A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wencel, Clotilde
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53654
Resumo: Orientadora : Profª Ms Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira
id UFPR_d98b072ab044ea3fca621adce1b69888
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53654
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wencel, ClotildePereira, Jocilene Gordiano Lima TomazUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-07T19:09:12Z2021-06-07T19:09:12Z2016https://hdl.handle.net/1884/53654Orientadora : Profª Ms Jocilene Gordiano Lima Tomaz PereiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo analisa a inserção da temática pobreza nos currículos escolares na perspectiva de professores que atuam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na região oeste do munícipio de Campo Mourão, Paraná. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que busca a partir da análise dos diálogos e das observações realizadas em contexto de Educação Infantil, compreender como os sujeitos desse estudo, estruturam suas práticas pedagógica com relação a dimensão da pobreza. Os resultados sinalizam a grande dificuldade dos docentes para definirem o que de fato é a pobreza, limitando-se a conceituar a pobreza como carência financeira, das quais os próprios alunos são responsáveis por suas condições. Apontam, também, que esses professores expressaram apreensão com relação ao trabalho com a temática, afirmam que preferem "seguir à risca" o que está determinado nos currículos, para que alcancem êxito e evitar fracassos nos anos seguintes, em relação a aprendizagem. Diante do exposto, faz-se necessário que a temática pobreza seja inserida no currículo escolar para que possibilite o reconhecimento das diferentes vivências e experiências dos sujeitos envolvidos no processo de educação: educando e educador. É indispensável também que haja reflexões em torno da formação do educador para que trabalhe com as diversidades dentro de sua sala de aula.1 arquivo (20 p.).application/pdfEducação infantilPobrezaPratica de ensinoA temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CLOTILDE WENCEL.pdfapplication/pdf219133https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53654/1/R%20-%20E%20-%20CLOTILDE%20WENCEL.pdfc92e78f4cda3c215a5d30241548f6295MD51open access1884/536542021-06-07 16:09:12.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-07T19:09:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
title A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
spellingShingle A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
Wencel, Clotilde
Educação infantil
Pobreza
Pratica de ensino
title_short A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
title_full A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
title_fullStr A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
title_full_unstemmed A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
title_sort A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão
author Wencel, Clotilde
author_facet Wencel, Clotilde
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Wencel, Clotilde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pobreza
Pratica de ensino
topic Educação infantil
Pobreza
Pratica de ensino
description Orientadora : Profª Ms Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-07T19:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-07T19:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53654
url https://hdl.handle.net/1884/53654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (20 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53654/1/R%20-%20E%20-%20CLOTILDE%20WENCEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c92e78f4cda3c215a5d30241548f6295
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860928541556736