Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miola, Rudinei José
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24255
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_d514871fbf945b73357a30b86f97e8ab
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24255
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Miola, Rudinei JoséSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-11-27T14:40:41Z2020-11-27T14:40:41Z2008https://hdl.handle.net/1884/24255Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,29/08/2008Bibliografia: fls. 99-102Resumo: Este trabalho discorre sobre saberes experienciais mobilizados por professores de Matemática num grupo de estudos que visava produzir e publicar um Objeto de Aprendizagem Colaborativa (OAC), envolvendo conceitos geométricos. Objetiva descrever e analisar o processo a partir das questões: O saber experiencial desenvolvido em sala de aula pelos professores de Matemática possibilitaria/auxiliaria a produção de um OAC? Os professores percebem e/ou utilizam as possibilidades que a tecnologia oferece ao tentar produzir algo diferente do que o livro didático traz? Para isso, utilizamos as idéias de Matemática Escolar e de saber experiencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a análise das transcrições de episódios de encontros realizados. Observamos que o saber docente dos professores participantes se objetivou e se transformou durante as relações estabelecidas no grupo. Concluímos que os saberes experienciais identificados por meio das características escolhidas na literatura consultada, por si só não foram suficientes para a elaboração de um OAC nos moldes estabelecidos. A fragilidade maior foi encontrada tanto nos conteúdos de Geometria quanto nos conteúdos pedagógicos, o que impossibilitou a perspectiva de uma autoria.Abstract: This paper analyses the experiential knowledge generated by mathematics teachers in a study group with the aim of producing and publishing a Collaborative Learning Object, involving geometric concepts. Its main aim is to describe and analyse the process, based on two questions: Would the experiential knowledge developed by mathematics teachers in the classroom help generating a Collaborative Learning Object? Are teachers aware of what is offered by technology and do they try to do something different from what is in course books? We used the School Mathematics and experiential knowledge ideas for this purpose. It is a qualitative research into the records of meetings. We observed that the teachers‘ knowledge was expressed and improved according to their relationships established when working in groups, totally different from what happens to students in the classroom. A lack of knowledge about teaching activities in the classroom was detected. We concluded that the experiential knowledge identified by the literature chosen were not sufficient to generate a Collaborative Learning Object in the established pattern. The major weakness was detected in the Geometry contents as well as in the pedagogic contents, making the prospect of authorship impossible.125 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaEducaçãoSaberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdfapplication/pdf1508652https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/1/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf3c66df0bb784e11d672f2918678bf57fMD51open accessTEXTRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdf.txtExtracted Texttext/plain278913https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/2/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.txtc9ebf8e6bf894e1b2e803b6e3fe94db7MD52open accessTHUMBNAILRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/3/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpgb5567d9a833347cc20da4ddf86726d3bMD53open access1884/242552020-11-27 11:40:42.054open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24255Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-27T14:40:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
title Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
spellingShingle Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
Miola, Rudinei José
Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
title_short Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
title_full Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
title_fullStr Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
title_full_unstemmed Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
title_sort Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
author Miola, Rudinei José
author_facet Miola, Rudinei José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Miola, Rudinei José
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T14:40:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-27T14:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24255
url https://hdl.handle.net/1884/24255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/1/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/2/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/3/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c66df0bb784e11d672f2918678bf57f
c9ebf8e6bf894e1b2e803b6e3fe94db7
b5567d9a833347cc20da4ddf86726d3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898709308538880