculação do RCNEI ao Projeto Político Pedagógico da escola indígena com o contexto da comunidade escolar em que a escola está inserida e a visibilidade da pobreza e segregação social na comunidade escolar. Para que o estudo fosse possível, utilizou-se de uma visita do estabelecimento de ensino, conversação com os funcionários sobre a rotina, especificidades e nuances do ambiente escolar, o estudo do Projeto Político Pedagógico e do RCNEI. A pesquisa fundamenta-se em estudos bibliográficos por meio de consulta a títulos que versam sobre o tema, geralmente em material de domínio científico, com a intenção de subsidiar a discussão, comprovar determinada proposição. A presente temática justifica as políticas públicas de acesso de equidade as comunidades escolares brasileiras como o Programa Bolsa Família. O artigo trará, assim, maior visibilidade sobre a temática da educação escolar indígena, o contexto das comunidades e a exclusão social. Os resultados esperados estão relacionados a instigar estudos que focalizem as comunidades indígenas, o conhecimento do RCNEI que diferencia uma escola indígena de uma escola não indígena, a produção do Projeto Político Pedagógico, o contexto escolar e a postergação do ciclo da pobreza e distanciamento social.1 arquivo (19 p.).application/pdfExclusão socialEscolas indígenas - Brasil - CurriculosPlanejamento educacionalReferencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VIVIANE GRZECHOTA SELZLER.pdfapplication/pdf864850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53799/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20GRZECHOTA%20SELZLER.pdfc564dd7257f8bda93922c452ac62a12fMD51open access1884/537992021-07-07 15:18:09.439open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-07T18:18:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
title Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
spellingShingle Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
Selzler, Viviane Grzechota
Exclusão social
Escolas indígenas - Brasil - Curriculos
Planejamento educacional
title_short Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
title_full Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
title_fullStr Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
title_full_unstemmed Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
title_sort Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
author Selzler, Viviane Grzechota
author_facet Selzler, Viviane Grzechota
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stival, Maria Cristina Elias Esper
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Selzler, Viviane Grzechota
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão social
Escolas indígenas - Brasil - Curriculos
Planejamento educacional
topic Exclusão social
Escolas indígenas - Brasil - Curriculos
Planejamento educacional
description Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. Stival
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T18:18:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-07T18:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53799
url https://hdl.handle.net/1884/53799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (19 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53799/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20GRZECHOTA%20SELZLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c564dd7257f8bda93922c452ac62a12f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898843985543168