Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53799 |
Resumo: | Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. Stival |
id |
UFPR_d4d003c3fe56f76ed3a3ef49ba9b23b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53799 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Selzler, Viviane GrzechotaStival, Maria Cristina Elias EsperUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-07-07T18:18:09Z2021-07-07T18:18:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/53799Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. StivalMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor deEducação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo apresentado como requisito parcial à conclusão do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, tem como objeto de estudo a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola na modalidade indígena na cidade de Diamante do Oeste situada na Costa Oeste do Estado do Paraná. Para tanto, descreve o processo histórico da educação indígena e sua trajetória no território brasileiro, elenca pontos do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), traça um estudo do Projeto Político Pedagógico e busca a desmistificação da pobreza e exclusão social no documento escolar. O RCNEI apresenta orientações para que cada escola indígena possa elaborar seu documento norteador das atividades pedagógicas, fornecendo referências para a prática pedagógica dos professores nas escolas indígenas. Nestas, por sua vez, a educação tem suas peculiaridades, sendo intercultural, comunitária, específica e diferenciada. O Projeto Político Pedagógico revela como referência o documento do RCNEI e é construído pela comunidade escolar que atribui uma identidade ao mesmo. O estudo investiga a vinculação do RCNEI ao Projeto Político Pedagógico da escola indígena com o contexto da comunidade escolar em que a escola está inserida e a visibilidade da pobreza e segregação social na comunidade escolar. Para que o estudo fosse possível, utilizou-se de uma visita do estabelecimento de ensino, conversação com os funcionários sobre a rotina, especificidades e nuances do ambiente escolar, o estudo do Projeto Político Pedagógico e do RCNEI. A pesquisa fundamenta-se em estudos bibliográficos por meio de consulta a títulos que versam sobre o tema, geralmente em material de domínio científico, com a intenção de subsidiar a discussão, comprovar determinada proposição. A presente temática justifica as políticas públicas de acesso de equidade as comunidades escolares brasileiras como o Programa Bolsa Família. O artigo trará, assim, maior visibilidade sobre a temática da educação escolar indígena, o contexto das comunidades e a exclusão social. Os resultados esperados estão relacionados a instigar estudos que focalizem as comunidades indígenas, o conhecimento do RCNEI que diferencia uma escola indígena de uma escola não indígena, a produção do Projeto Político Pedagógico, o contexto escolar e a postergação do ciclo da pobreza e distanciamento social.1 arquivo (19 p.).application/pdfExclusão socialEscolas indígenas - Brasil - CurriculosPlanejamento educacionalReferencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VIVIANE GRZECHOTA SELZLER.pdfapplication/pdf864850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53799/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20GRZECHOTA%20SELZLER.pdfc564dd7257f8bda93922c452ac62a12fMD51open access1884/537992021-07-07 15:18:09.439open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-07T18:18:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
title |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
spellingShingle |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná Selzler, Viviane Grzechota Exclusão social Escolas indígenas - Brasil - Curriculos Planejamento educacional |
title_short |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
title_full |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
title_fullStr |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
title_full_unstemmed |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
title_sort |
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná |
author |
Selzler, Viviane Grzechota |
author_facet |
Selzler, Viviane Grzechota |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Stival, Maria Cristina Elias Esper Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selzler, Viviane Grzechota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão social Escolas indígenas - Brasil - Curriculos Planejamento educacional |
topic |
Exclusão social Escolas indígenas - Brasil - Curriculos Planejamento educacional |
description |
Orientador : Profa. Dra. Maria Cristina E. E. Stival |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-07T18:18:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-07T18:18:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53799 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (19 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53799/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20GRZECHOTA%20SELZLER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c564dd7257f8bda93922c452ac62a12f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898843985543168 |