Expansão do ensino secundário ginasial público no Paraná (1947-1961) : atores políticos, discursos e práticas de governo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/83555 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979-Oliveira, Kevin Lino de2023-07-25T20:10:35Z2023-07-25T20:10:35Z2023https://hdl.handle.net/1884/83555Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2023Inclui referências: p. 142-187Resumo: O presente estudo tem como tema geral a História do Ensino Secundário no Brasil no século XX, em especial a História do Ensino Secundário Público no Estado do Paraná, entre a segunda metade da década de 1940 e início da década de 1960. Diante dessa temática, busco responder a seguinte questão norteadora: como ocorreu o processo de expansão do ensino secundário ginasial público no Estado do Paraná, no período compreendido entre os anos de 1947 e 1961? Frente a esse questionamento, o objetivo é realizar uma investigação histórica acerca do processo de expansão do ensino secundário ginasial público paranaense no período, com base no exame dos discursos e práticas de governo vinculadas aos Poderes Executivo e Legislativo Estadual. A hipótese que orienta este estudo permite afirmar que: houve um processo de expansão do ensino secundário ginasial público no Estado, a partir do final da década de 1940, fato decorrente da criação de novos ginásios públicos em diferentes regiões, especialmente no interior; estadualização de ginásios municipais e privados; concessão de bolsas de estudos a estudantes paranaenses; realização de concursos públicos para professores e diretores, dentre outras ações do poder público estadual. Esse desenvolvimento, que esteve ligado às demandas demográficas, econômicas e sociais do período, teve como um, dentre outros desdobramentos, os primórdios da configuração de uma rede pública de ensino. Para responder à problemática levantada, recorro ao quadro teórico vinculado à Nova História Política (NHP), dimensão historiográfica que forneceu as bases sobre as quais foi possível realizar o enfrentamento e análise das fontes mobilizadas. Dessa forma, um corpus documental diversificado é examinado, composto por dados estatísticos, legislações educacionais, relatórios de governo, mensagens de governadores, projetos de lei, anais e diários da assembleia legislativa, dentre outros vestígios da oferta do ensino secundário público, com ênfase ao Curso Ginasial. Tais fontes foram consultadas em diferentes repositórios digitais e nos acervos da Biblioteca Pública do Paraná, Biblioteca Mbá de Ferrante do Arquivo Público do Paraná, Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná e Biblioteca Romário Martins do Museu Paranaense. À guisa de conclusão, ressalto que foi possível verificar que a expansão do ensino secundário ginasial público no Paraná, marcado com algum grau de aceleração desde o final da década de 1940, ocorreu em meio a uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Da mesma forma, que se apoiou em diversos atores políticos, discursos e práticas de governo dos Poderes Executivo e Legislativo Estadual, sob a tônica do progresso e da modernização. Pelo exposto, conclui-se que a hipótese levantada, encontra respaldo nas fontes discorridas e nas análises empreendidas.Abstract: The present study has as its general theme the History of Secondary Education in Brazil in the 20th century, especially the History of Public Secondary Education in the State of Paraná, between the second half of the 1940s and the beginning of the 1960s. In view of this theme, I seek to answer the following guiding question: how did the expansion process of public secondary education in the State of Paraná take place between 1947 and 1961? In face of this question, the goal is to carry out a historical investigation about the expansion process of public secondary education in Paraná during this period, based on the examination of government discourses and practices linked to the Executive and Legislative State Powers. The hypothesis that guides this study allows us to state that: there was a process of expansion of public junior secondary education in the State, starting at the end of the 1940s, a fact that resulted from the creation of new public gymnasiums in different regions, especially in the interior of the state; stateization of municipal and private gymnasiums; concession of scholarships to Paraná students; public competitive examinations for teachers and principals, among other actions of the State public power. This development, which was linked to the demographic, economic and social demands of the period, had as one, among other developments, the beginnings of the configuration of a public school system. To answer the problem raised, I resorted to the theoretical framework linked to the New Political History (NHP), historiographic dimension that provided the bases on which it was possible to perform the confrontation and analysis of the sources mobilized. In this way, a diversified documental corpus is examined, composed of statistical data, educational legislation, government reports, governors' messages, bills, annals and diaries of the legislative assembly, among other traces of the public secondary education offer, with emphasis on the Curso Ginasial. These sources were consulted in different digital repositories and in the collections of the Biblioteca Pública do Paraná, the Biblioteca Mbá de Ferrante of the Arquivo Público do Paraná, the Biblioteca de Ciências Humanas of the Universidade Federal do Paraná and the Biblioteca Romário Martins of the Museu Paranaense. By way of conclusion, I emphasize that it was possible to verify that the expansion of public secondary education in Paraná, marked with some degree of acceleration since the late 1940s, occurred amidst a series of political, economic, and social events. In the same way, it was supported by several political actors, discourses, and government practices of the Executive and Legislative State Powers, under the keynote of progress and modernization. From the above, we conclude that the hypothesis raised is supported by the sources discussed and the analyses undertaken.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação - História - ParanáEducação e Estado - ParanáEducação - Aspectos políticosEscolas publicas - ParanáEducaçãoExpansão do ensino secundário ginasial público no Paraná (1947-1961) : atores políticos, discursos e práticas de governoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KEVIN LINO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf10100652https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83555/1/R%20-%20D%20-%20KEVIN%20LINO%20DE%20OLIVEIRA.pdff16874f35f1224b494a96fd574f4867cMD51open access1884/835552023-07-25 17:10:35.595open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83555Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-25T20:10:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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