A ludicidade na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mietz, Vera Lucia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54040
Resumo: Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza Ramos
id UFPR_da3b1df3fef80549df5a9e944d05d711
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54040
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mietz, Vera LuciaRamos, Edna Amancio de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T11:53:47Z2019-11-25T11:53:47Z2016https://hdl.handle.net/1884/54040Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza RamosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que apresenta a discussão sobre o papel da ludicidade na escola inclusiva. Percebe-se, através do estudo, que a visão de vários pensadores sobre o tema, é positiva e, que é possível desenvolver um trabalho que vise à importância do lúdico nessa escola. Esse trabalho só será efetivado com mudanças no modo de ver e pensar dos professores, alunos e familiares. Dessa forma, há a necessidade de serem feitas adaptações para receber esses alunos. Os estudos bibliográficos que norteiam o referido tema, indicando sobre como trabalhar de forma lúdica no contexto da escola inclusiva. Assim sendo, eles vem ao encontro das entrevistas realizadas, em uma parte do estudo, com profissionais e pais que estão inseridos na realidade que envolve, diretamente, a escola inclusa. Pode-se salientar ainda, que a pesquisa mostra que a ludicidade é um desafio e que os educadores podem, e devem, ousar em sala de aula, criando oportunidades reais de ensinar e aprender, sem jamais esquecer da importância de um embasamento teórico que influenciará na realidade que envolve a inclusão de alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas.17 p.application/pdfEducação inclusivaJogos educativosA ludicidade na educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VERA LUCIA MIETZ.pdfapplication/pdf380953https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54040/1/R%20-%20E%20-%20VERA%20LUCIA%20MIETZ.pdf4e4251da0515e1496ebe16ac6ba88a8bMD51open access1884/540402019-11-25 08:53:47.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T11:53:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade na educação especial
title A ludicidade na educação especial
spellingShingle A ludicidade na educação especial
Mietz, Vera Lucia
Educação inclusiva
Jogos educativos
title_short A ludicidade na educação especial
title_full A ludicidade na educação especial
title_fullStr A ludicidade na educação especial
title_full_unstemmed A ludicidade na educação especial
title_sort A ludicidade na educação especial
author Mietz, Vera Lucia
author_facet Mietz, Vera Lucia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Edna Amancio de Souza
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Mietz, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Jogos educativos
topic Educação inclusiva
Jogos educativos
description Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza Ramos
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T11:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T11:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54040
url https://hdl.handle.net/1884/54040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54040/1/R%20-%20E%20-%20VERA%20LUCIA%20MIETZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e4251da0515e1496ebe16ac6ba88a8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860432333373440