Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77295 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_7cefa8d7ee5b8845571620185cb52bc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77295 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brum, JéssicaFortuna, Tânia Ramos2013-08-23T01:46:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/77295000895843Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas.application/pdfporPrática pedagógicaEnsino fundamentalLudicidadeProfessorPráticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895843.pdf000895843.pdfTexto completoapplication/pdf303178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/1/000895843.pdf1307fe3e1c53513b7dc0e6e7f4aa85d3MD51TEXT000895843.pdf.txt000895843.pdf.txtExtracted Texttext/plain83104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/2/000895843.pdf.txt7cda34d8d2f415837d7fae0049bba3fbMD52THUMBNAIL000895843.pdf.jpg000895843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/3/000895843.pdf.jpg26be0792729c716390acbb8d882589ddMD5310183/772952018-10-17 07:32:23.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
title |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens Brum, Jéssica Prática pedagógica Ensino fundamental Ludicidade Professor |
title_short |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
title_full |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
title_sort |
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens |
author |
Brum, Jéssica |
author_facet |
Brum, Jéssica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brum, Jéssica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fortuna, Tânia Ramos |
contributor_str_mv |
Fortuna, Tânia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino fundamental Ludicidade Professor |
topic |
Prática pedagógica Ensino fundamental Ludicidade Professor |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:46:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77295 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77295 |
identifier_str_mv |
000895843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/1/000895843.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/2/000895843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/3/000895843.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1307fe3e1c53513b7dc0e6e7f4aa85d3 7cda34d8d2f415837d7fae0049bba3fb 26be0792729c716390acbb8d882589dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447111009828864 |