Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Jéssica
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77295
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_7cefa8d7ee5b8845571620185cb52bc9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77295
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brum, JéssicaFortuna, Tânia Ramos2013-08-23T01:46:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/77295000895843Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas.application/pdfporPrática pedagógicaEnsino fundamentalLudicidadeProfessorPráticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895843.pdf000895843.pdfTexto completoapplication/pdf303178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/1/000895843.pdf1307fe3e1c53513b7dc0e6e7f4aa85d3MD51TEXT000895843.pdf.txt000895843.pdf.txtExtracted Texttext/plain83104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/2/000895843.pdf.txt7cda34d8d2f415837d7fae0049bba3fbMD52THUMBNAIL000895843.pdf.jpg000895843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/3/000895843.pdf.jpg26be0792729c716390acbb8d882589ddMD5310183/772952018-10-17 07:32:23.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
title Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
spellingShingle Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
Brum, Jéssica
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Ludicidade
Professor
title_short Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
title_full Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
title_fullStr Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
title_sort Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
author Brum, Jéssica
author_facet Brum, Jéssica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Jéssica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
contributor_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino fundamental
Ludicidade
Professor
topic Prática pedagógica
Ensino fundamental
Ludicidade
Professor
description Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. Os principais conceitos do estudo – aprendizagem e ludicidade – estão ancorados nos teóricos Piaget e Vygostsky, e nos estudos de Fortuna, Friedmann, Freire, entre outros. Problematiza-se o papel do professor e a importância do lúdico para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que se utilizou de entrevista com uma professora do Ensino Fundamental de um Colégio da rede pública de ensino localizado em Porto Alegre/RS, bem como observações da prática pedagógica desenvolvida pela mesma. A análise dos dados permitiu identificar as possibilidades de trabalhar de forma lúdica em sala de aula, suas contribuições para as aprendizagens dos alunos e os mecanismos necessários para que este trabalho ocorra. Entre os principais resultados destaca-se a constatação de que o trabalho lúdico em sala de aula é possível e necessário; porém, para que este trabalho desenvolva-se com qualidade, faz-se necessária uma rede de apoio que envolva pais, professores, alunos e funcionários. Impõe-se, também, repensar o tempo e o espaço na escola, além do próprio conceito de aprendizagem empregado em suas práticas pedagógicas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895843
url http://hdl.handle.net/10183/77295
identifier_str_mv 000895843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/1/000895843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/2/000895843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77295/3/000895843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1307fe3e1c53513b7dc0e6e7f4aa85d3
7cda34d8d2f415837d7fae0049bba3fb
26be0792729c716390acbb8d882589dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450822111232