Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Junior, Roberto Jose
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16406
Resumo: Orientadora: Etticne Guérios
id UFPR_db0c290012fd542e973f1a1ea842b515
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16406
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Medeiros Junior, Roberto JoseGuérios, Ettiène CordeiroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-16T13:17:02Z2020-09-16T13:17:02Z2007https://hdl.handle.net/1884/16406Orientadora: Etticne GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal do Paraná, contemplada na linha de Educação Matemática, identificou relações didáticas estabelecidas na tríade aluno-professor-conhecimento matemático como um processo de ensinar Matemática por meio da Resolução de Problemas. Estudou-se o modo como alunos das 5ª. e 6ª. séries resolvem exercícios e problemas, estes com enunciados curtos ou longos. A pesquisa alicerça-se a três teorias fortemente fundamentadas no conhecimento sobre a resolução de problemas enquanto atividade matemática e modalidade de ensino para alunos do Ensino Fundamental: a Didática teórica e prática, a Heurística e a Resolução de Problemas. Os teóricos escolhidos foram: George Polya e Allan Schoenfeld, por fundamentarem a atividade heurística da resolução de problemas sob a ótica pedagógica; Brousseau, no que tange à Didática da Matemática; e Pura Lucia Oliver Martins e Lílian Wachowicz, para fundamentar a Didática em Matemática. Interpreta-se a Resolução de Problemas no âmbito da Didática, relacionando-as à análise crítica do discurso do professor de como pensa que faz e de como, seus alunos, na prática, fazem e relatam como fazem a resolução de problemas com enunciados longos e curtos.Abstract: This research was presented to the Post-graduation Program in Mathematical Education of the Federal University of Paraná. The aim of the project was to evaluate the didactic relationships in the triad student-teacher-mathematical learning as a mean to teach Mathematics by using Problem Solving. The study was based on how 5th and 6th grade students perform on mathematical exercises with short or long question heads. Three theories address Problem Solving and teaching modalities for Elementary and Middle School students: theoretical and practical Didactics, Heuristics and Problem Solving. The authors selected were George Polya e Allan Schoenfeld, for their contribution in heuristic activities of Problem Solving with a pedagogic view; and Brousseau, Pura Lucia Oliver Martins and Lílian Wachowicz on Mathematics Didactics. Problem Solving was interpreted in association with Didactics and correlated to the critical analysis of the teacher's speech on how they think they perform and how their students, in practice, perform and report their performance in Problem Solving with long and short question heads.ix, 162 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMatematica (Ensino de primeiro grau)Matemática - Professores - FormaçãoEducaçãoResoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdfapplication/pdf883710https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/1/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf5490eac624286293430fa01be76661d5MD51open accessTEXTROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdf.txtExtracted Texttext/plain309263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/2/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.txt9509ee90d5d04bcd8ec640e0d50b2547MD52open accessTHUMBNAILROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/3/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.jpgd1dc2edab218d678fbb1dcbdc34fedb7MD53open access1884/164062020-09-16 10:17:02.475open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
title Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
spellingShingle Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
Medeiros Junior, Roberto Jose
Educação
Matematica (Ensino de primeiro grau)
Matemática - Professores - Formação
Educação
title_short Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
title_full Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
title_fullStr Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
title_sort Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
author Medeiros Junior, Roberto Jose
author_facet Medeiros Junior, Roberto Jose
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Junior, Roberto Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matematica (Ensino de primeiro grau)
Matemática - Professores - Formação
Educação
topic Educação
Matematica (Ensino de primeiro grau)
Matemática - Professores - Formação
Educação
description Orientadora: Etticne Guérios
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-16T13:17:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-16T13:17:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16406
url https://hdl.handle.net/1884/16406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 162 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/1/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/2/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/3/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5490eac624286293430fa01be76661d5
9509ee90d5d04bcd8ec640e0d50b2547
d1dc2edab218d678fbb1dcbdc34fedb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898841904119808