Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78948
Resumo: Orientador: Robson de Oliveira
id UFPR_d699ad6cbd2c33fb75afe2d6c595f8d6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78948
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarOliveira, Robson de2022-09-27T17:09:24Z2022-09-27T17:09:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/78948Orientador: Robson de OliveiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo: Os debates acerca das questões de gênero e sexualidade estão tomando cada vez mais espaço dentro da academia, na mídia, e também dentro do ambiente escolar. As respostas antes dadas para essas questões, advindas da sociedade por vezes de uma sociedade conservadora, e dos discursos baseados no certo e errado já não servem mais para responder aos questionamentos da juventude LGBTQIA+. A partir das análises de algumas pesquisas feitas pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) sobre violência contra a população LGBTQIA+ dentro da escola, este trabalho buscou pensar a teoria queer como uma teoria que pode contribuir para se pensar a educação e atuar como uma pedagogia dentro do ambiente escolar. Por questionar os padrões binários de gênero e sexualidade, fazer pensar sobre as identidades, a teoria queer pode contribuir para que a escola se torne um espaço mais democrático e inclusivo. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas principalmente baseadas em Guacira Lopes Louro e João Silvério Trevisan, que trabalham essas temáticas em suas obras. A partir das leituras e reflexões sobre a teoria queer e sobre os dados de LGBTQIA+fobia presentes na escola na realidade brasileira, buscou-se pensar em uma pedagogia queer, enquanto uma pedagogia que pode contribuir para a diminuição das práticas das violências sofridas por pessoas LGBTQIA+ dentro do ambiente escolar1 recurso online (39 p.) : PDF.application/pdfHomossexualidade e educaçãoCrianças e sexoIdentidade sexual na educaçãoTeoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCAS HENRIQUE NUNES BATISTA.pdfapplication/pdf776341https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78948/1/R%20-%20E%20-%20LUCAS%20HENRIQUE%20NUNES%20BATISTA.pdfdfc4afecb31b5a0b0ac6d5df0b5e7fbeMD51open access1884/789482022-09-27 14:09:24.532open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78948Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T17:09:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
title Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
spellingShingle Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
Homossexualidade e educação
Crianças e sexo
Identidade sexual na educação
title_short Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
title_full Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
title_fullStr Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
title_full_unstemmed Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
title_sort Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional
author Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
author_facet Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Robson de
contributor_str_mv Oliveira, Robson de
dc.subject.por.fl_str_mv Homossexualidade e educação
Crianças e sexo
Identidade sexual na educação
topic Homossexualidade e educação
Crianças e sexo
Identidade sexual na educação
description Orientador: Robson de Oliveira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T17:09:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T17:09:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78948
url https://hdl.handle.net/1884/78948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (39 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78948/1/R%20-%20E%20-%20LUCAS%20HENRIQUE%20NUNES%20BATISTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfc4afecb31b5a0b0ac6d5df0b5e7fbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898773055668224