O problema Dial-a-Ride estático : estudo de caso para o transporte escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haidemann, Huberto Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/14450
Resumo: Orientadora: Maria Teresinha Arns Steiner
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957-Haidemann, Huberto Pereira2024-05-20T17:26:26Z2024-05-20T17:26:26Z2007https://hdl.handle.net/1884/14450Orientadora: Maria Teresinha Arns SteinerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Programação matemáticaResumo: O problema a ser examinado nesta investigação refere-se ao processo de roteamento para o transporte escolar, problemática que se torna relevante quando analisado o panorama nacional do transporte escolar apresentado pelo governo federal. Há a necessidade de prestar um serviço de melhor qualidade e acessível a todos e, para isso, é imprescindível que se reduzam os custos logísticos por meio de uma utilização inteligente dos serviços de transporte. O resultado é a otimização do atendimento aos clientes, descobrindo as melhores rotas e, por conseguinte, minimizando os tempos e/ou distâncias percorridas. Sendo o transporte escolar a vertente do segmento de transporte a ser analisada nessa pesquisa, sua classificação concentra-se no problema de roteamento e programação de veículos, especificamente no que concerne ao Dial-a-Ride Routing and Scheduling Problems (DARP). Psaraftis (1980) propõe um algoritmo matemático baseado na técnica de Programação Dinâmica que visa a resolver problemas de roteamento que se caracterizam como DARP. O estudo desse algoritmo aponta para a necessidade de se fazer uma adaptação para que o problema do transporte escolar apresente uma solução economicamente viável. O presente trabalho não explora todas as variáveis inerentes ao problema do transporte escolar, portanto, mesmo com o alcance dos objetivos propostos inicialmente e a implementação da adaptação de um algoritmo tornando-o mais robusto, a pesquisa não se dá por encerrada. A utilização de janelas de tempo que também podem ser aplicadas ao modelo inicial proposto por Psaraftis (1980) seria uma sugestão passível de exploração. Assim, com a finalidade de aprimorar o estudo vigente, foram sugeridas melhorias e outros trabalhos para enriquecer o ferramental disponível atualmente sobre as questões em voga no âmbito acadêmico. Desse modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de estudo em evidência.Abstract: The problem to be examined in this investigation is about the routing process for school transportation; this problematic is relevant when we analyze the school transport national panorama shown by the federal government. There is the need of provide a best quality service and accessible to all and, to accomplish this, it is essential to reduce the logistic costs with an intelligent use of the transport services. The result is the customer processing optimization, discovering the best routes and; thus, minimizing the spent times and/or traveled distances. As the school transport is part of the transport segment to be analyzed in this search, its classification is concentrated in the problem of vehicle routing and scheduling, specifically in relation to Dial-a-Ride Routing and Scheduling Problems (DARP). Psaraftis (1980) proposes a mathematical algorithm based on the Dynamic Programming that aims to solve routing problems characterized as DARP. The study of this algorithm points to the requirement of making an adaptation in order the school transport problem presents a solution economically viable. The present work does not explore all variables inherent to the problem of school transport; however, even reaching the objectives initially proposed and the implementation of the adaptation of an algorithm making it more robust, the search is not ended. The use of time windows that can also be applied for the initial model proposed by Psaraftis (1980) would be a suggestion that can be explored. Thus, with the purpose of improving the current study, improvements were suggested and other works to enrich the currently available tool about the questions in academic field. Thus, there is a hope to contribute for the development of the study field in evidence.xii, 136f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTransporte escolarOtimização matemáticaTransporte urbanoAnálise numéricaO problema Dial-a-Ride estático : estudo de caso para o transporte escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação - Huberto Pereira Haidemann.pdfapplication/pdf1071756https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14450/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Huberto%20Pereira%20Haidemann.pdf1d9f927e6c429dd665a4801a72e3d05cMD51open accessTEXTDissertação - Huberto Pereira Haidemann.pdf.txtExtracted Texttext/plain276639https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14450/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Huberto%20Pereira%20Haidemann.pdf.txt898e88295324978e0add95de5f234b96MD52open accessTHUMBNAILDissertação - Huberto Pereira Haidemann.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14450/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Huberto%20Pereira%20Haidemann.pdf.jpgd2c834f2e8b46f02382500ac3b95ef1dMD53open access1884/144502024-05-20 14:26:26.366open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/14450Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-20T17:26:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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