Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52219 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. Fagundes |
id |
UFPR_ddecb8323d5498da0f49d37db07d8874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52219 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Albuquerque, Ariane BergUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-2022-09-06T18:56:05Z2022-09-06T18:56:05Z2017https://hdl.handle.net/1884/52219Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2017Inclui referências : p. 134-139Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar elementos de sua realidade cotidiana e os conhecimentos adquiridos com suas experiências na e fora da escola que possam contribuir para a formação de sua percepção. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo no município de Antonina, litoral do Paraná. O critério utilizado para a participação dos estudantes nesta pesquisa foram dois: 1- serem estudantes cursando o Ensino Médio na instituição, 2- terem contato direto com o trabalho no campo, por meio de seu próprio trabalho ou de familiares próximos. A abordagem da pesquisa é qualitativa com a metodologia de estudo etnográfico. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a observação participante, análise de documentos produzidos na escola, Projeto Político Pedagógico e Grupo Focal. As dimensões teóricas e metodológicas tiveram apoio, principalmente, nos seguintes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Roseli Caldart, para a educação; Triviños, Antônio Carlos Gil, Maria Cecília de Souza Minayo, como suporte para a metodologia; e em relação ao Espaço e Território: Milton Santos e Bernardo Mançano Fernandes. Palavras-chave: Educação do Campo, Estudantes, Percepção, ConhecimentoResumen: Esta investigación tiene como objetivo general comprender cómo el estudiante, que vive en el campo, percibe su escuela. Como camino metodológico para aprensión de esta comprensión, fueron realizados estudios con el intuito decaptar elementos de su realidad cotidiana y los conocimientos adquiridos con sus experiências dentro y fuera de la escuela que puedan contribuir para la formación de su percepción. Este trabajo fue realizado en una escuela del campo en el municipio de Antonina, litoral de Paraná. El criterio utilizado para la participación de los estudiantes en esta investigación fueron dos: 1 - que los estudiantes estuviesen estudiando la enseñanza secundaria en la institución, 2- que los estudiantes tengan contacto directo con el trabajo en el campo, trabajando o por medio de sus familiares cercanos. El abordaje de la investigación es cualitativo con la metodología de estudio etnográfico. Para la recolección de datos fueron utilizados como instrumentos la observación participante, análisis de documentos producidos en la escuela, Proyecto Político-Pedagógico y Grupo Focal. Las dimensiones teóricas y metodológicas tuvieron apoyo, principalmente, en los siguientes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Roseli Caldart, para la educación; Triviños, Antônio Carlos Gil, Maria Cecília de Souza Minayo, como soporte para la metodología; y en relación al Espacio y Território: Milton Santos e Bernardo Mançano Fernandes. Palabras-llave: Educación del Campo, Estudiantes, Percepción, Conocimiento144 p.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação rural - Estudo e ensinoEducação ruralEducaçãoVozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARIANE BERG ALBUQUERQUE.pdfapplication/pdf1459759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52219/1/R%20-%20D%20-%20ARIANE%20BERG%20ALBUQUERQUE.pdfee18c7d596b368467fbfbb412822649aMD51open access1884/522192022-09-06 15:56:06.006open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52219Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-06T18:56:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
title |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
spellingShingle |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo Albuquerque, Ariane Berg Educação Educação rural - Estudo e ensino Educação rural Educação |
title_short |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
title_full |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
title_fullStr |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
title_full_unstemmed |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
title_sort |
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo |
author |
Albuquerque, Ariane Berg |
author_facet |
Albuquerque, Ariane Berg |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Ariane Berg |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- |
contributor_str_mv |
Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação rural - Estudo e ensino Educação rural Educação |
topic |
Educação Educação rural - Estudo e ensino Educação rural Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar V. Fagundes |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-06T18:56:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-06T18:56:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52219 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52219/1/R%20-%20D%20-%20ARIANE%20BERG%20ALBUQUERQUE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee18c7d596b368467fbfbb412822649a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860631248240640 |