Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74134 |
Resumo: | Orientadora: Dra. Acacia Z. Kuenzer |
id |
UFPR_e4533c7aeb63671ef13e52d3a6b5a48a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74134 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Gonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia Zeneida2022-06-23T16:11:08Z2022-06-23T16:11:08Z1988https://hdl.handle.net/1884/74134Orientadora: Dra. Acacia Z. KuenzerCoorientadora: Profa. Maria Dativa de S. GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 207-213Resumo: Com a intenção de compreender a origem dos conteúdos propostos nos programas e currículos utilizados pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba,durante o período de 1963 aos dias de hoje, investigou-se o modo como foi sendo produzido o conhecimento matemático, a forma como foi sendo sistematizado e a transformação desse conhecimento em conteúdo escolar. O questionamento acerca da natureza do conhecimento matemático e sua produção histórica, tendo como base a prática social, levou à elaboração do Capítulo 1, denominado "A Construção do Conhecimento Matemático". Este capítulo permitiu ter clareza a respeito da natureza do conhecimento matemático, evidenciando que, embora a Matemática seja classificada como Ciência Formal, o conhecimento matemático - assim como qualquer outro conhecimento - é produzido nas e pelas relações sociais. Entretanto, esse conhecimento é expresso por uma linguagem que, através dos tempos, foi adquirindo um formalismo lógico e se tornando cada vez mais precisa e rigorosa. Se estas características, por um lado, permitiram que a Matemática atingisse o mais alto nível de objetividade entre as ciências, sendo considerada a rainha das ciências, por outro lado distanciaram ;os conteúdos de sua origem, possibilitando que inúmeras vezes se opere com os símbolos matemáticos sem conhecer seu significado. Na tentativa de explicitar o papel que a escola vem desempenhando na distribuição do conhecimento matemático, foi elaborado o Capítulo 2, "A Organização da Escola e a Difusão do Conhecimento Matemático". Nesse capítulo foi possível perceber que, assim como o conhecimento matemático é produzido nas e pelas relações sociais, essas mesmas relações interferem na seleção dos conteúdos escolares. E, sendo o conhecimento matemático uma força produtiva importante na reprodução ampliada do capital, o papel que a escola assume em sua difusão é fundamental para o processo de produção. De posse das informações coletadas nos Capítulos 1 e 2; procedeu-se â investigação dos conteúdos presentes nos currículos das escolas municipais durante o período em estudo. Esta investigação gerou a necessidade de buscar programas estaduais de Matemática, uma vez que, no período de 63 a 74, as escolas municipais seguiam a programação de conteúdos proposta pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura. Ao se observar os conteúdos de Matemática apresentados em cada proposta, foi possível identificar as diferentes tendências pedagógicas presentes em cada momento. As influências exercidas pelos congressos e conferências pode ser sentida na formação de grupos dedicados a pesquisar o ensino de Matemática, aos quais coube a elaboração das propostas curriculares dessa disciplina. Ao final do trabalho são tecidas algumas considerações com a intenção de explicitar referenciais teórico-metodológicos necessários na busca de uma nova proposta curricular de Matemática para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba.Résumé: La production et la systématisation des conaissances mathématiques et les processus de transformation de ses conaissances en contenus d'apprentissage on été étudiés, dans le but de comprendre l'origine des contenus proposés dans les programmes utilisés par les écoles appartenant au système d'enseignement public de la ville de Curitiba, depuis 1963 jusqu'a nos jours. Le premier chapitre "La Construction du Savoir Mathématique", entame la discussion de la nature et de la production historique de la conaissance mathématique, ayant pour base la pratique sociale. Ce chapitre met en évidence le fait que la Mathématique, en dépit de son "status" de science formelle, est produite dans et par les relations sociales. Pourtant, la conaissance mathématique est exprimée par une language qui, à travers du temps, a développé un formalisme logique, et qui est devenu de plus en plus rigoreux et précis. Si, d'une côté, ces caractéristiques ont permis à la Mathématique d*atteindre le plus haut niveau d'objectivité parmi les sciences, de l'autre côté elles ont mené à un eloignement entre le contenus et leurs origines, eloignement que peut conduire souvent à l'emploi des symboles mathématiques sans la conaissance de leur signification. Le deuxième chapitre, "L'Organisation de l'École et la Diffusion de la Conaissance Mathématique, a été conçu pour éclairer le rôle de l'école dans la distribution de la conaissance mathématique. Dans ce chapitre il a été constaté que, ainsi que la mathématique est produite dans et par les rapports sociaux, ces mêmes rapports jouent un rôle dans la selection des contenus éoolaires. Puisque la conaissance mathématique est une force productive importante dans la reproduction amplifiée du capital, l'école tient une place foundamentale dans le processus de la production. Entenant des données recaltées dans les chapitres 1 et 2, l'investigation des contenus des programmes des écoles municipales pendant la période etudiéë à été envisagée. Étant donné le fait que, entre 63 et 74, les écoles municipales suivaient les programmes proposes par la "Secretaria Estadual de Educação e Cultura", les programmes de l'État de Paraná ont été analysés. En observant le contenu des programmes présentés dans chaque proposition, il a été possible d'identifier les différentes tendances pédagogiques présentes à chaque instant. L 'influence exercée par les Congrès et les Conférences peut être reconnue dans la formation de groupes de recherche por l'enseignement de la Mathématique. Ces groups ont eu a leu charge 1 'elaboration des propositions pour les contenus des programmes de Mathématique. Quelques considérations sont faites à la fin de ce document, pour expliciter les bases thêorique-méthodologiques nécessaires dans la recherche d'une nouvelle proposition pour .les programmes de Mathématique du Système d'enseignement public de la ville de Curitiba.vii, 213 f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoMatematica (Primeiro grau) - Estudo e ensinoEducação - Curitiba (PR) - CurriculosRedação acadêmicaEducaçãoProdução social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES.pdfapplication/pdf24327162https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74134/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20TEREZA%20CARNEIRO%20SOARES.pdfb86b445f87e05ad1d9fd21bb90e4a663MD51open access1884/741342022-06-23 13:11:08.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-23T16:11:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
title |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
spellingShingle |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Matemática - Estudo e ensino Matematica (Primeiro grau) - Estudo e ensino Educação - Curitiba (PR) - Curriculos Redação acadêmica Educação |
title_short |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
title_full |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
title_fullStr |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
title_sort |
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba |
author |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
author_facet |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kuenzer, Acácia Zeneida |
contributor_str_mv |
Kuenzer, Acácia Zeneida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matematica (Primeiro grau) - Estudo e ensino Educação - Curitiba (PR) - Curriculos Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matematica (Primeiro grau) - Estudo e ensino Educação - Curitiba (PR) - Curriculos Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Dra. Acacia Z. Kuenzer |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-23T16:11:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-23T16:11:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74134 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vii, 213 f. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74134/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20TEREZA%20CARNEIRO%20SOARES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b86b445f87e05ad1d9fd21bb90e4a663 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898875129298944 |