Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scandelari, Poliana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87313
Resumo: Orientadora: Profª Drª Neila Tonin Agranionih
id UFPR_d72eb1057a95e795ace130c23309bbdc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87313
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAgranionih, Neila Tonin, 1963-Scandelari, Poliana2024-04-03T21:57:39Z2024-04-03T21:57:39Z2023https://hdl.handle.net/1884/87313Orientadora: Profª Drª Neila Tonin AgranionihDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/11/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa analisou, através de um ciclo de Estudos de Aula, as aprendizagens docentes relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada com três professoras e uma pesquisadora na Escola Municipal Duílio Calderari, que fazem parte da rede Municipal de ensino de Curitiba- Pr. De caráter qualitativa, a coleta de dados realizou-se através de oito encontros nas dependências da referida escola e contou com a participação de 25 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, para a aula de investigação (7ª sessão deste ciclo de Estudo de Aula). Os dados foram coletados de agosto a dezembro/ 2022 e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A partir da codificação e categorização e de unidades de análise, de acordo com as falas dos participantes durante a coleta de dados, emergiram 3 principais categorias: 1. Aprendizagem sobre os estudantes; 2. Gestão da prática docente; 3. Conhecimentos dos professores, que estão dispostas ao longo desta pesquisa. Durante a coleta de dados, foi possível observar que as professoras participantes internalizaram as duas primícias que caracterizam um Estudo de Aula: a colaboração e a reflexão, além de evidenciar que a profissão do professor conta com um conhecimento específico: o conhecimento pedagógico do conteúdo.Abstract: This research analyzed, through a cycle of Lesson Studies, the teacher learning related to the pedagogical knowledge of the content of Elementary School teachers. Data collection was carried out with three teachers and a researcher at the Duílio Calderari Elementary School, which are part of the Elementary Education Network of Curitiba - PR. Of a qualitative nature, the data collection was carried out through eight meetings on the premises of the aforementioned school and had the participation of 25 students from the 4th year of Elementary School, for the research class (7th session of this cycle of Classroom Study). Data were collected from August to December 2022 and were analyzed using Content Analysis (Bardin, 2016). From the coding and categorization and units of analysis, according to the participants' statements during data collection, 3 main categories emerged: 1. Learning about the students; 2. Management of teaching practice; 3. Teachers' knowledge, which are available throughout this research. During data collection, it was possible to observe that the participating teachers internalized the two first fruits that characterize a Classroom Study: collaboration and reflection, in addition to showing that the teacher's profession has a specific knowledge: the pedagogical knowledge of the content.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemáticaEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoEducaçãoEstudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - POLIANA CARLA SCANDELARI DOS SANTOS DE CASTRO.pdfapplication/pdf2470775https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87313/1/R%20-%20D%20-%20POLIANA%20CARLA%20SCANDELARI%20DOS%20SANTOS%20DE%20CASTRO.pdf71f0ffee1579b43768516a7c39089f78MD51open access1884/873132024-04-03 18:57:39.366open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87313Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-03T21:57:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Scandelari, Poliana
Matemática
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
title_short Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Scandelari, Poliana
author_facet Scandelari, Poliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Scandelari, Poliana
contributor_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
topic Matemática
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Neila Tonin Agranionih
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-03T21:57:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-03T21:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87313
url https://hdl.handle.net/1884/87313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87313/1/R%20-%20D%20-%20POLIANA%20CARLA%20SCANDELARI%20DOS%20SANTOS%20DE%20CASTRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71f0ffee1579b43768516a7c39089f78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860636935716864