Lições aprendidas : o potencial das contribuições do uso de dados abertos da CAPES para a gestão de programas stricto sensu da área interdisciplinar
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72281 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helena de Fátima Nunes Silva |
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Balbino, José Nivaldo, 1978-Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956-Scheer, Sérgio, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação2022-01-18T12:26:04Z2022-01-18T12:26:04Z2021https://hdl.handle.net/1884/72281Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helena de Fátima Nunes SilvaCoorientador: Prof. Dr. Sérgio ScheerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 29/04/2021Inclui referências: p. 215-231Resumo: A disponibilidade quantitativa de informações cresceu exponencialmente a partir da evolução dos serviços de internet, cujos dados abertos têm grande potencial de informações úteis para a socialização de novos conhecimentos, hábeis a contribuir com a melhoria da qualidade e o desenvolvimento institucional. Esta tese tem como objetivo geral analisar o potencial dos dados abertos para captar lições aprendidas que contribuam para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área Interdisciplinar. Dados abertos, gestão do conhecimento e lições aprendidas permeiam o estudo e bem conversaram com a questão atinente à interdisciplinaridade, esta última enquanto tema essencial para a gestão dos programas de pós-graduação, principalmente aqueles vinculados à Área Interdisciplinar. A condução deste estudo também reduz a lacuna existente entre as fronteiras das disciplinas de gestão, gestão da informação e tecnologia da informação, bem como permite extrair inferências contundentes sobre os benefícios advindos deste estreitamento analítico, notadamente sobre as melhorias que os programas de pós-graduação da Área Interdisciplinar podem auferir a partir da captura de lições aprendidas, obtidas por meio de dados abertos, disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo adota metodologia qualitativa, com coleta de dados por intermédio das informações disponibilizadas pela CAPES, referente aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Área Interdisciplinar. A análise vincula-se à importância dos movimentos de ampliação da transparência organizacional com a abertura dos dados para a sociedade e contempla três delimitações: i) a pesquisa sedimenta-se na utilização de dados abertos para amparar a coleta de dados sobre lições aprendidas das instituições de ensino superior brasileiras, os quais estão disponíveis em bases oficiais; ii) o objeto de análise recai sobre os programas de pós-graduação stricto sensu da Área Interdisciplinar; e, iii) o corte temporal pesquisado restringe-se às avaliações trienais de 2010 e 2013 e quadrienal de 2017. O estudo revela o óbice à agilidade e eficácia necessárias para a extração de informações e produção de novos conhecimentos, em decorrência da ausência de um sistema apto a recuperar as lições aprendidas a partir dos resultados das avaliações, notadamente porque os dados não estão disponibilizados de forma estruturada. Todavia, os resultados revelam ser possível extrair lições aprendidas de dados abertos não estruturados a partir dos procedimentos metodológicos criados e da análise de 102 programas pré-selecionados, os quais possibilitaram identificar a captura de 44 lições. A pesquisa revela que as lições aprendidas, extraídas dos dados abertos, têm potencial para impulsionar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação.Abstract: The quantitative availability of information has grown exponentially from the evolution of internet services, open data have great potential for useful information for socialization new knowledge, skilled to contribute to the improvement of quality and institutional development. This thesis has as general objective to analyze the potential of open data to capture lessons learned that contribute to the improvement of the quality of stricto sensu graduate programs in the Interdisciplinary Area. Open data, knowledge management and lessons learned permeate the study and have talked about the issue related to interdisciplinarity, the latter as an essential theme for the management of graduate programs, especially those linked to the Interdisciplinary Area. The conduct of this study also reduces the gap between the boundaries of the disciplines of management, information management and information technology, as well as allows to extract hard-hitting inferences about the benefits arising from this analytical narrowing, nodded about the improvements that interdisciplinary graduate programs can obtain from the capture of lessons learned, obtained through open data, made available by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The study adopts qualitative methodology, with data collection through the information provided by CAPES, referring to the Stricto Sensu Graduate Programs of the Interdisciplinary Area. The analysis is linked to the importance of movements to expand organizational transparency with the opening of data to society and includes three delimitations: i) research is based on the use of open data to support the collection of data on lessons learned from Brazilian higher education institutions, which are available on official bases; ii) the object of analysis falls on the stricto sensu graduate programs of the Interdisciplinary Area; and, iii)the time cut surveyed is restricted to the triennial evaluations of 2010 and 2013 and four-year- olds in 2017. The study reveals the obstacle to the agility and effectiveness necessary for the extraction of information and production of new knowledge, due to the absence of a system capable of recovering the lessons learned from the results of the evaluations, no reason because the data are not made available in a structured way. However, the results show that it is possible to extract lessons learned from unstructured open data from the methodological procedures created and the analysis of 102 pre-selected programs, which made it possible to identify the capture of 44 lessons. The research reveals that lessons learned, drawn from open data, have the potential to drive the development of graduate programs.1 arquivo (243 p.) : il. (algumas color.).application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5380/bdc/75Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorDados abertosPos-graduaçãoCiência da InformaçãoLições aprendidas : o potencial das contribuições do uso de dados abertos da CAPES para a gestão de programas stricto sensu da área interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSE NIVALDO BALBINO.pdfapplication/pdf5688769https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72281/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20NIVALDO%20BALBINO.pdf0f25f7e8b38ea3b3a4034b603005f365MD51open access1884/722812022-01-18 09:34:03.22open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72281Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-18T12:34:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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