Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Gon?alves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3581
Resumo: O presente trabalho busca apresentar uma proposta de um produto educacional inclusivo, na modalidade de jogo de tabuleiro, ? luz do Desenho Universal para Aprendizagem e que aborde o tema ?educa??o financeira?. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de car?ter explorat?rio, de abordagem qualitativa e procedimento bibliogr?fica. Diante do exposto, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta os princ?pios e diretrizes da abordagem do DUA que visa minimizar as barreiras e ampliar a igualdade de oportunidades no ato educacional em prol de uma educa??o inclusiva. Na sequ?ncia, ? apresentado o planejamento do referido jogo de tabuleiro, intitulado ?Jogo da vida: estruturando as finan?as mensais?, capaz de trabalhar conceitos fundamentais da educa??o financeira e orientado pelos princ?pios do DUA. De acordo com o estudo levantado, entende-se que ? not?ria a import?ncia do letramento financeiro no ambiente escolar. Ademais, vale salientar que a educa??o consiste no exerc?cio da cidadania, logo um direito de todos, dessa maneira o curr?culo escolar deve ser inclusivo, sendo o DUA uma perspectiva para educa??o inclusiva.
id IFPB_549abe4f7ca10b977425ebdac0373d13
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3581
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Anderson Gon?alves da2024-02-27T21:41:03Z2024-02-27T21:41:03Z2023-12-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3581O presente trabalho busca apresentar uma proposta de um produto educacional inclusivo, na modalidade de jogo de tabuleiro, ? luz do Desenho Universal para Aprendizagem e que aborde o tema ?educa??o financeira?. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de car?ter explorat?rio, de abordagem qualitativa e procedimento bibliogr?fica. Diante do exposto, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta os princ?pios e diretrizes da abordagem do DUA que visa minimizar as barreiras e ampliar a igualdade de oportunidades no ato educacional em prol de uma educa??o inclusiva. Na sequ?ncia, ? apresentado o planejamento do referido jogo de tabuleiro, intitulado ?Jogo da vida: estruturando as finan?as mensais?, capaz de trabalhar conceitos fundamentais da educa??o financeira e orientado pelos princ?pios do DUA. De acordo com o estudo levantado, entende-se que ? not?ria a import?ncia do letramento financeiro no ambiente escolar. Ademais, vale salientar que a educa??o consiste no exerc?cio da cidadania, logo um direito de todos, dessa maneira o curr?culo escolar deve ser inclusivo, sendo o DUA uma perspectiva para educa??o inclusiva.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-02-27T21:41:03Z No. of bitstreams: 1 TCC Anderson Gon?alves da Silva.pdf: 1668452 bytes, checksum: 9e448843e171b0c0fa7be58e11699de1 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-27T21:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Anderson Gon?alves da Silva.pdf: 1668452 bytes, checksum: 9e448843e171b0c0fa7be58e11699de1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14Educa??o matem?ticaInclus?oEduca??o financeiraJogo de tabuleiroEduca??o inclusivaDesenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?velinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Anderson Gon?alves da Silva.pdfTCC Anderson Gon?alves da Silva.pdfapplication/pdf1668452http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3581/1/TCC+Anderson+Gon%C3%A7alves+da+Silva.pdf9e448843e171b0c0fa7be58e11699de1MD51177683/35812024-02-27 18:41:03.515oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-02-27T21:41:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
title Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
spellingShingle Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
Silva, Anderson Gon?alves da
Educa??o matem?tica
Inclus?o
Educa??o financeira
Jogo de tabuleiro
Educa??o inclusiva
title_short Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
title_full Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
title_fullStr Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
title_full_unstemmed Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
title_sort Desenho universal para aprendizagem em educa??o financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acess?vel
author Silva, Anderson Gon?alves da
author_facet Silva, Anderson Gon?alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Gon?alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o matem?tica
Inclus?o
Educa??o financeira
Jogo de tabuleiro
Educa??o inclusiva
topic Educa??o matem?tica
Inclus?o
Educa??o financeira
Jogo de tabuleiro
Educa??o inclusiva
description O presente trabalho busca apresentar uma proposta de um produto educacional inclusivo, na modalidade de jogo de tabuleiro, ? luz do Desenho Universal para Aprendizagem e que aborde o tema ?educa??o financeira?. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de car?ter explorat?rio, de abordagem qualitativa e procedimento bibliogr?fica. Diante do exposto, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta os princ?pios e diretrizes da abordagem do DUA que visa minimizar as barreiras e ampliar a igualdade de oportunidades no ato educacional em prol de uma educa??o inclusiva. Na sequ?ncia, ? apresentado o planejamento do referido jogo de tabuleiro, intitulado ?Jogo da vida: estruturando as finan?as mensais?, capaz de trabalhar conceitos fundamentais da educa??o financeira e orientado pelos princ?pios do DUA. De acordo com o estudo levantado, entende-se que ? not?ria a import?ncia do letramento financeiro no ambiente escolar. Ademais, vale salientar que a educa??o consiste no exerc?cio da cidadania, logo um direito de todos, dessa maneira o curr?culo escolar deve ser inclusivo, sendo o DUA uma perspectiva para educa??o inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-27T21:41:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-27T21:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3581
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3581/1/TCC+Anderson+Gon%C3%A7alves+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e448843e171b0c0fa7be58e11699de1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660453659607040