PRONERA e acesso da população do campo ao ensino superior : contribuições da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulze, Valdinele Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59451
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Norma da Luz Ferrarini
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spelling Schulze, Valdinele BatistaFerrarini, Norma da Luz, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2019-05-27T14:06:54Z2019-05-27T14:06:54Z2019https://hdl.handle.net/1884/59451Orientadora: Profª. Drª. Norma da Luz FerrariniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 30/11/2018Inclui referências: p. 68-72Resumo: Com o presente trabalho objetivou-se apresentar contribuições ao abordar a Educação do Campo enquanto perspectiva emancipadora de educação e considerar a importância da garantia do acesso e permanência das populações do campo no ensino superior. Este trabalho foi desenvolvido primordialmente considerando o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), programa criado em 1998 que propõe e executa projetos educacionais de caráter formal em todos os níveis de ensino, da alfabetização ao ensino superior, voltados para beneficiários da Reforma Agrária. Através de revisão sistemática da literatura em banco de dados online, com o objetivo de identificar e analisar publicações sobre o PRONERA, foi identificado crescente número de publicações a respeito do tema. Entretanto, os resultados apontam que a temática do ensino superior e trabalhos desenvolvidos com ênfase da psicologia não tem expressividade nas publicações. Foi realizada pesquisa documental de relatórios nacionais sobre educação na Reforma Agrária com o objetivo de analisar os dados quantitativos acerca da promoção de cursos de ensino superior em âmbito nacional e análise dos dados de forma qualitativa sobre repercussões das ações do PRONERA no estado do Paraná. Identificou-se que a oferta de cursos de ensino superior pelo PRONERA no país é inferior as demais modalidades de ensino. Este cenário indica a necessidade de desenvolver trabalhos voltados para a análise e fomento de novas discussões na área, em especial sobre olhares multidisciplinares que contribuam para o avanço e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a população do campo. Nesse sentido, a Psicologia deve ter papel de destaque na questão da Educação do Campo e apresentar contribuições importantes para políticas públicas como o PRONERA, em especial no que se refere ao ensino superior no sentido de o espaço universitário poder e dever ser explorado na promoção do trabalho interdisciplinar e com olhares e saberes científicos diferenciados voltados para o avanço do conhecimento, das práticas e das relações sociais emancipatórias. Palavras-chave: Educação do Campo. PRONERA. Ensino Superior. Psicologia.Abstract: This paper aims to present contributions in addressing the rural education as an emancipating perspective of education and consider the importance of guaranteeing the access and remains to the rural populations in the higher education. This work was developed primarily on the National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA), a program created in 1998 that proposes and implements formal educational projects at all levels of education, from literacy to higher education, aimed at beneficiaries of agrarian reform. Through a systematic review of the literature, with the objective of identifying and analyzing publications in an online database with the theme PRONERA, a growing number of publications about this were identified. However, the results point out that the topic of higher education and papers developed with an emphasis on psychology does not have expressiveness in the publications. It was carried out documentary research of national reports on education in agrarian reform with the objective of analyzing the quantitative data about the promotion of higher education courses at the national level and qualitative analysis of data on the repercussions of PRONERA actions in the state of Paraná. It was identified that the offer of higher education courses by PRONERA in the country is inferior to other teaching modalities. This scenario indicates the need to develop studies focused on the analysis and promotion of new discussions in the area, especially on multidisciplinary approaches that contribute to the advancement and improvement of public policies aimed at the rural population. In this sense, Psychology should play a prominent role in the issue of rural education and present important contributions to public policies such as PRONERA, especially in what refers to higher education in the sense that university space can and should be explored in the promotion of interdisciplinary work and with different scientific approaches and expertise aimed at the advancement of knowledge, practices and emancipatory social relations. Keywords: Rural education. PRONERA. Higher Education. Psychology.72 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação ruralPsicologiaEnsino superior - Politicas publicasPRONERA e acesso da população do campo ao ensino superior : contribuições da psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALDINELE BATISTA SCHULZE.pdfapplication/pdf1233596https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59451/1/R%20-%20D%20-%20VALDINELE%20BATISTA%20SCHULZE.pdf5b8de219d40a6ea6cd006f1adebf59e8MD51open access1884/594512019-05-27 11:06:55.029open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-27T14:06:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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