As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molinari, Yuri Amaury Pires
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85839
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Sandra Mara Stroparo
id UFPR_db8576fb8f186650d015fe09f33cdf9b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85839
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasStroparo, Sandra M., 1970-Molinari, Yuri Amaury Pires2023-12-26T16:17:58Z2023-12-26T16:17:58Z2023https://hdl.handle.net/1884/85839Orientadora: Profª. Drª. Sandra Mara StroparoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/08/2023Inclui referênciasResumo: Esta tese investiga os modos como Stéphane Mallarmé, em sua ensaística, vale-se da música enquanto termo de comparação para elaborar suas ideias poéticas. Partindo das considerações de Arnaud Buchs (2016) sobre a divisão da reflexão poética e musical de Mallarmé em três momentos distintos, propomos uma leitura aprofundada dos três ensaios que Buchs (2016) considera representativos de cada um desses estágios: "Hérésies Artistiques" (1862), "Richard Wagner, rêverie d’un poète français" (1885) e "La Musique et les Lettres" (1895). Para tanto, será necessário primeiro contextualizar Mallarmé na história das relações entre poesia e música na França, e frente às diversas tendências de musicalização da poesia que caracterizaram o Simbolismo francês. Em seguida, revisar um recorte da fortuna crítica mallarmeana que permita tanto levantar as questões musicais consideradas mais relevantes na poética de Mallarmé quanto delinear as linhas de força que orientarão as leituras dos ensaios selecionados. Finalmente, um capítulo será dedicado a explorar e problematizar a relação entre Mallarmé e Wagner, particularmente no que tange à construção da poética mallarmaicaAbstract: This doctoral dissertation investigates the ways in which Stéphane Mallarmé uses music in his essays as a term of comparison to elaborate his poetics. Starting from the considerations of Arnaud Buchs (2016) about the division of Mallarmé's ideas on poetry and music into three distinct moments, we propose an in-depth reading of the three essays that Buchs (2016) considers representative of each of these stages: "Hérésies Artistiques" (1862), "Richard Wagner, rêverie d'un poète français" (1885) and "La Musique et les Lettres" (1895). It will be necessary, first, to contextualize Mallarmé in the history of the relationship between poetry and music in France, and in view of the different trends in the musicalization of poetry that characterized French Symbolism. Then, we will review a fraction of mallarméan criticism that allows both raising the musical issues considered most relevant in Mallarmé's poetics and outlining the lines of force that will guide the readings of the selected essays. Finally, a chapter will be devoted to exploring and problematizing the relationship between Mallarmé and Wagner, particularly with regard to the latter’s supposed role in the construction of Mallarmé’s poetics1 recurso online : PDF.application/pdfMallarmé, Stéphane, 1842-1898Musica e literaturaPoesia francesa - Séc. XIXSimbolismo na músicaLetrasAs revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarméinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - YURI AMAURY PIRES MOLINARI.pdfapplication/pdf2384844https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85839/1/R%20-%20T%20-%20YURI%20AMAURY%20PIRES%20MOLINARI.pdfcf032e4aa865756a41969420bcf1fc39MD51open access1884/858392023-12-26 13:17:59.058open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-26T16:17:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
title As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
spellingShingle As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
Molinari, Yuri Amaury Pires
Mallarmé, Stéphane, 1842-1898
Musica e literatura
Poesia francesa - Séc. XIX
Simbolismo na música
Letras
title_short As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
title_full As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
title_fullStr As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
title_full_unstemmed As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
title_sort As revoluções musicais : o lugar da música na construção da poesia em três ensaios de Mallarmé
author Molinari, Yuri Amaury Pires
author_facet Molinari, Yuri Amaury Pires
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stroparo, Sandra M., 1970-
dc.contributor.author.fl_str_mv Molinari, Yuri Amaury Pires
contributor_str_mv Stroparo, Sandra M., 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Mallarmé, Stéphane, 1842-1898
Musica e literatura
Poesia francesa - Séc. XIX
Simbolismo na música
Letras
topic Mallarmé, Stéphane, 1842-1898
Musica e literatura
Poesia francesa - Séc. XIX
Simbolismo na música
Letras
description Orientadora: Profª. Drª. Sandra Mara Stroparo
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-26T16:17:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-26T16:17:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85839
url https://hdl.handle.net/1884/85839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85839/1/R%20-%20T%20-%20YURI%20AMAURY%20PIRES%20MOLINARI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf032e4aa865756a41969420bcf1fc39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699159541678080