Representação e ferramentas para a modelagem de aprendizes no ensino de conceitos visuais
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24747 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimQuaquarini, Sergio2023-01-20T14:42:09Z2023-01-20T14:42:09Z2000https://hdl.handle.net/1884/24747Orientador: Prof. Dr. Alexandre I. DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em InformáticaInclui referências: p. 73-76Resumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar conceitos e ferramentas de software para a modelagem dinâmica de aprendizes em STIs que ensinam conceitos visuais. São descritas algumas aplicações direcionadas ao desenvolvimento de capacidades isoladas da perícia para o treinamento de residentes em diversos domínios de Radiologia médica. Os conceitos utilizados para a Modelagem do Aprendiz baseiam-se em dois formalismos: a Curva "U" de desempenho x tempo de um aprendiz e a noção de Estereótipos de usuários/aprendizes. A partir destes dois formalismos, detalhes da distribuição de Estereótipos na Curva "U" são expostos, juntamente com seus mecanismos de interpretação independentes de domínio. Tais mecanismos foram definidos e implementados na ferramenta SIGMA a partir de um estudo cognitivo realizado com especialistas em Radiologia Médica.Abstract: This work aims to present concepts and software tools for dynamic learner modeling in Intelligent Tutoring Systems which teach visual concepts. The application of concepts and tools is described for the development of recluded capacities of expertise during the training of resident radiologists. The general concepts used in the modeling are based on two formalisms: the "U" Shaped Curve of performance x time and the Estereotypes of users/learners. From these two formalisms, details of the distribution of Estereotypes along the U-Shaped Curve are toghether with domain-independent interpretation mechanisms. The mechanisms were defined and implemented in the SIGMA prototype software tool from a cognitive study carried out with expert radiologists.76 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSistemas tutoriais inteligentesEnsino auxiliado por computadorCiencia da ComputaçãoRepresentação e ferramentas para a modelagem de aprendizes no ensino de conceitos visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - QUAQUARINI, SERGIO.pdfapplication/pdf1878934https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24747/1/D%20-%20QUAQUARINI%2c%20SERGIO.pdfe290b031ef061587f6409158d980c136MD51open accessTEXTD - QUAQUARINI, SERGIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain120522https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24747/2/D%20-%20QUAQUARINI%2c%20SERGIO.pdf.txta11e0b377c4d980724f899f2a2ff6a06MD52open accessTHUMBNAILD - QUAQUARINI, SERGIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24747/3/D%20-%20QUAQUARINI%2c%20SERGIO.pdf.jpge0b26d34022b74da59203ce6d8e8c84dMD53open access1884/247472023-01-20 11:42:09.556open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-20T14:42:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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