Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ariane Berg
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52219
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. Fagundes
id UFPR_ddecb8323d5498da0f49d37db07d8874
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52219
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Albuquerque, Ariane BergUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-2022-09-06T18:56:05Z2022-09-06T18:56:05Z2017https://hdl.handle.net/1884/52219Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2017Inclui referências : p. 134-139Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar elementos de sua realidade cotidiana e os conhecimentos adquiridos com suas experiências na e fora da escola que possam contribuir para a formação de sua percepção. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo no município de Antonina, litoral do Paraná. O critério utilizado para a participação dos estudantes nesta pesquisa foram dois: 1- serem estudantes cursando o Ensino Médio na instituição, 2- terem contato direto com o trabalho no campo, por meio de seu próprio trabalho ou de familiares próximos. A abordagem da pesquisa é qualitativa com a metodologia de estudo etnográfico. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a observação participante, análise de documentos produzidos na escola, Projeto Político Pedagógico e Grupo Focal. As dimensões teóricas e metodológicas tiveram apoio, principalmente, nos seguintes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Roseli Caldart, para a educação; Triviños, Antônio Carlos Gil, Maria Cecília de Souza Minayo, como suporte para a metodologia; e em relação ao Espaço e Território: Milton Santos e Bernardo Mançano Fernandes. Palavras-chave: Educação do Campo, Estudantes, Percepção, ConhecimentoResumen: Esta investigación tiene como objetivo general comprender cómo el estudiante, que vive en el campo, percibe su escuela. Como camino metodológico para aprensión de esta comprensión, fueron realizados estudios con el intuito decaptar elementos de su realidad cotidiana y los conocimientos adquiridos con sus experiências dentro y fuera de la escuela que puedan contribuir para la formación de su percepción. Este trabajo fue realizado en una escuela del campo en el municipio de Antonina, litoral de Paraná. El criterio utilizado para la participación de los estudiantes en esta investigación fueron dos: 1 - que los estudiantes estuviesen estudiando la enseñanza secundaria en la institución, 2- que los estudiantes tengan contacto directo con el trabajo en el campo, trabajando o por medio de sus familiares cercanos. El abordaje de la investigación es cualitativo con la metodología de estudio etnográfico. Para la recolección de datos fueron utilizados como instrumentos la observación participante, análisis de documentos producidos en la escuela, Proyecto Político-Pedagógico y Grupo Focal. Las dimensiones teóricas y metodológicas tuvieron apoyo, principalmente, en los siguientes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Roseli Caldart, para la educación; Triviños, Antônio Carlos Gil, Maria Cecília de Souza Minayo, como soporte para la metodología; y en relación al Espacio y Território: Milton Santos e Bernardo Mançano Fernandes. Palabras-llave: Educación del Campo, Estudiantes, Percepción, Conocimiento144 p.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação rural - Estudo e ensinoEducação ruralEducaçãoVozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARIANE BERG ALBUQUERQUE.pdfapplication/pdf1459759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52219/1/R%20-%20D%20-%20ARIANE%20BERG%20ALBUQUERQUE.pdfee18c7d596b368467fbfbb412822649aMD51open access1884/522192022-09-06 15:56:06.006open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52219Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-06T18:56:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
title Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
spellingShingle Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
Albuquerque, Ariane Berg
Educação
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural
Educação
title_short Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
title_full Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
title_fullStr Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
title_full_unstemmed Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
title_sort Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
author Albuquerque, Ariane Berg
author_facet Albuquerque, Ariane Berg
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ariane Berg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural
Educação
topic Educação
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. Fagundes
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-06T18:56:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-06T18:56:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52219
url https://hdl.handle.net/1884/52219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52219/1/R%20-%20D%20-%20ARIANE%20BERG%20ALBUQUERQUE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee18c7d596b368467fbfbb412822649a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860631248240640