Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Sandra Regina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26082
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
id UFPR_dd64129ac5338342cc8ef62a001c8702
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26082
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Simon, Sandra ReginaBulgacov, Sergio, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T19:16:57Z2015-11-16T19:16:57Z2011http://hdl.handle.net/1884/26082Orientador : Prof. Dr. Sergio BulgacovDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/05/2011Bibliografia: fls. 127-136Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Estuda a avaliação institucional, o conteúdo e processo estratégicos nas escolas técnicas do estado do Paraná. Objetiva verificar como a avaliação institucional afeta conteúdo e processo estratégicos. Adota metodologia com primeira fase quantitativa e segunda fase qualitativa, com um corte transversal de aproximação longitudinal. Analisa uma organização escolar privada que tem como foco a educação profissio-nal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/PR. Coleta dados medi-ante observação, conversas, visitas, análise de documentos e artefatos relevan-tes. Para obter dados das pedagogas das escolas técnicas do estado do Para-ná, envia questionário eletrônico e obtém retorno de 63, dos quais 9 das escolas da rede federal de ensino - Instituto Federal do Paraná, 12 da rede privada – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/ Paraná e 42 da rede pública estadual. Anali-sa esses dados por meio de narrativas. Destaca que a escola privada encontra-se melhor estruturada quanto aos laboratórios e equipamentos; as pessoas envolvidas com a gestão são conhecedoras dos procedimentos legais e dos planejamentos dos cursos; há falta de recursos humanos para atender toda a necessidade destas orga-nizações; os alunos na sua maioria são jovens; nem todas as escolas fazem um acompanhamento sistemático das ações que desenvolvem, a metodologia utilizada em sala de aula é predominantemente tradicional tecnicista, a demanda é muito maior que a oferta de cursos no estado, no sul do país não há escola de ensino téc-nico que tenha uma metodologia e instrumentos tão completos e aplicados como este utilizado no estudo de caso, é necessária uma aproximação maior das mante-nedoras junto às escolas técnicas da rede pública para acompanhamento e suporte ao que é realizado; é satisfatória a aplicação de uma metodologia que acompanhe o processo avaliativo de organizações escolares para gerar mudanças e melhorias em seu conteúdo e processo estratégico. Assume como pressuposto que a qualidade das organizações escolares está estritamente vinculada a um processo avaliativo que propicie mudanças e melhorias contínuas por meio de novas descobertas, a fim de que se tenha uma educação de qualidade e uma sociedade melhor. Conclui que uma metodologia de avaliação institucional com critérios e instrumentos definidos, aplicados, acompanhados e analisados contribui para excelência dos serviços pres-tados pelas organizações escolares.Abstract: Studies the institutional assessment, strategic content and process in technical schools in the state of Parana. Aims to verify how the institutional assessment affects content and strategic process. Adopts first phase methodology with quantitative and qualitative second phase, with a longitudinal cross-sectional approach. Parses a pri-vate school organization that focuses on professional education, the National Service of Industrial Learning SENAI / PR. Collecting data through observation, conversa-tions, visits, review relevant documents and artifacts. To get data from the technical schools of education majors Parana state, sends an electronic questionnaire and ob-tain return of 63, including 9 of the federal schools of education - Federal Institute of Paraná, 12 from private - National Service of Industrial Education / Parana and 42 public schools. Analyzes these data by means of narratives. Highlights that the pri-vate school is better structured as laboratories and equipment, people involved with the management are knowledgeable of the legal procedures and schedules of cours-es, there is lack of human resources to meet all the needs of these organizations, students in their Most are young and not all schools do a systematic monitoring of activities that develop the methodology used in the classroom is predominantly tradi-tional technicalities, the demand is much greater than the supply of courses in the state in the south of the country there is no school technical education that has a methodology and tools applied as complete and as used in this case study requires a closer approach of the sponsors with the technical schools of public support for and monitoring that is done, it is satisfactory to apply a methodology to monitor the as-sessment process for school organizations to create change and improvements in content and strategic process. The premise is that the quality of school organizations is closely tied to an evaluation process that fosters change and continuous improve-ment through new discoveries, in order to have a quality education and a better soci-ety. Concludes that the methodology of institutional assessment criteria and instru-ments designed, implemented, monitored and analyzed contributes to excellence of services provided by school organizations.155f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital371.207TesesPlanejamento estrategicoEnsino tecnicoEscolas tecnicas - AvaliaçãoAdministraçãoAvaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO CORRIGIDA - formatada.pdfapplication/pdf3286836https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/1/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf1ec02c6b0bdf784b9cbaeb94a074b1b7MD51open accessTEXTDISSERTACAO CORRIGIDA - formatada.pdf.txtExtracted Texttext/plain333314https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/2/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf.txtaaec072c46851a8cbef1b010405a8b28MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO CORRIGIDA - formatada.pdf.jpgDISSERTACAO CORRIGIDA - formatada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1440https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/3/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf.jpg79d28f99bb267a1e8274e50beeb4e338MD53open access1884/260822016-04-07 05:42:37.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26082Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:42:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
title Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
spellingShingle Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
Simon, Sandra Regina
Teses
Planejamento estrategico
Ensino tecnico
Escolas tecnicas - Avaliação
Administração
371.207
title_short Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
title_full Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
title_fullStr Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
title_full_unstemmed Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
title_sort Avaliação institucional, conteúdo e processo estratégico em escolas técnicas do Estado do Paraná
author Simon, Sandra Regina
author_facet Simon, Sandra Regina
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bulgacov, Sergio, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Sandra Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Planejamento estrategico
Ensino tecnico
Escolas tecnicas - Avaliação
Administração
topic Teses
Planejamento estrategico
Ensino tecnico
Escolas tecnicas - Avaliação
Administração
371.207
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 371.207
description Orientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T19:16:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T19:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/26082
url http://hdl.handle.net/1884/26082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/1/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/2/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26082/3/DISSERTACAO%20CORRIGIDA%20-%20formatada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ec02c6b0bdf784b9cbaeb94a074b1b7
aaec072c46851a8cbef1b010405a8b28
79d28f99bb267a1e8274e50beeb4e338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860850742460416