Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rômulo César
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41678
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Alexandre I. Direne
id UFPR_dba9f1f7ce2dc801397b31a1b7766b7a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41678
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Rômulo CésarUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre Ibrahim2016-02-29T19:37:52Z2016-02-29T19:37:52Z2015http://hdl.handle.net/1884/41678Orientador : Prof. Dr. Alexandre I. DireneTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 21/10/2015Inclui referências : f. 67-74Resumo: A perícia do aprendiz geralmente e desenvolvida através da resolução de exercícios que requerem um conjunto de habilidades avaliadas, tanto no sistema educacional de sala de aula convencional quanto em sistemas de apredizagem baseados em computador tais como Sistemas Tutores Inteligentes. Esta pesquisa propôs uma formula de rating para avaliação automática do desempenho do aluno, partindo-se do princípio de que o grau de dificuldade das questões pode ser medido pela taxa de alunos que as acertam/erram, sendo essa informação usada no cálculo de sua nota. Neste trabalho, os aspectos motivacionais em aprendizagem são considerados relevantes, sendo importante propor atividades adequadas ao nível da expertise do estudante, pois a apresentação de exercícios com grau de dificuldade muito abaixo (ou acima) do nível cognitivo do aprendiz pode causar entediamento (ou frustração), ocasionando o abandono da atividade proposta. Nesse sentido, este estudo também desenvolveu um algoritmo de sequenciamento adaptivo de exercícios que se baseia nos graus de dificuldade das questões, em que o sequenciamento e guiado pela performance dinâmica do aprendiz. Foi realizado um estudo empírico a partir de dados coletados de alunos reais que demonstrou a validade da formula de rating. Os algoritmos para calculo do grau de dificuldades das questões e dos ratings dos alunos, bem como o algoritmo de sequenciamento adaptivo foram implementados efetuando-se alterações na ferramenta web de autoria de objetos de aprendizagem FARMA, gerando assim o ambiente ADAPTFARMA. Também foi realizada uma avaliação experimental da aprendizagem através de experimento estatístico comparativo entre diferentes modalidades de sequenciamento de exercícios usando como base um objeto de aprendizagem construído em ADAPTFARMA. Palavras-chave: calibragem de exercícios, rating, Sistemas Tutores Inteligentes.Abstract: The expertise of learners is usually developed by solving problems that require a set of assessed skills. This is done in both conventional education schools and by applying advanced learning technologies, such as Intelligent Tutoring Systems. This research proposed a formula for automatic assessment of students, assuming that the degree of difficulty of the questions can be measured by counting the students that are successful and those who failed. This information is used to calculate their grade as a particular rating scale. Besides, the motivational aspects of learning are considered in depth. In this sense, it is important to propose activities according to the student's level of expertise, which is achieved through presenting students with exercises that are compatible with the difficulty degree of their cognitive skills. In doing so, both boredom and frustation can be avoided, as much as can be the withdrawal of the proposed activities on the part of students. An empirical study based on existing students data partially influenced the development of the first version of an adaptive algorithm for exercises sequencing, based on the difficulty degree of the questions. The sequencing process is guided by the learner's dynamic performance. An experiment has also been carried out with four maths classes of a local public school. Data collected from students' performance gains demonstrated the suitability of the rating formula. The algorithms for calculating and matching the difficulty degree of the questions and the students' rating were implemented by extending the web authoring tool of learning objects named FARMA, thus generating the ADAPTFARMA environment. Finally, conclusions and future research directions are described. Keywords: exercises calibration, rating, Intelligent Tutoring Systems.82 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoCalibraçãoSistemas tutoriais inteligentesEstudantes - AvaliaçãoTesesSequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendizinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROMULO CESAR SILVA.pdfapplication/pdf1216583https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/1/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdfa15fab7f58d2bd9a93d0a25a0ab053b3MD51open accessTEXTR - T - ROMULO CESAR SILVA.pdf.txtR - T - ROMULO CESAR SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain151035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/2/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdf.txte6081fc04c8ba96322d80df0852b8e63MD52open accessTHUMBNAILR - T - ROMULO CESAR SILVA.pdf.jpgR - T - ROMULO CESAR SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/3/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdf.jpgca8365dc1493d5ae1e77f113d67ca06fMD53open access1884/416782016-04-07 03:22:40.196open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41678Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T06:22:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
title Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
spellingShingle Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
Silva, Rômulo César
Ciência da computação
Calibração
Sistemas tutoriais inteligentes
Estudantes - Avaliação
Teses
title_short Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
title_full Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
title_fullStr Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
title_full_unstemmed Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
title_sort Sequenciamento adaptativo de exercícios baseado na correspondência entre a dificuldade da solução e o desempenho dinâmico do aprendiz
author Silva, Rômulo César
author_facet Silva, Rômulo César
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rômulo César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
contributor_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Calibração
Sistemas tutoriais inteligentes
Estudantes - Avaliação
Teses
topic Ciência da computação
Calibração
Sistemas tutoriais inteligentes
Estudantes - Avaliação
Teses
description Orientador : Prof. Dr. Alexandre I. Direne
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-29T19:37:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-29T19:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41678
url http://hdl.handle.net/1884/41678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/1/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/2/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41678/3/R%20-%20T%20-%20ROMULO%20CESAR%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a15fab7f58d2bd9a93d0a25a0ab053b3
e6081fc04c8ba96322d80df0852b8e63
ca8365dc1493d5ae1e77f113d67ca06f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898691624304640