Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14660 |
Resumo: | A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa. |
id |
URGS_3dfcd029df564bc8100cf796bb2f3a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14660 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Teixeira, Adriano CanabarroFranco, Sérgio Roberto KielingCosta, Antonio Carlos da Rocha2008-11-19T04:12:55Z2005http://hdl.handle.net/10183/14660000666341A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa.From reflections concerning the implications of the potentialities of the situation of generalized connection instituted in the modern society, of the recognition of a globalization process that tends to formatting the technologies of net in the technologies of access to the individuals and of the existence of an education model that, when ignoring the potential of the net technologies and its underlying logic, prints the individuals the mark of the passivity, the upright and the reproduction, it points to an urgency of politician-conceptual magnifying of the processes of digital inclusion, whose base is the creation of a net culture. Parting from this contextualization, this thesis describe the analysis process of the Technological Emersion of Professors project, carried through together a group of pupils of the courses of teachers formation of the University of Passo Fundo in the year of 2003. Inside of a proposal of participant research, one consisted in an experience of based teaching formation in the logic of the nets. The development of this experience supplies subsidies to the analysis of its possible contribution to the construction of a culture equivalent and its relevancy as theoretician-conceptual base of proposals in the area of educative computer science.application/pdfporProfessorFormaçãoInclusão digitalSoftware livreComputador na educaçãoEducative computer scienceTeaching formationDigital inclusionFormação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666341.pdf000666341.pdfTexto completoapplication/pdf875379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/1/000666341.pdfb62c90ebb728a0e5cf3b4eebc4709fcbMD51TEXT000666341.pdf.txt000666341.pdf.txtExtracted Texttext/plain302944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/2/000666341.pdf.txt574a1a2d3bdaa9ae1d8d6d29da5a1ac8MD52THUMBNAIL000666341.pdf.jpg000666341.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/3/000666341.pdf.jpgb9d1fbda41240577c8b384bea6a7e11fMD5310183/146602018-10-08 08:51:43.177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:51:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
title |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
spellingShingle |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores Teixeira, Adriano Canabarro Professor Formação Inclusão digital Software livre Computador na educação Educative computer science Teaching formation Digital inclusion |
title_short |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
title_full |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
title_fullStr |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
title_full_unstemmed |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
title_sort |
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores |
author |
Teixeira, Adriano Canabarro |
author_facet |
Teixeira, Adriano Canabarro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Adriano Canabarro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Costa, Antonio Carlos da Rocha |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling Costa, Antonio Carlos da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Inclusão digital Software livre Computador na educação |
topic |
Professor Formação Inclusão digital Software livre Computador na educação Educative computer science Teaching formation Digital inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educative computer science Teaching formation Digital inclusion |
description |
A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-11-19T04:12:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14660 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000666341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14660 |
identifier_str_mv |
000666341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/1/000666341.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/2/000666341.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14660/3/000666341.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b62c90ebb728a0e5cf3b4eebc4709fcb 574a1a2d3bdaa9ae1d8d6d29da5a1ac8 b9d1fbda41240577c8b384bea6a7e11f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085133916569600 |