A ludicidade na educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54040 |
Resumo: | Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza Ramos |
id |
UFPR_da3b1df3fef80549df5a9e944d05d711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54040 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Mietz, Vera LuciaRamos, Edna Amancio de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T11:53:47Z2019-11-25T11:53:47Z2016https://hdl.handle.net/1884/54040Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza RamosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que apresenta a discussão sobre o papel da ludicidade na escola inclusiva. Percebe-se, através do estudo, que a visão de vários pensadores sobre o tema, é positiva e, que é possível desenvolver um trabalho que vise à importância do lúdico nessa escola. Esse trabalho só será efetivado com mudanças no modo de ver e pensar dos professores, alunos e familiares. Dessa forma, há a necessidade de serem feitas adaptações para receber esses alunos. Os estudos bibliográficos que norteiam o referido tema, indicando sobre como trabalhar de forma lúdica no contexto da escola inclusiva. Assim sendo, eles vem ao encontro das entrevistas realizadas, em uma parte do estudo, com profissionais e pais que estão inseridos na realidade que envolve, diretamente, a escola inclusa. Pode-se salientar ainda, que a pesquisa mostra que a ludicidade é um desafio e que os educadores podem, e devem, ousar em sala de aula, criando oportunidades reais de ensinar e aprender, sem jamais esquecer da importância de um embasamento teórico que influenciará na realidade que envolve a inclusão de alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas.17 p.application/pdfEducação inclusivaJogos educativosA ludicidade na educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VERA LUCIA MIETZ.pdfapplication/pdf380953https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54040/1/R%20-%20E%20-%20VERA%20LUCIA%20MIETZ.pdf4e4251da0515e1496ebe16ac6ba88a8bMD51open access1884/540402019-11-25 08:53:47.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T11:53:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade na educação especial |
title |
A ludicidade na educação especial |
spellingShingle |
A ludicidade na educação especial Mietz, Vera Lucia Educação inclusiva Jogos educativos |
title_short |
A ludicidade na educação especial |
title_full |
A ludicidade na educação especial |
title_fullStr |
A ludicidade na educação especial |
title_full_unstemmed |
A ludicidade na educação especial |
title_sort |
A ludicidade na educação especial |
author |
Mietz, Vera Lucia |
author_facet |
Mietz, Vera Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ramos, Edna Amancio de Souza Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mietz, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Jogos educativos |
topic |
Educação inclusiva Jogos educativos |
description |
Orientadora : Professora Mestra Edna Amancio de Souza Ramos |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T11:53:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T11:53:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54040 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54040/1/R%20-%20E%20-%20VERA%20LUCIA%20MIETZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e4251da0515e1496ebe16ac6ba88a8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898740845510656 |