AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Gomes, Katia Maria
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Martins de Andrade, Wbaneide, Santos, Carlos Alberto Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240
Resumo: A educação escolar indígena, no Brasil, tem sido tema de muitos estudos científicos. Diversos pesquisadores buscam conhecer e compreender o fazer pedagógico indígena que atenda às especificidades dos povos originários e respeite os interesses socioeconômicos e culturais dessas comunidades. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância das expressões socioculturais indígenas e a sua inserção no currículo escolar. Buscamos identificar como ocorre a inserção das expressões socioculturais no currículo da educação escolar indígena. Para conhecer essa práxis na realidade da educação escolar indígena, foram entrevistados professores e professoras indígenas das etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tumbalalá – estado da Bahia – e Truká, Pankararu e Kapinawá – em Pernambuco, que relataram seus fazeres dentro de uma proposta curricular direcionada às necessidades pedagógicas intercultural, diferenciada, específica, bilíngue e comunitária. Tal prática, de acordo com os/as entrevistados/as, contribui para a transformação social, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo intercultural, o que pode repercutir em uma sociedade com menos preconceitos e desigualdades.
id UNIVASF-1_18849868637ff7e703f98c1ed1d4880a
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2240
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENAExpressões socioculturais indígenaEducação Escolar IndígenaCurrículo InterculturalA educação escolar indígena, no Brasil, tem sido tema de muitos estudos científicos. Diversos pesquisadores buscam conhecer e compreender o fazer pedagógico indígena que atenda às especificidades dos povos originários e respeite os interesses socioeconômicos e culturais dessas comunidades. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância das expressões socioculturais indígenas e a sua inserção no currículo escolar. Buscamos identificar como ocorre a inserção das expressões socioculturais no currículo da educação escolar indígena. Para conhecer essa práxis na realidade da educação escolar indígena, foram entrevistados professores e professoras indígenas das etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tumbalalá – estado da Bahia – e Truká, Pankararu e Kapinawá – em Pernambuco, que relataram seus fazeres dentro de uma proposta curricular direcionada às necessidades pedagógicas intercultural, diferenciada, específica, bilíngue e comunitária. Tal prática, de acordo com os/as entrevistados/as, contribui para a transformação social, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo intercultural, o que pode repercutir em uma sociedade com menos preconceitos e desigualdades.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240/1696Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Gomes, Katia MariaMartins de Andrade, WbaneideSantos, Carlos Alberto Batista2024-05-21T13:43:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2240Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
title AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
spellingShingle AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
Rodrigues Gomes, Katia Maria
Expressões socioculturais indígena
Educação Escolar Indígena
Currículo Intercultural
title_short AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
title_full AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
title_fullStr AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
title_full_unstemmed AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
title_sort AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
author Rodrigues Gomes, Katia Maria
author_facet Rodrigues Gomes, Katia Maria
Martins de Andrade, Wbaneide
Santos, Carlos Alberto Batista
author_role author
author2 Martins de Andrade, Wbaneide
Santos, Carlos Alberto Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Gomes, Katia Maria
Martins de Andrade, Wbaneide
Santos, Carlos Alberto Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Expressões socioculturais indígena
Educação Escolar Indígena
Currículo Intercultural
topic Expressões socioculturais indígena
Educação Escolar Indígena
Currículo Intercultural
description A educação escolar indígena, no Brasil, tem sido tema de muitos estudos científicos. Diversos pesquisadores buscam conhecer e compreender o fazer pedagógico indígena que atenda às especificidades dos povos originários e respeite os interesses socioeconômicos e culturais dessas comunidades. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância das expressões socioculturais indígenas e a sua inserção no currículo escolar. Buscamos identificar como ocorre a inserção das expressões socioculturais no currículo da educação escolar indígena. Para conhecer essa práxis na realidade da educação escolar indígena, foram entrevistados professores e professoras indígenas das etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tumbalalá – estado da Bahia – e Truká, Pankararu e Kapinawá – em Pernambuco, que relataram seus fazeres dentro de uma proposta curricular direcionada às necessidades pedagógicas intercultural, diferenciada, específica, bilíngue e comunitária. Tal prática, de acordo com os/as entrevistados/as, contribui para a transformação social, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo intercultural, o que pode repercutir em uma sociedade com menos preconceitos e desigualdades.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240/1696
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487002882048