Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beijamini, Felipe
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/15873
Resumo: Orientador: Fernando Mazzilli Louzada
id UFPR_df13077f614ee1c9d4673926755609c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/15873
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e MolecularLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-Beijamini, Felipe2023-06-26T17:29:23Z2023-06-26T17:29:23Z2008https://hdl.handle.net/1884/15873Orientador: Fernando Mazzilli LouzadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentraçao: FisiologiaO atraso de fase de sono dos adolescentes tem sido bem documentado e é relacionado a fatores ambientais e também ao amadurecimento puberal. Conseqüentemente, observa-se uma privação parcial de sono, principalmente nos dias letivos, e um aumento da sonolência diurna, com repercussões no desempenho acadêmico. Alguns estudos têm apresentado um efeito positivo da aplicação de programas de educação sobre o sono. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de educação sobre o sono sobre o ciclo vigília/sono e desempenho psicomotor de adolescentes. Participaram deste estudo 21 adolescentes, com idade entre 13 e 14 anos, de uma escola pública de Curitiba-PR. Estes adolescentes foram separados em dois grupos: Experimental (10) o qual foi submetido ao programa de educação sobre o sono, e controle (11) que não foi submetido ao programa. Variáveis associadas ao ciclo vigília/sono foram avaliadas antes e após o programa, que teve a duração de uma semana. Os dados do ciclo vigília/sono, início, término, duração e eficiência foram obtidos através da actimetria. O desempenho psicomotor foi avaliado através do teste de vigilância psicomotora (PVT). A sonolência subjetiva foi avaliada através da Escala de Sonolência de Karolinska. As médias das variáveis obtidas foram comparadas, antes e depois da intervenção, através da análise de variância de duas vias, tendo como fatores o grupo (controle ou experimental) e tratamento (antes e após a intervenção). Os resultados não mostraram nenhum efeito do programa de educação sobre o sono e sugerem que intervenções de curta duração como a desenvolvida no estudo não têm efeito sobre os padrões de sono e a sonolência diurna de adolescentes. Intervenções mais duradouras devem ser avaliadas para verificar a validade desse tipo de programa como medida preventiva da sonolência excessiva diurna em adolescentes.Adolescent sleep delay has been well-documented and is related to greater social pressures as well as to ontogenetic trends. As a consequence, a partial sleep deprivation is observed and morning school routine can promote excessive daytime sleepiness during schooldays and a poorly academic performance. Some studies have pointed out the positive effect of sleep educational programs. This study aimed to evaluate the effect of an Educational Sleep Program (ESP) on adolescent sleep/wake cycle, subjective sleepiness and psychomotor vigilance performance. 21 adolescents (13-14y) of a public school in Curitiba – Brazil participated in the study. Two groups were formed: Experimental (n=10), submitted to the EPS, and Control (n=11), not submitted to the EPS. Sleep/wake cycle data, onset, offset, sleep duration and sleep efficiency were recorded with actimeters; subjective sleepiness were obtained by means Karolinska Sleepiness Scale and psychomotor performance were performed by means Psychomotor Vigilance Task (PVT), before and after the ESP. The ESP consisted in activities related to the importance of sleep and sleep hygiene. It lasted four hours. Data of sleep patterns, psychomotor performance subjective sleepiness were compared by means two-way ANOVA for dependent samples - treatment (before or after intervention) and group (Control and Experimental) were considered factors. Results did not show any EPS effect on adolescents sleep/wake pattern, subjective sleepiness and psychomotor performance. Further studies with longer ESPs should be carried out to evaluate the validity of such programs as a countermeasure to prevent excessive daytime sleepiness among adolescents.98f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSonoAdolescentesCitologia e biologia celularBiologia molecularAvaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sonoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBeijamini et al 2008.pdfapplication/pdf438230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/1/Beijamini%20et%20al%202008.pdf2db6350de9a3107d4d33a4b4b0478150MD51open accessTEXTBeijamini et al 2008.pdf.txttext/plain134448https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/2/Beijamini%20et%20al%202008.pdf.txt14d29e6be60b8802629b88c27e378a5aMD52open accessTHUMBNAILBeijamini et al 2008.pdf.jpgimage/jpeg1271https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/3/Beijamini%20et%20al%202008.pdf.jpg943a7618092ece6c1dc95c43d2c358d8MD53open access1884/158732023-06-26 14:29:23.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/15873Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-26T17:29:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
title Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
spellingShingle Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
Beijamini, Felipe
Teses
Sono
Adolescentes
Citologia e biologia celular
Biologia molecular
title_short Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
title_full Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
title_fullStr Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
title_full_unstemmed Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
title_sort Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono
author Beijamini, Felipe
author_facet Beijamini, Felipe
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Louzada, Fernando Mazzilli, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Beijamini, Felipe
contributor_str_mv Louzada, Fernando Mazzilli, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Sono
Adolescentes
Citologia e biologia celular
Biologia molecular
topic Teses
Sono
Adolescentes
Citologia e biologia celular
Biologia molecular
description Orientador: Fernando Mazzilli Louzada
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T17:29:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-26T17:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/15873
url https://hdl.handle.net/1884/15873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/1/Beijamini%20et%20al%202008.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/2/Beijamini%20et%20al%202008.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15873/3/Beijamini%20et%20al%202008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2db6350de9a3107d4d33a4b4b0478150
14d29e6be60b8802629b88c27e378a5a
943a7618092ece6c1dc95c43d2c358d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860762101088256