Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gern, Augusta Fehrmann
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/47462
Resumo: Orientadora : Profª Drª Myrian Del Vecchio de Lima
id UFPR_d613f195e9c1b577ce3cd6d6b47a4f8d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47462
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gern, Augusta FehrmannLima, Myrian Regina del Vecchio deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2018-03-14T17:10:27Z2018-03-14T17:10:27Z2009http://hdl.handle.net/1884/47462Orientadora : Profª Drª Myrian Del Vecchio de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 23/03/2017Inclui referências : f. 171-182Área de concentração : Comunicação e sociedadeResumo: O exame da produção jornalística acerca do meio ambiente e o estudo da produção científica sobre o jornalismo ambiental apontam a necessidade de uma cobertura mais sistêmica e holística sobre o tema (HANNIGAN, 1995; BUENO, 2007; GIRARDI e SCHWAAB, 2008; COX, 2009). Nesta dissertação adota-se uma visão epistemológica e sociológica sobre o meio ambiente (LEFF, 2002; 2012) e uma perspectiva construcionista do jornalismo (ALSINA, 2009), entendendo que o jornalismo ambiental pode proporcionar um conhecimento muito mais profundo e significativo sobre a preservação do meio em que vivemos. De forma específica, a pesquisa dirige o olhar para a formação universitária dos futuros jornalistas, tendo como objetivo descobrir como a questão ambiental está presente nos cursos de graduação da área na região Sul do Brasil: Será que a forma como o tema está incorporado nos cursos possibilita a prática de um jornalismo complexo? Ao se ter como premissa a importância da oferta de disciplinas sobre a temática para se apreender a visão socioambiental aqui sustentada, são traçados diferentes percursos metodológicos que permitem uma abordagem ampla do cenário pesquisado. A partir do exame das novas diretrizes curriculares, aprovadas em 2013 para os cursos de jornalismo, e em busca de resultados significativos e que não privilegiem apenas uma etapa fragmentada do processo ensino/aprendizagem foram realizados: pesquisa exploratória com 23 universidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (76% do total), o que permitiu visualizar como as instituições inserem o tema nos currículos dos cursos em questão e em suas ementas; entrevistas semiabertas com professores para identificar suas visões e inter-relações no processo de ensino sobre a temática; e procedimentos diferentes que buscam obter dados quantitativos e qualitativos sobre a visão dos alunos, por meio de questionários semiabertos online, pesquisa-ação adaptada às condições deste estudo no âmbito da disciplina ?Jornalismo e Meio Ambiente? na Universidade Federal do Paraná, aplicação de técnica de grupo focal e entrevistas com alunos de universidades que já cursaram disciplinas sobre o tema. Com a triangulação dos diferentes diálogos e resultados, a pesquisa busca entender intencionalidades e compreensões sobre a abordagem da temática nas disciplinas ofertadas e contribuir para novas possibilidades para o ensino da comunicação sobre o meio ambiente, de forma a se chegar à prática de um jornalismo ambiental sistêmico. Palavras-chave: Comunicação. Jornalismo ambiental. Ensino de jornalismo. Meio Ambiente. Universidades da Região Sul.Abstract: Studies concerning the journalistic production about the environment and the scientific production on environmental journalism point to the need for a more systemic and holistic coverage of the subject (HANNIGAN, 1995, BUENO, 2007, GIRARDI and SCHWAAB, 2008, COX, 2009). In this research we adopt an epistemological and sociological view of the environment (LEFF, 2002; 2012) and a constructivist perspective of journalism (ALSINA, 2009), understanding that environmental journalism can provide a much deeper and meaningful knowledge about the preservation of the spaces in which we live. Specifically, this research directs its focus to the university's education of future journalists, aiming to find out how the environmental issue is presented in the graduation courses in the South of Brazil: the way through which the theme is incorporated by the courses enables the practice of a complex journalism? Taking as a premise the importance of the offer of subjects related to this theme to apprehend the social environmental vision here sustained, different methodological paths are traced in order to allow a broad approach to the researched scenario. From the examination of the new curricular guidelines, approved in 2013 for journalism courses, and in search of significant results that do not privilege only a fragmented stage of the teaching/learning process, the following procedures were carried out: exploratory research with 23 universities from the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul (76% of the total), which allowed us to visualize how institutions insert the theme in the programs of the courses in question and in their summaries; semi-open interviews with teachers to identify their visions and interrelations in the teaching process on this theme; and different procedures that seek to obtain quantitative and qualitative data about the students' vision, through online semiopen questionnaires; action research adapted to the conditions of this study within the scope of the "Journalism and Environment" discipline at Universidade Federal do Paraná; application of focus groups and interviews with students from universities who have already studied subjects about this theme. With the triangulation of the different dialogues and results, the research seeks to understand the intentions and comprehensions about the approach of the theme in the disciplines offered and aims to contribute with new possibilities for the teaching of communication about the environment, in order to achieve a systemic practice of environmental journalism. Keywords: Communication. Environmental journalism. Journalism teaching. Environment. Universities of Southern Region.194 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalJornalismo ambientalJornalismo - Estudo e ensino (Superior) - BrasilComunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AUGUSTA FEHRMANN GERN.pdfapplication/pdf1901019https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47462/1/R%20-%20D%20-%20AUGUSTA%20FEHRMANN%20GERN.pdfa8f9c54cc0261c186583c676aba16a0fMD51open access1884/474622018-03-14 14:10:27.978open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47462Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-14T17:10:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
title Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
spellingShingle Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
Gern, Augusta Fehrmann
Jornalismo ambiental
Jornalismo - Estudo e ensino (Superior) - Brasil
title_short Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
title_full Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
title_fullStr Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
title_full_unstemmed Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
title_sort Comunicação e meio ambiente nas salas de aula : um olhar sobre o jornalismo ambiental no ensino superior do sul do Brasil
author Gern, Augusta Fehrmann
author_facet Gern, Augusta Fehrmann
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lima, Myrian Regina del Vecchio de
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Gern, Augusta Fehrmann
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo ambiental
Jornalismo - Estudo e ensino (Superior) - Brasil
topic Jornalismo ambiental
Jornalismo - Estudo e ensino (Superior) - Brasil
description Orientadora : Profª Drª Myrian Del Vecchio de Lima
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-14T17:10:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-14T17:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/47462
url http://hdl.handle.net/1884/47462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 194 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47462/1/R%20-%20D%20-%20AUGUSTA%20FEHRMANN%20GERN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8f9c54cc0261c186583c676aba16a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860839247970304