Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adriano Canabarro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14660
Resumo: A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa.
id URGS_3dfcd029df564bc8100cf796bb2f3a0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14660
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Teixeira, Adriano CanabarroFranco, Sérgio Roberto KielingCosta, Antonio Carlos da Rocha2008-11-19T04:12:55Z2005http://hdl.handle.net/10183/14660000666341A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa.From reflections concerning the implications of the potentialities of the situation of generalized connection instituted in the modern society, of the recognition of a globalization process that tends to formatting the technologies of net in the technologies of access to the individuals and of the existence of an education model that, when ignoring the potential of the net technologies and its underlying logic, prints the individuals the mark of the passivity, the upright and the reproduction, it points to an urgency of politician-conceptual magnifying of the processes of digital inclusion, whose base is the creation of a net culture. Parting from this contextualization, this thesis describe the analysis process of the Technological Emersion of Professors project, carried through together a group of pupils of the courses of teachers formation of the University of Passo Fundo in the year of 2003. Inside of a proposal of participant research, one consisted in an experience of based teaching formation in the logic of the nets. The development of this experience supplies subsidies to the analysis of its possible contribution to the construction of a culture equivalent and its relevancy as theoretician-conceptual base of proposals in the area of educative computer science.application/pdfporProfessorFormaçãoInclusão digitalSoftware livreComputador na educaçãoEducative computer scienceTeaching formationDigital inclusionFormação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666341.pdf000666341.pdfTexto completoapplication/pdf875379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/1/000666341.pdfb62c90ebb728a0e5cf3b4eebc4709fcbMD51TEXT000666341.pdf.txt000666341.pdf.txtExtracted Texttext/plain302944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/2/000666341.pdf.txt574a1a2d3bdaa9ae1d8d6d29da5a1ac8MD52THUMBNAIL000666341.pdf.jpg000666341.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/3/000666341.pdf.jpgb9d1fbda41240577c8b384bea6a7e11fMD5310183/146602018-10-08 08:51:43.177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:51:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
title Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
spellingShingle Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
Teixeira, Adriano Canabarro
Professor
Formação
Inclusão digital
Software livre
Computador na educação
Educative computer science
Teaching formation
Digital inclusion
title_short Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
title_full Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
title_fullStr Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
title_full_unstemmed Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
title_sort Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
author Teixeira, Adriano Canabarro
author_facet Teixeira, Adriano Canabarro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Adriano Canabarro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Inclusão digital
Software livre
Computador na educação
topic Professor
Formação
Inclusão digital
Software livre
Computador na educação
Educative computer science
Teaching formation
Digital inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Educative computer science
Teaching formation
Digital inclusion
description A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-19T04:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000666341
url http://hdl.handle.net/10183/14660
identifier_str_mv 000666341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/1/000666341.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/2/000666341.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/3/000666341.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b62c90ebb728a0e5cf3b4eebc4709fcb
574a1a2d3bdaa9ae1d8d6d29da5a1ac8
b9d1fbda41240577c8b384bea6a7e11f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085133916569600