Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/16406 |
Resumo: | Orientadora: Etticne Guérios |
id |
UFPR_db0c290012fd542e973f1a1ea842b515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16406 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Medeiros Junior, Roberto JoseGuérios, Ettiène CordeiroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-16T13:17:02Z2020-09-16T13:17:02Z2007https://hdl.handle.net/1884/16406Orientadora: Etticne GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal do Paraná, contemplada na linha de Educação Matemática, identificou relações didáticas estabelecidas na tríade aluno-professor-conhecimento matemático como um processo de ensinar Matemática por meio da Resolução de Problemas. Estudou-se o modo como alunos das 5ª. e 6ª. séries resolvem exercícios e problemas, estes com enunciados curtos ou longos. A pesquisa alicerça-se a três teorias fortemente fundamentadas no conhecimento sobre a resolução de problemas enquanto atividade matemática e modalidade de ensino para alunos do Ensino Fundamental: a Didática teórica e prática, a Heurística e a Resolução de Problemas. Os teóricos escolhidos foram: George Polya e Allan Schoenfeld, por fundamentarem a atividade heurística da resolução de problemas sob a ótica pedagógica; Brousseau, no que tange à Didática da Matemática; e Pura Lucia Oliver Martins e Lílian Wachowicz, para fundamentar a Didática em Matemática. Interpreta-se a Resolução de Problemas no âmbito da Didática, relacionando-as à análise crítica do discurso do professor de como pensa que faz e de como, seus alunos, na prática, fazem e relatam como fazem a resolução de problemas com enunciados longos e curtos.Abstract: This research was presented to the Post-graduation Program in Mathematical Education of the Federal University of Paraná. The aim of the project was to evaluate the didactic relationships in the triad student-teacher-mathematical learning as a mean to teach Mathematics by using Problem Solving. The study was based on how 5th and 6th grade students perform on mathematical exercises with short or long question heads. Three theories address Problem Solving and teaching modalities for Elementary and Middle School students: theoretical and practical Didactics, Heuristics and Problem Solving. The authors selected were George Polya e Allan Schoenfeld, for their contribution in heuristic activities of Problem Solving with a pedagogic view; and Brousseau, Pura Lucia Oliver Martins and Lílian Wachowicz on Mathematics Didactics. Problem Solving was interpreted in association with Didactics and correlated to the critical analysis of the teacher's speech on how they think they perform and how their students, in practice, perform and report their performance in Problem Solving with long and short question heads.ix, 162 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMatematica (Ensino de primeiro grau)Matemática - Professores - FormaçãoEducaçãoResoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdfapplication/pdf883710https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/1/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf5490eac624286293430fa01be76661d5MD51open accessTEXTROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdf.txtExtracted Texttext/plain309263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/2/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.txt9509ee90d5d04bcd8ec640e0d50b2547MD52open accessTHUMBNAILROBERTO JOSÉ MEDEIROS JUNIOR abr_2008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/3/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.jpgd1dc2edab218d678fbb1dcbdc34fedb7MD53open access1884/164062020-09-16 10:17:02.475open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
title |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental Medeiros Junior, Roberto Jose Educação Matematica (Ensino de primeiro grau) Matemática - Professores - Formação Educação |
title_short |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
title_full |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
title_sort |
Resoluçao de problemas e açao didática em matemática no ensino fundamental |
author |
Medeiros Junior, Roberto Jose |
author_facet |
Medeiros Junior, Roberto Jose |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guérios, Ettiène Cordeiro Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Junior, Roberto Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matematica (Ensino de primeiro grau) Matemática - Professores - Formação Educação |
topic |
Educação Matematica (Ensino de primeiro grau) Matemática - Professores - Formação Educação |
description |
Orientadora: Etticne Guérios |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-16T13:17:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-16T13:17:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/16406 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/16406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 162 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/1/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/2/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16406/3/ROBERTO%20JOS%c3%89%20MEDEIROS%20JUNIOR%20abr_2008.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5490eac624286293430fa01be76661d5 9509ee90d5d04bcd8ec640e0d50b2547 d1dc2edab218d678fbb1dcbdc34fedb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898841904119808 |