A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69074
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Walter Lima Torres Neto
id UFPR_d528a9630760020b62d8ef34484ec869
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69074
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasTorres Neto, Walter Lima, 1964-Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de2023-06-19T12:44:19Z2023-06-19T12:44:19Z2020https://hdl.handle.net/1884/69074Orientador: Prof. Dr. Walter Lima Torres NetoPedido de não divulgação do Setor de Letras/Prof. Orientador.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/03/2020Inclui referências: p. 152-160Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Esta dissertação é referente a uma pesquisa de recepção aplicada à peça Um bonde chamado desejo (1947), do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, que foi montada diversas vezes no Brasil, por importantes companhias teatrais, entre 1948 e 2018. A fim de compreender como o meio teatral brasileiro, ao longo de sete décadas, assimilou esse aclamado texto dramático do teatro do pós-guerra americano, foi realizado um levantamento de relatos pessoais que revelam o que os diretores, atrizes, atores e outros profissionais, envolvidos nas montagens arroladas, observaram sobre seus aspectos narrativos e sobre sua constituição estética realista-naturalista. Para complementar esses relatos, programas teatrais da peça foram consultados com o intuito de se coletar informações e dados pertinentes às montagens e à concepção atistica desses agentes criativos. Também foi realizada uma pesquisa, em periódicos, com o intuito de verificar o que a crítica teatral especializada produziu sobre as propriedades literárias e a encenação da peça. A partir da análise dos relatos e dos documentos obtidos foi possível completar algumas lacunas da trajetória que Um bonde chamado desejo percorreu no tempo e no espaço geográfico brasileiro. Os resultados da pesquisa demonstram que a peça foi relevante para o processo de modernização do teatro brasileiro, colaborando para o desenvolvimento cultural dos agentes criativos e dos espectadores de modo geral. Palavras-chave: Dramaturgia. Tennessee Williams. Recepção. Agentes Criativos.Abstract: This dissertation refers to how was the reception of the play A Streetcar Named Desire (1947), by the American playwright Tennessee Williams, in Brazil. Between 1948 and 2018, important theatrical companies produced the play. To understand how the Brazilian theatrical environment, over seven decades, assimilated this acclaimed dramatic text from the post-war American theater, a survey of personal opinions was carried out. It reveals what directors, actresses, actors and other professionals spoke about the narrative aspects and about the realistic-naturalist aesthetic constitution of the play. To complement their declarations, the theatrical programs of the play were consulted in order to collect information and data relevant to the productions and the lives of these creative agents. A research was also carried out in periodicals in order to verify what the specialized theatrical critics wrote about the literary properties and the staging of the play. From the analysis of the reports and documents obtained, it was possible to complete some gaps in the trajectory that A Streetcar Named Desire have gone through in time and in the Brazilian geographic territory. The results of the research demonstrate that the play was relevant to the modernization of the Brazilian theater, contributing to the cultural development of creative agents and the theatergoers in general. Keywords: Dramaturgy. Tennessee Williams. Reception. Creative Agents.1 recurso online : PDF.application/pdfWilliams, Tennessee, 1911-1983Teatro americanoTeatro brasileiroTeatro (Literatura)LetrasA trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAEL FRANCISCO FONSECA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf6762101https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69074/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20FRANCISCO%20FONSECA%20DE%20OLIVEIRA.pdf6a28cda3320439b2f047f11c232ed57bMD51open access1884/690742023-06-19 09:44:19.663open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69074Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-19T12:44:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
title A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
spellingShingle A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
Williams, Tennessee, 1911-1983
Teatro americano
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
Letras
title_short A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
title_full A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
title_fullStr A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
title_full_unstemmed A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
title_sort A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
author Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
author_facet Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres Neto, Walter Lima, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
contributor_str_mv Torres Neto, Walter Lima, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Williams, Tennessee, 1911-1983
Teatro americano
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
Letras
topic Williams, Tennessee, 1911-1983
Teatro americano
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Walter Lima Torres Neto
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T12:44:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T12:44:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69074
url https://hdl.handle.net/1884/69074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69074/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20FRANCISCO%20FONSECA%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a28cda3320439b2f047f11c232ed57b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898908276883456