Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anilze Correia dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/50144
Resumo: Orientadora : Prof.ª Marcia Regina Ferreira
id UFPR_72b535dd6b49404e55589fdd7aee65f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50144
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Anilze Correia dosFerreira, Marcia Regina, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-07T18:30:41Z2021-12-07T18:30:41Z2014https://hdl.handle.net/1884/50144Orientadora : Prof.ª Marcia Regina FerreiraArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de CursoArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: 2014.Inclui referênciasResumo: O presente trabalho fez-se necessário. Porque tinha como objetivo analisar, através de pesquisas as dificuldades de aprendizagem, nos sextos anos series finais do ensino fundamental, como a escola pode contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem e também sanar as dificuldades de aprendizagem nesses alunos, verificar quais são as possíveis causas dessas dificuldades. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias, no Município de Antônio Olinto estado do Paraná. Baseando-se em material histórico, e utilizandose de pesquisas bibliográficas e de campo. Buscaram-se respostas para as questões levantadas. Através de entrevista realizada com coordenadores pedagógicos e professores sendo questionado, entre outros assuntos, como a escola poderia contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem e assim sanar as dificuldades de aprendizagem. Como resultado, obteve-se uma reflexão crítica de que a família é importante no processo ensino aprendizagem e como a sua participação na vida escolar dos alunos melhora o seu aprendizado. Durante a pesquisa realizada encontramos algumas causas e fatores que interferem no ensino aprendizagem levando aos alunos a apresentarem dificuldades de aprendizagem1 arquivo ([15] p.) : PDF.application/pdfEducação ruralAprendizagem - Estudo e ensinoDificuldades de aprendizagem em escolas do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANILZE CORREIA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf135632https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50144/1/R%20-%20E%20-%20ANILZE%20CORREIA%20DOS%20SANTOS.pdf8ccb248bd52c0322964d7bcb074feb2fMD51open access1884/501442021-12-07 15:30:41.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50144Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-07T18:30:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
title Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
Santos, Anilze Correia dos
Educação rural
Aprendizagem - Estudo e ensino
title_short Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
title_full Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
title_sort Dificuldades de aprendizagem em escolas do campo
author Santos, Anilze Correia dos
author_facet Santos, Anilze Correia dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Marcia Regina, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anilze Correia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Aprendizagem - Estudo e ensino
topic Educação rural
Aprendizagem - Estudo e ensino
description Orientadora : Prof.ª Marcia Regina Ferreira
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-07T18:30:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-07T18:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/50144
url https://hdl.handle.net/1884/50144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ([15] p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50144/1/R%20-%20E%20-%20ANILZE%20CORREIA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ccb248bd52c0322964d7bcb074feb2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898716661153792