História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas. |
id |
IFRN-3_5ecc42b8db808e7ef17f4caf35de9979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/9689 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arteEstado da ArteEnsino secundárioHistória da educaçãoParaná.O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/968910.15628/holos.2020.9689HOLOS; v. 3 (2020); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kevin Lino deChaves Junior, Sergio Roberto2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9689Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
title |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
spellingShingle |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte Oliveira, Kevin Lino de Estado da Arte Ensino secundário História da educação Paraná. |
title_short |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
title_full |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
title_fullStr |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
title_full_unstemmed |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
title_sort |
História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte |
author |
Oliveira, Kevin Lino de |
author_facet |
Oliveira, Kevin Lino de Chaves Junior, Sergio Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Chaves Junior, Sergio Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kevin Lino de Chaves Junior, Sergio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da Arte Ensino secundário História da educação Paraná. |
topic |
Estado da Arte Ensino secundário História da educação Paraná. |
description |
O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689 10.15628/holos.2020.9689 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.9689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2020); 1-19 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625175334912 |