Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59786
Resumo: Orientador: Renato Zancan Marchetti
id UFPR_da66b7081175548eb72c9c61b2b529eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59786
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasMarchetti, Renato Zancan, 1950-Silva, Áurio Lúcio Leocádio da2022-12-13T18:37:45Z2022-12-13T18:37:45Z2001https://hdl.handle.net/1884/59786Orientador: Renato Zancan MarchettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: O interesse pelo estudo do marketing cultural e o uso de suas ferramentas pelas empresas tem sido crescente em todo o mundo, apesar do número restrito de trabalhos brasileiros nessa área. Esta pesquisa propõe identificar quais os critérios de avaliação são utilizados por empresas no Brasil, para medir o impacto do patrocínio cultural. Além disso, identifica os objetivos que levaram as empresas a investir em marketing cultural, o critério de seleção dos projetos a serem patrocinados, o vínculo formado entre a obra patrocinada e a empresa, e os esforços de comunicação realizados. O desenvolvimento da pesquisa tem como base teórica os fundamentos de marketing cultural, incluindo conceitos de produtos e eventos, produção erudita e indústria cultural. Fez-se uso do conceito de patrocínio, ressaltando seus benefícios e limitações, encerrando com o tópico sobre MarketingMetrics, onde se ressaltam as principais medidas de desempenho de marketing. O método utilizado foi o estudo múltiplo de casos, por meio de pesquisa qualitativa realizada em quatro empresas nacionais e estrangeiras, que investiram significativamente nessa atividade no Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e as análises de conteúdo e documental foram realizadas de forma descritivo-qualitativa. O trabalho conclui que as empresas pesquisadas reconhecem ser o patrocínio cultural uma atividade de dificil mensuração e não avaliam os resultados com a abrangência devida, sendo utilizados critérios formais, apenas em projetos que exigem considerável valor de investimento. Com base nas conclusões, o trabalho é encerrado com a proposição de um modelo de avaliação para a atividade, que demonstra os tipos de avaliação que podem ser realizados para cada projeto patrocinado.Abstract: The interest in the study o f arts sponsorship marketing and the use of its tools by companies have been growing all over the world, despite the small number of Brazilian publications in this area. This research proposes to identify companies' evaluation criteria in Brazil, in order to measure the impact o f arts sponsoring. Furthermore, we have identified the objectives companies aim at when they invest in arts sponsorship, the criteria for selecting projects to be sponsored, the link built between the sponsored event and the company and all the communication efforts made. The development of the study was based on the grounds of arts sponsorship marketing, including concepts of products and events, erudite production and culture industry. We have used the concept of sponsoring, highlighting its advantages and limitations We have closed with the Marketing Metrics topic, pointing out the main sponsorship performance evaluation. The method we used was multiple case study, by means of quality research conducted in four Brazilian and foreign companies, which have invested substantially in this activity in Brazil. The information was provided by means o f semi-structured in-depth interviews and the analysis o f content and documents was undertaken in a descriptive-quality way. The study concludes that the studied companies recognize arts sponsorship marketing as an activity which is difficult to evaluate in all its scope, and formal criteria are only used in projects which demand substantial investment. Based on the conclusions, the study closes with the proposal of an evaluation model for the activity, showing the kinds of evaluation that can be conducted for every sponsored project.131 f. ; 30 cm.application/pdfMarketing culturalMarketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - AURIO LUCIO LEOCADIO DA SILVA.pdfapplication/pdf8635281https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59786/1/D%20-%20AURIO%20LUCIO%20LEOCADIO%20DA%20SILVA.pdf29537c3b1e6057dbf8e239138b08394fMD51open access1884/597862022-12-13 15:37:45.363open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59786Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T18:37:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
title Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
spellingShingle Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Marketing cultural
title_short Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
title_full Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
title_fullStr Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
title_full_unstemmed Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
title_sort Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
author Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
author_facet Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
contributor_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing cultural
topic Marketing cultural
description Orientador: Renato Zancan Marchetti
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T18:37:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T18:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59786
url https://hdl.handle.net/1884/59786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59786/1/D%20-%20AURIO%20LUCIO%20LEOCADIO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29537c3b1e6057dbf8e239138b08394f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860928509050880