EscolaBR : inclusão digital de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menta, Eziquiel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28301
Resumo: Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
id UFPR_db09a4656cdd14dbf74736b70a08af1a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28301
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Menta, EziquielBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-23T17:08:24Z2020-09-23T17:08:24Z2011https://hdl.handle.net/1884/28301Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Bibliografia: fls. 115-119Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo definir a inclusão digital sob a perspectiva e concepção dos professores usuários do portal EscolaBR, procurando responder à problemática construída quanto à relevância do uso das ferramentas disponíveis no portal para a promoção desta inclusão. O objeto de estudo desta pesquisa é o portal EscolaBR e seus movimentos espontâneos que possibilitaram a produção de recursos pedagógicos, discussões, estudos e pesquisas realizadas por mais de 18.000 professores de diferentes localidades do Brasil. São observados nesta pesquisa alguns destes movimentos, que de maneira direta ou indireta, foram pesquisados por autores como Barros (2009), Simonian (2009), GRAVONSKI (2009) e Branco (2010). Para iniciar a pesquisa fez-se necessário, primeiramente, revelar uma retrospectiva breve da caminhada do pesquisador, suas vivências e inquietações, que, por vezes, se entrecruzam com as análises aqui realizadas, uma vez que o pesquisador é também desenvolvedor do portal. Para a realização de tal estudo, foram analisadas as produções e discussões ocorridas dentro do portal EscolaBR, por meio de um estudo exploratório e aplicação de questionário online. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso, como metodologia de pesquisa. A dissertação está organizada em cinco capítulos, sendo que o primeiro traz uma reflexão sobre a cibercultura, a cultura escolar e a inclusão digital do professor e, procura discutir, as transformações culturais possibilitadas pelo ciberspaço, tendo como foco movimentos em Portais e Comunidades Virtuais. O segundo capítulo apresenta os passos da pesquisa, em que são descritas a metodologia adotada, a identificação do problema, e o resultado obtido do estudo exploratório e do questionário online. No terceiro capítulo realiza-se um resgate histórico da construção do portal EscolaBR, sua relação com os movimentos institucionais, como o programa Proinfo, e as ferramentas livres que possibilitaram diferentes produções realizadas pelos usuários do portal. No quarto capítulo são analisadas as respostas dos professores tendo como base duas categorias levantadas pelo pesquisador, (a) o uso das ferramentas disponíveis no EscolaBR e (b) as compreensões do termo inclusão digital e suas relações com o uso das ferramentas do portal, sob a luz dos teóricos Sorj (2003), Furtado (2004) e Buzato (2007). No quinto e último capítulo, discute-se as observações realizadas a partir da análise dos dados coletados durante a pesquisa. Ao encerrar o estudo, propõem-se uma reflexão acerca da utilização de ferramentas livres que permitam aos professores criar, produzir e compartilhar conteúdos com maior autonomia em espaços alternativos e institucionais. Conclui-se, assim, que a inclusão digital do professor deve acontecer de maneira a propiciar a este a autonomia e independência tecnológica necessária, possibilitando que o professor possa criativamente incorporar e desenvolver tecnologias para favorecer a aprendizagem de seus alunos, compartilhar suas descobertas num processo colaborativo e contínuo de formação continuada. Ao compreender a inclusão digital do professor nesta perspectiva, reconhecemos o favorecimento que as ferramentas disponibilizadas no portal EscolaBR possibilitam ao professor, seja por meio da criação, do compartilhamento ou do uso pedagógico.Abstract: The main purpose of this study is to define digital inclusion under EscolaBR users' perspectives and comprehension. This work tries to investigate the relevance of using the tools available on that portal site, in order to promote the inclusion. The object of study of this study is EscolaBR portal site and its spontaneous movements which allowed the conduction of studies on educational issues, discussions and researches by more than 18.000 teachers from various regions of Brazil. This study focus on some of the movements which directly or indirectly were already investigated by Barros (2009), Simonian (2009), Gravonski (2009) and Branco (2010). First of all a brief retrospective is necessary on the researcher, his experiences and uneasiness, factors that sometimes intersect with the analysis presented in this study, since the researcher himself is the developer of the portal. In order to accomplish this study, we analyzed the productions and discussions in EscolaBR, through an exploratory study and the application of an online questionnaire. For that, the methodology chosen was a qualitative research, namely a case study. This thesis has five chapters beginning with a reflection about cyber culture, school culture and e-inclusion for teachers. It seeks to discuss the cultural changes enabled by the advent cyberspace, focusing movements in portal sites and virtual communities. The second chapter presents the steps of the research process, describing the methodology chosen, the identification of the problem, results of the exploratory study and the on-line questionnaire. In the third chapter an historical overview shows the development of EscolaBR portal, its relation with institutional movements, with Proinfo, and with free tools that enabled users to accomplish a number of projects. Considering studies of Sorj (2003), Furtado (2004) and Buzato (2007), the fourth chapter analyses teachers' responses, taking as basis two categories identified by the author: (a) the usage of the tools provided by EscolaBR and (b) the understandings of the concept of digital inclusion and their relation with the use of the tools. In the fifth and last chapter, we discuss observations made after the analysis of data collected during the research process. To finish up the study, we propose a reflection on the use of free tools that enables teachers to develop, produce and share contempts with more autonomy in alternative and institutional environments. We can conclude that e-inclusion for teachers must ensure them the necessary autonomy and technological independence, allowing them to creatively use and develop technologies, which favor their students' learning process and help them in their discoveries in a collaborative and continuous educational process. Understanding digital inclusion for teachers under that perspective, we recognize that the tools available in EscolaBR portal provide many advantages to teachers, through the possibility of developing and sharing ideas as much as the pedagogical use.138 f. : il. [algumas color], grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoProfessores - Inclusão digitalSoftware livreTecnologia educacionalEducaçãoEscolaBR : inclusão digital de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EZIQUIEL MENTA.pdfapplication/pdf2243672https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/1/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdfe9ac5d7a8245ed1bd09cd2774a62d5d0MD51open accessTEXTR - D - EZIQUIEL MENTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain237399https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/2/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdf.txt36e40c806c46b8b740c28a96dc96410cMD52open accessTHUMBNAILR - D - EZIQUIEL MENTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/3/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdf.jpgf9e98bb917fedad61bedf867fcaca72cMD53open access1884/283012020-09-23 14:08:24.652open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T17:08:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EscolaBR : inclusão digital de professores
title EscolaBR : inclusão digital de professores
spellingShingle EscolaBR : inclusão digital de professores
Menta, Eziquiel
Dissertações - Educação
Professores - Inclusão digital
Software livre
Tecnologia educacional
Educação
title_short EscolaBR : inclusão digital de professores
title_full EscolaBR : inclusão digital de professores
title_fullStr EscolaBR : inclusão digital de professores
title_full_unstemmed EscolaBR : inclusão digital de professores
title_sort EscolaBR : inclusão digital de professores
author Menta, Eziquiel
author_facet Menta, Eziquiel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Menta, Eziquiel
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Professores - Inclusão digital
Software livre
Tecnologia educacional
Educação
topic Dissertações - Educação
Professores - Inclusão digital
Software livre
Tecnologia educacional
Educação
description Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T17:08:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T17:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28301
url https://hdl.handle.net/1884/28301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il. [algumas color], grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/1/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/2/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28301/3/R%20-%20D%20-%20EZIQUIEL%20MENTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9ac5d7a8245ed1bd09cd2774a62d5d0
36e40c806c46b8b740c28a96dc96410c
f9e98bb917fedad61bedf867fcaca72c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860242323013632