Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27294 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
id |
UFPR_dfc83527b82388408915f7ff54651120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27294 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Rosane Aparecida Favoreto daBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-24T13:00:10Z2020-09-24T13:00:10Z2011https://hdl.handle.net/1884/27294Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/09/2011Bibliografia: fls.130-135Área de Concentração: Educação, cultura e tecnologiaResumo: Este trabalho coloca em evidência o que acadêmicos surdos dizem sobre sua experiência ao realizar um curso a distância em sua formação inicial. Parte-se do entendimento da Surdez na perspectiva dos Estudos Culturais, situando a experiência de um curso específico para a formação de professores, preferencialmente surdos, para o ensino da Libras: a Licenciatura em Letras Libras, que é ofertada na modalidade a distância a partir de uma proposta da Universidade Federal de Santa Catarina. A questão central da investigação foi: O que os acadêmicos surdos têm a dizer sobre a experiência de realizar um curso a distância na sua formação inicial? A investigação teve como foco as tecnologias utilizadas durante o curso e, mais precisamente, o que foi dito pelos alunos sobre seu uso, como expressaram sua experiência, suas descobertas e possíveis dificuldades. No processo da investigação adotou-se uma modalidade qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas filmadas com alunos do curso. No quinto capítulo da dissertação apresenta-se a tradução textualizada das entrevistas. Ao final foram várias as constatações, mas a de maior relevância mostra que se há problemas que interferem no ensino e aprendizagem, estes problemas não são linguísticos, não são relacionados ao fato dos acadêmicos serem usuários de Libras; mas, sim a organização e funcionamento do curso em EaD. A pesquisa mostrou também que a estrutura de curso tradicional não é condizente com a execução de uma proposta de curso em EaD e o maior problema, apontado pelos entrevistados, foi a falta de interação.Abstract: This paper highlights what deaf scholars say about their experience doing a distance course in their initial university education. It uses a concept of deafness from the perspective of Cultural Studies, setting the experience of a specific course for teacher education, preferably deaf, to the teaching of Libras: the degree in Libras, which is offered in a long distance course from a proposal from the Federal University of Santa Catarina. The central question of research was: What do the deaf academics have to say about the experience of performing a distance learning course as their first university course? The investigation focused on the technologies used during the course and, more precisely, what was said by the students on their use, how they expressed their experience, their findings and possible difficulties. In the process of the research a qualitative research method was adopted, performing filmed interviews with the students. The fifth chapter of the dissertation presents a textualized translation of the interviews. At the end there were several findings, but the most relevant shows that there are problems that interfere with teaching and learning and that these problems are not linguistic, they are not related to the fact that the academics are Libra.s users, but rather to the the organization and functioning of a distance education course. The research also showed that the traditional course structure is not consistent with the implementation of the distance education course and the biggest problem, mentioned by the interviewed, was the lack of interaction.145 f. + anexo CD-ROM de entrevistas : il., grafs., tabs.application/pdf video/mpegDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoSurdos - EducaçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalComunicação na educaçãoEducação especialEducação bilingueEducaçãoEducação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSILVA, ROSANE FAVORETO DA.pdfapplication/pdf1832742https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/1/SILVA%2c%20ROSANE%20FAVORETO%20DA.pdf91a293811686555e4eadf3e2f2656d71MD51open access1 Jefferson.MPGvideo/mpeg391432192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/2/1%20Jefferson.MPG3374dae18b605fa47e61cc3a956b6ee2MD52open access2 Luciana.MPGvideo/mpeg270247936https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/3/2%20Luciana.MPG81f3c8e8afb2757d76ae2245ae522397MD53open access3 Ariana.MPGvideo/mpeg912326656https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/4/3%20Ariana.MPG6ec03b98c80c6ccf4deedba63e6f5db3MD54open access4 Rodrigo.MPGvideo/mpeg793968640https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/5/4%20Rodrigo.MPG1ae23ba960d76835641b0f15a074b0b4MD55open access5 Katiuscia.MPGvideo/mpeg738656256https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/6/5%20Katiuscia.MPGf488fe7717cffe91a9c46408b962920fMD56open access1884/272942020-09-24 10:00:10.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27294Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-24T13:00:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
title |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
spellingShingle |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias Silva, Rosane Aparecida Favoreto da Dissertações - Educação Surdos - Educação Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Comunicação na educação Educação especial Educação bilingue Educação |
title_short |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
title_full |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
title_fullStr |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
title_full_unstemmed |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
title_sort |
Educação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologias |
author |
Silva, Rosane Aparecida Favoreto da |
author_facet |
Silva, Rosane Aparecida Favoreto da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brito, Gláucia da Silva, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosane Aparecida Favoreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Surdos - Educação Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Comunicação na educação Educação especial Educação bilingue Educação |
topic |
Dissertações - Educação Surdos - Educação Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Comunicação na educação Educação especial Educação bilingue Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-24T13:00:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-24T13:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27294 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 f. + anexo CD-ROM de entrevistas : il., grafs., tabs. application/pdf video/mpeg |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/1/SILVA%2c%20ROSANE%20FAVORETO%20DA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/2/1%20Jefferson.MPG https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/3/2%20Luciana.MPG https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/4/3%20Ariana.MPG https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/5/4%20Rodrigo.MPG https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27294/6/5%20Katiuscia.MPG |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91a293811686555e4eadf3e2f2656d71 3374dae18b605fa47e61cc3a956b6ee2 81f3c8e8afb2757d76ae2245ae522397 6ec03b98c80c6ccf4deedba63e6f5db3 1ae23ba960d76835641b0f15a074b0b4 f488fe7717cffe91a9c46408b962920f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860632306253824 |